Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
De Helena de Troia a Helena da Urca: cinema e literatura na formação de leitores surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para trabalhar literatura com alunos surdos, podem ser utilizados diversos suportes, como livros, cinema, teatro, vídeo... Alessandra Gomes conta sua experiência no Instituto Nacional de Surdos (Ines).

Aulas de Química inovadoras ajudam o combate ao consumo de álcool
Química

Criar atividades que exijam o uso da terminologia científica correta e deem oportunidade para os alunos trocarem ideias sobre assuntos do cotidiano é uma prática de educadores atentos ao contexto da sua escola. Um trabalho desenvolvido nas aulas de Química que aborde o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes desafia a atitude deles, pois exige a reflexão de cada um, provocando sua criticidade.

Violência nas escolas: o desrespeito é inaceitável; a compreensão, fundamental

Para entender e identificar as razões da violência nas escolas, é preciso entender primeiro a sociedade em que ela se encontra. Todos os aspectos, sejam eles históricos, econômicos e culturais, tudo deve ser considerado para que se compreenda um comportamento violento. A miséria, a falta de instrução, a desestrutura familiar, a falta de limites, o excesso de consumo, manifestações de agressividade e injustiça dentro e fora de casa... Essas e outras situações motivam a violência em muitos indivíduos. Por outro lado, há quem use as dificuldades como motivação para uma vida melhor.

Democracia? Sim, já ouvi falar.

Cansei de repetir para meus alunos, durante os sete anos que lecionei no curso de Direito da FARN (hoje UNI-RN) o velho brocado romano que dizia: “nem tudo que é legal é honesto”.

Análise laboratorial do teor de álcool na gasolina vendida em postos de abastecimento de Picuí/PB
Ecologia e Meio Ambiente

Este trabalho contribui para o entendimento da adulteração pela adição de álcool na gasolina vendida em postos de abastecimento, tendo como objetivo a identificação de possíveis práticas. Foram coletadas amostras dos quatro postos da cidade de Picuí/PB. As amostras foram analisadas e os resultados comparados com a Lei n° 13.033, fiscalizada pela ANP. Todas as amostras analisadas quanto ao teor de álcool na gasolina encontram-se dentro dos limites estabelecidos pela ANP, não configurando adulterações. Dessa maneira, concluímos que os postos de combustível da cidade encontram-se em conformidade com a legislação.

A química das drogas: uma abordagem didática para o ensino de funções orgânicas
Química

Vem da Antiguidade o registro do uso de substâncias químicas com variadas finalidades. As drogas podem ter origem natural ou sintética e são tema de constantes discussões – especialmente entre jovens. Por isso, estruturar um jogo usando as características estruturais e químicas dessas substâncias pode ser uma forma de alcançar o interesse dos alunos pelo assunto.

Cultura e diversidade cultural no processo formativo educacional
Cidadania e Comportamento

Há muito a ser discutido e trabalhado para que a diversidade cultural se torne o caminho do desenvolvimento educativo em nosso país. A escola se confronta com seu maior obstáculo, que é a diversidade de sua estrutura docente e discente. A escola é um espaço sociocultural; deve ser um espaço de formar sociabilidades, de encontros e desencontros

Compreendendo as diferenças por meio do cinema
Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Cinema, Teatro e TV

O artigo tem por objetivo o desenvolvimento de uma oficina que faça o aluno refletir sobre as diferenças existentes entre as pessoas, despertando a valorização de cada um e reconhecendo a identidade individual, externa e interna. Além disso, procura compreender que o cinema é um grande meio de comunicação, gerando reflexões e/ou discussões de temas importantes, sendo fonte de expressão e disseminação de opiniões mediante a observação de um filme e/ou vídeo. Nas oficinas que analisam o filme, alguns fragmentos podem ser discutidos ou mostrados novamente para apoiar os debates.

JORGE DE SENA

Este encontro é com Jorge de Sena, cidadão do mundo e um dos poetas e críticos mais importantes da Língua Portuguesa, da qual diz: "Eu sou, eu mesmo, a minha Pátria. A pátria de que escrevo é a língua em que por acaso de gerações nasci".