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A poética na loucura do dançar: um olhar sensível sob uma ação educativo-crítica
Dança

Ao longo do tempo, cada vez mais é necessário refletir sobre a dança nos seus variados contextos históricos e culturais. Analisando a dança como linguagem de expressão humana, debruçamos em seu processo de ensino e aprendizado, pelo qual não é possível dissociá-lo da construção artístico-coreográfica, das manifestações performáticas ou terapêuticas, uma vez que esse processamento acontece nas múltiplas formas para se expressar através dela. Além de trazer ao corpo e pelo corpo a construção de saberes e de conhecimentos, a dança algumas vezes toca em áreas mais profundas do ser humano.

O que é a internet em nuvem

Vivemos num momento em que o sentido do termo internet é algo tão pressuposto às pessoas em geral que por muitas vezes não se sabe ao certo o que caracteriza a sua definição como rede interligada de computadores. Pois a característica fundamental da internet é o modo como os computadores se ligam um ao outro por meio da identificação de seu IP (internet protocol), ou seja, um número de protocolo de internet que é único para cada computador a ela conectado. Pelo IP é possível rastrear todas as páginas visitadas pelo usuário, todos os momentos e a frequência de visitas, atividades, downloads e todas as movimentações de alguém que está conectado. O que significa que a internet é a forma de interatividade que mais exige o fornecimento de informações do usuário dentre os meios de comunicação desenvolvidos até hoje.

Repensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas
História

O artigo propõe repensar o ensino de História por meio da integração entre a interdisciplinaridade e a micro-história. Com base em autores como Ginzburg, Bourdieu e Revel, defende-se que a valorização de trajetórias biográficas e narrativas subalternas permite ampliar a compreensão histórica para além das grandes estruturas, aproximando o ensino da realidade dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e reflexivo, utilizou estudos de caso, visando construir estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar. Os resultados apontam que o uso de biografias em sala de aula potencializa o engajamento dos estudantes a uma leitura mais complexa do social.

Análise expositiva e crítica do livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", de Edgard Morin
Instituição Escola

No livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Morin expõe pensamentos e análises importantes sobre problemas fundamentais da educação que até o momento vêm sendo deixados de lado, mas são essenciais para a educação do futuro. A linguagem utilizada é clara e de fácil compreensão; em alguns momentos, o autor cita outros filósofos e pensadores para reforçar suas ideias e proporcionar uma leitura mais dialógica. O objetivo é apontar estratégias para fazer acontecer uma educação de qualidade, mas sempre dando embasamento para justificar tais estratégias.

A reusabilidade dos objetos de aprendizagem
Ecologia e Meio Ambiente e Química

Na internet encontramos diversos recursos digitais – sob a forma de vídeo, áudio, textos, animações – que podem ser usados, reutilizados ou referenciados durante uma aula. Essas entidades digitais podem ser vistas como matérias-primas para pequenos blocos de informação autônomos que, quando recebem aplicações específicas, formam os chamados objetos de aprendizagem.

O inventário fotográfico como estratégia artística

A produção de inventários fotográficos como estratégia artística coincide com a emergência da memória como uma das preocupações centrais das sociedades ocidentais nas últimas décadas. Essa tendência na arte sugere um questionamento dos processos de construção e fixação dessa memória. Algumas condições favoreceram o interesse por uma poética do arquivo na produção artística atual, mas têm diferenças em relação a outras propostas similares nos anos 1920 e 1960.

Critérios para o uso de jogos pedagógicos

Este artigo discute a oportunidade e explicita os critérios de seleção de jogos para fins pedagógicos na Engenharia de Produção. Identifica a utilidade do uso de jogos pedagógicos como ferramenta de apoio ao aprendizado em situações complexas. Discute os principais problemas enfrentados diante da adoção de jogos pedagógicos, clarificando a natureza e a utilidade de jogos vivenciais e experimentais. Propõe como critérios necessários e suficientes para a escolha de um jogo pedagógico os seguintes quesitos:

Você tem medo de quê?

Dia desses, lendo uma matéria sobre formas de lidar com o medo, lembrei-me de um livro emblemático de minha infância que girava em torno deste sentimento (e que agora, décadas depois, faz parte do universo literário de minha filha): Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.

A teoria das supercordas

A mecânica que rege o comportamento do universo parece não se importar com o que nós humanos estipulamos como leis. Com efeito, a Lei da Gravitação de Newton, tida como fundamental até os idos de 1920, se transformou em caso particular quando Einstein formulou sua Teoria Geral da Relatividade. Hoje se cogita a possibilidade da teoria de Einstein ser um pormenor dentro da teoria das supercordas. Assim, como aconteceu com a teoria da relatividade, que aos poucos foi sendo digerida pela comunidade científica, surgindo descobertas espetaculares, como a predição da existência dos buracos de minhoca, ao que tudo indica, a teoria das supercordas parece seguir o mesmo caminho. A teoria das cordas e posteriormente chamada de supercordas ao englobar novas teorias, surgiu na década de 1960 quando cientistas, estudando o comportamento das partículas nos aceleradores, chegaram à conclusão que não se tratava de pontos como até então se imaginava, mas sim, de cordas vibráteis. As cordas seriam então os elementos básicos que formavam a matéria e todas as partículas conhecidas seriam o mesmo tipo de cordas, porém vibrando numa frequência diferente, o que lhes conferia suas propriedades específicas.

A Comunicação Alternativa como fator essencial na Educação Especial
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo aborda e reflete a respeito da Comunicação Alternativa como importante aliado da Educação Especial. Para tanto, é feita pesquisa bibliográfica, interpretando e analisando dados. A partir disso foi possível tratar do comprometimento da fala; conceituar Comunicação Alternativa e discorrer sobre sua importância na Educação Especial. É essencial a utilização da Comunicação Alternativa colaborando significativamente para que indivíduos com a fala comprometida possam interagir, expressar seus desejos, sentimentos, opiniões, fazendo com que possa ser compreendido e promovendo mais autonomia a ele.