Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Tecnologias educacionais e divulgação científica no ensino de Ciências: desenvolvimento e usabilidade do aplicativo CiênciaGO
Biologia e Biociências, Física e Química

Diante das constantes negações à ciência, atualmente a divulgação científica é cada vez mais necessária e o ambiente educacional é um forte apoio a essa divulgação. Dessa forma, faz-se necessário emancipar o estudante quanto à sua formação científica também no ambiente virtual. Assim, foi desenvolvido um aplicativo de divulgação científica chamado CiênciaGO. Seu uso foi avaliado por professores de Ciências do Ensino Médio de Picos/PI, e os resultados mostram que é necessária uma prática de divulgação científica aliada a uma maior contextualização dos conceitos sobre a qual o professor posiciona-se como mediador entre o estudante e o conhecimento.

A construção de maquetes físicas como recurso didático para o ensino de projeto arquitetônico na educação profissional técnica de nível médio
Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

O objetivo deste trabalho é analisar a construção de maquetes físicas de edificações como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico em um curso técnico de Edificações na modalidade Integrado ao Ensino Médio de uma escola da rede federal de ensino. Busca-se um melhor aprendizado para os alunos, estimulando sua criatividade e seu interesse pelo conteúdo por meio de uma adequação das aulas, considerando a identificação dos estilos de aprendizagem. Como a construção da maquete favoreceria os estilos preferenciais dos estudantes, definiram-se algumas diretrizes para que os alunos se desenvolvessem em todas as dimensões. Ao final da atividade, parte significativa dos alunos que experimentaram essa abordagem atestou a sensação de ter a compreensão das aulas melhorada em função do desenvolvimento da maquete física e do ensino direcionado, recomendando a atividade para as próximas turmas.

Projeto Acolhimento: habilidades socioemocionais para 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

A escola, além de habilidades técnicas, deve desenvolver competências emocionais, sociais e afetivas. O objetivo deste artigo é apresentar uma sequência didática de um projeto embasado em valores humanos e habilidades socioemocionais, destinado a turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para isso, foi selecionada uma coleção de dez livros que apresenta palavras de valores humanos. A sequência didática foi dividida em três etapas, planejadas para ocorrerem em doze aulas de 45 minutos cada. A sequência didática é adaptável à realidade de diferentes turmas e tem o potencial de trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Poesias musicadas: relato de experiência de musicalização infantil por meio de palavras geradoras
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Música

Este relato apresenta uma prática pedagógica de musicalização voltada para crianças com deficiência visual desenvolvida no Instituto Benjamin Constant durante o retorno pós-pandemia, em 2022. Fundamentada na metodologia interventiva participativa de Paulo Freire, a experiência utilizou palavras geradoras como ponto de partida para a integração entre música, literatura e saberes transversais. Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão do 2º e do 4º anos do Ensino Fundamental, a partir de poesias musicadas, como Se achante, de Manoel de Barros, e do conto A festa no céu, promovendo vivências sensoriais e o desenvolvimento da oralidade.

Hans Christian Andersen

É comum que grandes artistas vivam suas vidas em um mundo à parte onde nem sempre se pode perceber a diferença entre a obra e vida pessoal do artista. No caso de Hans Christian Andersen, isso foi levado a um extremo pouco conhecido pela maioria das pessoas que admiram sua obra. Mais que o conhecido escritor de contos de fadas, Andersen foi um criador compulsivo e obcecado pela fama.     

A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.

Realização de aulas dinâmicas de Imunologia no Ensino Médio – um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

A Imunologia é o estudo do sistema imunológico do nosso corpo. Por sua importância e relevância, este trabalho teve como objetivo exibir o conteúdo “sistema imunológico” para o Ensino Médio de forma divertida e ilustrada para que os estudantes tivessem maior atenção ao tema e à saúde pessoal. Além disso, que reconhecessem a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi feita abordagem do conteúdo de Imunologia em duas turmas do 2º ano da rede estadual de escolas do Vale do Aço, por meio de aulas práticas com o uso de vídeo e jogos lúdicos.

Wordwall: ferramenta digital auxiliando pedagogicamente a disciplina de Ciências
Educação a Distância

As frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional exigem que o docente busque apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedagógica para auxiliar o professor de Ciências em sua metodologia, para dinamizar as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos e inovar as práticas didáticas, tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem, significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma sequência didática a ser realizada nos momentos assíncronos por meio do Google Classroom.

Do Império à Republica: O carnaval visto pelos quadrinhos (1869 - 1910)

O carnaval é uma festa popular que já se tornou marca característica do Brasil. O que poucos sabem é que sua história está relacionada a uma mídia que há mais de um século se faz presente no nosso cotidiano: as histórias em quadrinhos. Neste texto, fazemos breve investigação sobre a história dos carnavais e o carnaval nas histórias em quadrinhos publicadas no Brasil, tendo como locus a obra de Angelo Agostini, pioneiro nos quadrinhos brasileiros.

Brasil, cultura e patriarcado: desdobramentos políticos e sociais
Antropologia, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia e Formação de Professores

Nos tempos atuais, ouvimos e lemos, com alguma frequência, a palavra Patriarcado. Quase sempre, os textos que a empregam a utilizam em um tom emocional ou mesmo exaltado para protestar, pedir, reivindicar ou exigir algo em favor do gênero feminino. O que é Patriarcado? Com a proposta de veicular de maneira clara, imparcial e não sectária a origem, a conceituação e os efeitos socioculturais do termo “Patriarcado”, foi formatado este estudo. Esperamos que o conteúdo seja um instrumento a mais na construção da democracia, do respeito e da equidade e usado em benefício da formação da cidadania e do desenvolvimento socioemocional das novas gerações.