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Ensino de História em tempos de crise: a pandemia e o convite à essencialização da História na aprendizagem escolar
História, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo corresponde a uma inquietação: o que ensinar no ensino remoto? A pandemia do coronavírus alterou as formas e os formatos das relações educacionais e, com isso, os processos de aprendizagem sofreram grande impacto com a falta de compreensão sobre o novo contexto em que a escola foi inserida. Do ponto de vista do ensino de História, buscamos neste trabalho apresentar um breve panorama de como as instituições escolares se posicionaram durante a pandemia (até esse momento) e, a partir da análise dos pareceres do Ministério da Educação, problematizamos as condições às quais a formação escolar foi submetida e o esvaziamento do currículo de História.
Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO uso das TIC no campo da educação tem sido apontado como ferramenta pedagógica. A partir dessa premissa foi desenvolvida uma sequência didática investigativa abordando o tópico Fotossíntese dentro de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial. Trata-se de uma SEI para o Ensino Médio, porém acreditamos que o conteúdo, devidamente adaptado, poderá ser utilizado igualmente no Ensino Fundamental. O propósito foi criar uma ferramenta pedagógica que dê aos estudantes a oportunidade de ter contato com experimentos, artigos científicos e jogos digitais.
Einstein e seus Trabalhos de 1905 e 1915
Em 1905, a revista alemã Annalen der Physik publica três artigos do mesmo autor, um jovem pouco conhecido, Albert Einstein.
A política e a educação em Hannah Arendt: para uma filosofia prospectiva
Para Hannah Arendt, a política só se efetiva realmente quando pode ocorrer entre iguais; e no contexto atual a educação passou a ser um produto, devendo formar as pessoas para se adequarem ao mundo, com criatividade e capacidade de antecipação.
Ensinar e aprender em tempos pandêmicos: (re)inventando práticas pedagógicas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo apresenta um breve recorte a partir de uma reflexão empírica sobre as práticas pedagógicas de professores em tempos pandêmicos. A intenção é abordar de forma qualitativa três aspectos importantes para a aprendizagem: o uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a ação docente e o ato reflexivo sobre as estratégias de ensino. Nesse tripé, procura-se, com o suporte teórico de autores que abordam o tema, enriquecer as estratégias de ensino-aprendizagem com recursos digitais de extrema importância para o ensino em tempos de pandemia.
A capacidade nuclear de Bin Laden
No texto "A mulher seminua e o ódio ao Ocidente", expus as ideias de Sayyid Qutb, que radicalizou a herança do fundador da Irmandade Muçulmana, Hassan al-Banna, estabelecendo a necessidade de uma Jihad global para a conversão do mundo ao Islã. Qutb confirmou a noção de Al-Banna de que a Jihad não é apenas defensiva, mas ampliou-a, deixando para trás a noção de que o terror islâmico deixaria o Ocidente em paz se o Ocidente deixasse em paz o mundo muçulmano. Em seu livro Sinalizações na estrada, Qutb diz: "Pode acontecer que os inimigos do Islã considerem conveniente não tomar nenhuma medida contra o Islã, se o Islã os deixar sozinhos em suas fronteiras geográficas para que continuem o domínio de alguns homens sobre outros homens, e se o Islã não estender a eles a sua declaração de liberdade universal. Mas o Islã não pode concordar com isso". E complementa: "De fato, o Islã tem o direito de tomar a iniciativa. Ele não é uma herança de nenhuma raça particular ou país. O Islã é a religião de Deus e é para o mundo inteiro. Ele tem o direito de destruir todos os obstáculos na forma de instituições e tradições que limitem a liberdade de escolha dos homens". Foi o que fez a al-Qaeda ao atacar as Torres Gêmeas e o Pentágono. Os terroristas tomaram a iniciativa.
Despoluição em áreas urbanas
Guilherme Machado Paixão
O papel do conselho tutelar e pandemia: análise e resultados
Direito, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política EducacionalEste artigo tem por objetivo descrever um panorama acerca dos atendimentos de aconselhamentos realizados aos pais ou responsáveis, crianças e adolescentes nos casos que envolvem violações de direitos de crianças e adolescentes no município do interior do Estado de São Paulo no período de pandemia entre janeiro até junho de 2020. Percebe-se que houve um aumento significativo de crianças e adolescentes inseridos em contextos de violências, evasões escolares, negligências, conflitos familiares, uso de drogas, comportamentos e dentre outras. Desta forma, pretende-se estudar a relevância do conselho tutelar e suas atribuições, as quais têm o intuito de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.
Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de História das Artes africanas no contexto brasileiro
História e Artes PlásticasEste artigo propõe um estudo dos modos de leitura e ensino de História das Artes e do modernismo africano, tendo como base os saberes da visualidade criados por artistas africanos. São abordadas narrativas do continente africano e sua relação com a produção modernista europeia, apresentando as fissuras e as violências epistemológicas que marcaram esse campo. Em seguida, as contribuições africanas para o debate, partindo da produção visual de alguns artistas modernos africanos, além de uma análise crítica dos problemas e das possibilidades do ensino de História das Artes africanas no contexto da educação brasileira.