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Pequenos Cazumbás, a brincadeira da cultura popular feita com, para e pela primeira infância: um relato de experiência
Cinema, Teatro e TV e Folclore e Datas ImportantesEste texto relata a experiência dos Pequenos Cazumbás, uma vivência desenvolvida a partir das aulas de Teatro com crianças da Educação Infantil com idades entre 2 anos e 5 meses a 3 anos, com a finalidade de atuar na representação na festa junina da escola. O objetivo central foi conhecer, valorizar e expandir as manifestações artísticas e culturais do Maranhão, contribuindo para a preservação da cultura popular brasileira, especialmente aquela realizada com, para e pela primeira infância. Com essa atuação, a arte se revela de forma grandiosa, ecoando o potencial transformador do teatro e fazendo da infância uma revolução.
Relações raciais no cotidiano escolar: pela manutenção da consciência negra para além do 20 de novembro
Formação de ProfessoresO Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é uma data simbólica que marca a valia daquele povo para a construção da História brasileira; a desigualdade social que vivemos faz com que não se respeitem os aspectos inerentes à diversidade.
Formação de professores pós-LDB
Todos nós, professores, ouvimos o quanto é essencial uma sólida formação inicial e continuada, almejamos melhores condições de trabalho e lutamos por um plano de carreira com melhor remuneração. Quantos de nós conseguimos? Se não conseguimos, deixamos de trabalhar? Claro que não! O compromisso com a aprendizagem não nos deixa abandonar o barco, que mesmo quase submerso ganha força a cada conquista de nossos alunos. Os estímulos e a valorização podem ser escassos, mas o comprometimento com a prática pedagógica nos faz articular novos saberes, novas exigências e todos os aspectos legais da área.
Maconha: que planta é essa? Uma breve história do consumo e da disseminação no Brasil
Saúde, Agronomia, Biologia e Biociências, Química, Antropologia, Comunicação, Direito, Economia, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Folclore e Datas Importantes, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política CulturalÉ importante conversar com os alunos sobre o uso, as características e as consequências do consumo da maconha, evitando vieses religiosos ou policialescos, sem abordar o assunto de maneira simplista. Um pequeno retrospecto de sua presença em diversas culturas desde a Antiguidade mostram que substâncias como a Cannabis podem ser usadas com finalidades médicas e ritualísticas, por exemplo.
Construtivismo e o ensino-aprendizagem na sala de aula
Emília Ferreiro
Palpitante II
(Texto e desenhos)
As condições existenciais do homem na escrita de Alves Redol
Este trabalho é proveniente da disciplina Tradições Narrativas da Literatura Portuguesa: do século XIX à atualidade, ministrada pelo professor dr. Antony Cardoso Bezerra, no curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol da UFRPE. A proposta deste trabalho é a elaboração de um texto coletivo que aborde aspectos tocantes à biografia e à criação literária de António Alves Redol.
Amor gramatical
Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com aspecto plural, alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda jovem, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanático por literatura e filmes ortográficos.
Desigualdade ou emancipação?
Partindo de uma experiência insólita em sua longa carreira de pedagogo, Joseph Jacotot, professor francês do início do século XIX, apercebeu-se de que o processo de aprendizagem pode não consistir naquilo em que o senso comum e a teoria então vigente (e vigente até hoje, temos que reconhecer) haviam consagrado. O que Rancière denomina “aventura intelectual” aconteceu-lhe quando, exilado por motivos políticos nos Países-Baixos, Jacotot ocupava o posto de leitor de literatura francesa em meio período. Ignorando o holandês, o mestre não teria como responder às dúvidas de seus alunos sem que alguma coisa em comum o ligasse a eles como canal de comunicação eficiente o bastante. Esse canal se apresentou sob a forma de um livro – o Telêmaco, em edição bilíngue publicada em Bruxelas. Por meio de um intérprete, ele indicou o livro aos estudantes, recomendando que aprendessem, com o auxílio da tradução, o texto francês.
Entre o descritível e o interpretável com base na ideologia inconsciente do discurso
Comunicação, Psicologia, Sociologia, Outras Mais Específicas e Política EducacionalNos estudos de Levy, o virtual é a possibilidade do real; por exemplo, na tecnologia empregada para a Educação a Distância, os indivíduos e toda a estrutura de informação e comunicação se virtualizam, não estão presentes em elementos físicos e geográficos, e a própria temporalidade se desintegra nesse universo factível. O processo comunicativo deixa de ser simultâneo, os interlocutores em certas situações aguardam o retorno de uma mensagem fora do tempo em que ela foi produzida. Nesse espaço virtual, denominado como ciberespaço, a materialização do discurso se dá sem contato com elementos físicos ou fora da temporalidade em que o ato comunicativo acontece.