Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Biblioteca escolar: ação mediadora e o papel do bibliotecário
Instituição Escola

O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da biblioteca no contexto escolar, revela acontecimentos primordiais para a sociedade – a oralidade, a escrita e a organização do conhecimento nas bibliotecas – e o importante papel do bibliotecário na colaboração da prática do currículo escolar. Partindo do pressuposto de que a biblioteca escolar é um ícone significativo na ação mediadora no processo de ensino-aprendizagem, este trabalho tem como objetivo central abordar as contribuições da biblioteca perante a comunidade escolar. Trata da mediação da biblioteca por meio do seu acervo baseado no currículo escolar e a participação do bibliotecário nesse processo. Identifica o papel da biblioteca no processo de curricularização escolar, partindo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a mediação do profissional bibliotecário no currículo escolar. Diante desses desafios, o trabalho pretende contribuir com a comunidade científica que tem interesse na temática biblioteca por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, por fim, refletir sobre as possibilidades que a biblioteca oferece à comunidade escolar no que tange ao apoio pedagógico e à prática do currículo.

Produção científica como ferramenta relevante para alunos do Ensino Médio da rede pública
Biologia e Biociências, Química, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Pensando no atual cenário da escola e no papel que ela pode representar para a vida do jovem do século XXI, o presente trabalho caracteriza-se como uma proposta de experimentação prática da aprendizagem. Realizada na Faculdade Santa Marcelina – Unidade Muriaé/MG (Fasm), o projeto teve o envolvimento de 30 alunos do Ensino Médio da rede pública, oito graduandos em Ciências Biológicas da Fasm e dois professores. Onze trabalhos foram desenvolvidos e ao final apresentados em um encontro de iniciação científica. Os resultados indicaram que o uso da produção acadêmica se mostrou uma proposta efetiva, proporcionando um processo de reflexão em torno das práticas na vida escolar.

Formação docente contínua: a busca da satisfação pessoal na construção de uma identidade profissional na sociedade do século XXI

Este artigo tem como objetivo discutir a importância de considerar a educação contínua como parte fundamental do trabalho docente na busca de autonomia para dirigir seus desafios e resolver as suas necessidades dentro do contexto social em que vivemos hoje. Assim o professor pode desempenhar o seu papel como agente transformador na Educação contemporânea. A partir de estudos de Paulo Freire (1991, 1996, 2002) e António Nóvoa (1991, 2002, 2009) entre outros autores, percebe-se a necessidade de sempre procurar maneiras de reinventar um sentido para a escola; sem dúvida, é pela educação continuada. Com isso, o aprender é essencial na vida do profissional docente, pois resultará numa satisfação pessoal e profissional.

Refletindo sobre o sistema de cotas no Rio de Janeiro como acesso à universidade pública
Formação de Professores e Política Educacional

Há defensores e adversários das políticas de cota em vigor no Brasil, ambos os grupos com seus argumentos. Sabe-se, entretanto, que esse sistema não resolve o problema estrutural da Educação no Brasil; procura amenizá-lo, além de reduzir os abismos sociais que nossa sociedade apresenta.

Mova-Brasil

O título do projeto já é bastante sugestivo. Faz pensar em movimento, em mudança, é um apelo imperativo para que alguém ou algo (no caso, o Brasil) saia da inércia. O mais interessante é que Mova é, de fato, a sigla de um movimento, o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, um programa criado pelo educador Paulo Freire, em 1989, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Políticas educacionais de formação continuada: os professores e as novas tecnologias digitais
Formação de Professores

O presente artigo tem como objetivo analisar questões relativas à formação de professores com ênfase nas formações continuadas e nas tecnologias digitais, tomando por base uma análise das legislações vigentes. A avaliação que fizemos está ancorada no pressuposto de que a formação continuada é condição necessária ao processo de aprimoramento dos docentes. Buscamos, por meio da análise documental, estudar as políticas educacionais de formação e sua importância para que o professor venha a melhorar a qualidade e a relevância da sua prática pedagógica.

A avaliação entre duas lógicas

A avaliação não é uma tortura medieval. É uma invenção mais tardia, nascida com os colégios, por volta do século XVII, e tornada indissociável do ensino de massa que conhecemos desde o século XIX, com a escolaridade obrigatória.

Língua mestiça

Tem certos acontecimentos que só se manifestam na intimidade da língua. Certos significados, certos jogos, certas relações que só nascem e frutificam quando os homens, esses seres de fala, se encontram naquele espaço confortável de um idioma comum.

Arte em transformação: uma viagem do Renascimento à atualidade
Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

O pensar interdisciplinar é o pensar que permite o diálogo de qualquer disciplina com as demais na tentativa de promover um trabalho contextualizado, a fim de que os estudantes percebam a escola como espaço significativo, próximo do cotidiano. Dentro desse contexto, a Arte surge como forma de transformar as relações existentes entre as disciplinas presentes no currículo. Por meio da cultura maker, o foco da proposta está em apresentar a oportunidade que as disciplinas eletivas têm no fortalecimento da interdisciplinaridade, que transita entre a Arte as demais disciplinas, a partir do conhecimento da história de Leonardo da Vinci, quando o artista e o cientista se fundem.

A Lei de Proteção ao Patrimônio Genético

Artigo publicado na revista Ciência e Cultura (SBPC), nº 3, jul/ago/set 2003