Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Valorizando as diferenças: vivências pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência descreve as observações, vivências e uma intervenção pedagógica realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino do município de São Miguel do Guamá/PA.

Recursos didáticos manipulativos e tecnológicos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão
Matemática

O Laboratório de Ensino de Geometria, da UFF, desenvolveu recursos didáticos manipulativos e virtuais para alunos do Ensino Fundamental e Médio com e sem deficiência, visando à melhoria do ensino da Matemática.

Violência contra a mulher: relatos e informação
Cidadania e Comportamento

Apesar da Lei Maria da Penha e da ampla divulgação nas mídias, ainda é alarmante a estatística de casos de violência doméstica e familiar. As raízes dessa violência contra a mulher vêm desde a Antiguidade: nos primórdios da humanidade já se estabelecia uma divisão social na qual a mulher era submissa ao homem.

A revolução financeira contemporânea

Em 1972, veio a revolução financeira do ‘século do não’, a questão da securitização. Daí também a ideia de aplicá-la ao gigantesco mercado de hipotecas garantidas pelo governo norte-americano teve sua época. Mas pode ser que a febre tenha retornado; não é sem tempo relembrar que, na década de 1980, novos produtos financeiros foram criados. Em 1981, o Salomon Brothers organizou o primeiro swap (a troca de dívidas, comum nos dias de hoje também no mundo do jogo do capital, que teve início na época entre o Banco Mundial e a IBM). Aquela inovação financeira prosseguia com uma multidão de novos instrumentos financeiros. Tratava-se de algo significativo no período, pois eram operações vitais para o sustento do capitalismo.

Escola do Futuro da USP

Em 1987, o professor da USP Frederic Michael Litto foi passar um ano como pesquisador visitante na Universidade de Stanford, na Califórnia. Foi dessa universidade americana que saíram os primeiros empresários e pesquisadores do Vale do Silício. Foi onde Frederic teve contato com o que de mais moderno havia na pesquisa de novas tecnologias e das ciências cognitivas - que estudam o processo de aprendizagem. Os resultados das pesquisas realizadas nesse encontro deram origem a Escola do Futuro da USP.

Projeto transdisciplinar reúne geometria e arte

Preocupada em oferecer uma alternativa de ensino mais contextualizada da geometria para seus alunos do Ensino Médio, a professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho, do Colégio Estadual Profa Zélia dos Santos Côrtes, de Nova Friburgo, criou o Projeto Geomarte - Geometria e Arte -, realizado em 2005.

Viagem ao apartheid

O cartão vem em africâner e inglês, e nele está escrito Nie-Blankes/Non-Whites - não-brancos(as). Visitantes separam-se segundo a cor e vão para uma das duas entradas do museu. Grupos de amigos e amigas, turistas e famílias se afastam com expressões aflitas. A angústia das pessoas ao se despedirem faz pensar nos filmes sobre o Holocausto. Mas essa história tem final feliz: dentro do Museu do Apartheid, os corredores se encontram novamente e todas as tonalidades de pele são vistas lado a lado no passeio pela exposição que narra a ascensão e queda do regime de repressão racial da África do Sul.

O capitalismo feliz

A história do desenvolvimento capitalista dos séculos XIX e XX registra a existência de alguns países com altos níveis de desenvolvimento, riqueza e qualidade de vida e baixa propensão nacional expansiva ou imperialista. É o caso de Canadá, Austrália e Nova Zelândia, ex-colônias britânicas, e dos países nórdicos, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Todos apresentam taxas de crescimento altas, constantes e convergentes desde 1870, só inferiores às da Argentina até a Primeira Guerra Mundial. Hoje são economias industrializadas, especializadas e sofisticadas; a Noruega tem a 3ª maior renda per capita e o maior índice IDH (0,943) do mundo; a Austrália tem a 5ª renda per capita e o 2º melhor IDH do mundo (0,929); quase todos têm renda média anual per capita entre US$ 50 e 60 mil. A Noruega é considerada hoje o país mais rico do mundo em “reservas per capita” e foi considerada pela ONU, em 2009, “o melhor país do mundo para se viver”. A Dinamarca já foi classificada – entre 2006 e 2008 – como “o lugar mais feliz do mundo” e o segundo país mais pacífico da terra, depois da Nova Zelândia e ao lado da Noruega.