Biblioteca
Filtrar os artigos
As concepções de linguagem e seu impacto no ensino de Ciências
ComunicaçãoEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente em Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções, e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas de Ciências pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, o trabalho do professor. O artigo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como objetivo investigar a concepção de língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.
Dinâmicas de grupo em aulas de Arte
Formação de ProfessoresA utilização de dinâmicas de grupo nas aulas pode servir para a integração dos alunos – especialmente no início do ano letivo –, mas exige atenção da liderança da atividade, para que sejam atingidos os objetivos pedagógicos desejados sem ultrapassar limites do grupo, que devem ser respeitados.
Entre cobras, sapos e lagartos.....e milhões de anos de evolução!
Certa vez, depois de dizer que participaria de um congresso brasileiro de herpetologia, minhas sobrinhas – Ana Carolina e Maria Fernanda, de 11 e 8 anos – me perguntaram o que era isso. Logo depois de explicar que tal evento é uma reunião entre pessoas que estudam anfíbios e répteis, detalhando que o primeiro grupo abriga todos os sapos, rãs e pererecas e o segundo, todos os lagartos, crocodilos, cobras e tartarugas, ouvi: “Credo... cobras, sapos e lagartos!”, combinado com os rostos com feições de nojo das meninas. A reação – ou opinião – da Carol e da Fernanda é bem comum; as pessoas geralmente propagam uma imagem asquerosa, perigosa ou maléfica desses animais em desenhos animados, filmes ou lendas. Entretanto, quando os vemos por outro prisma, estudados pela herpetologia, começamos a ver quão interessante eles são – começando pela sua história evolutiva.
O papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilO presente estudo tem como finalidade analisar o papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender a maneira pela qual o TDAH afeta o desempenho escolar; e enfatizar a colaboração família-escola no acompanhamento pedagógico das crianças com TDAH. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, o que fundamenta a interpretação das informações coletadas a partir da leitura sistemática dos trabalhos levantados entre os meses de janeiro e abril de 2021.
Preconceitos implícitos e o direito às cotas
As ações afirmativas voltadas para os negros que entram nas universidades pelo sistema de cotas ainda geram intensos debates. Muitos são contra a política das cotas. Alegam que elas são paternalistas. Tais pessoas esquecem o caminho tortuoso que há séculos os negros são obrigados a percorrer. A abolição não tem 130 anos, o que historicamente é um período muito curto.
Crítica de O trovador solitário, de Arthur Dapieve
Dizer que eu, pela geração a que pertenço, sou fã da Legião Urbana e do Renato Russo é quase um lugar-comum. Não conheço quase ninguém, de vinte e poucos a trinta e poucos anos, que não goste ou que não conheça alguma coisa da obra deles. E volta e meia volto a ouvir os CDs e até os discos de vinil da Legião que eu ainda tenho. Há uns dois anos, motivada pelas homenagens que lembravam os dez anos de falecimento do Renato, comprei a biografia Renato Russo, o trovador solitário, de Arthur Dapieve, colunista do jornal O Globo. Coloquei o livro na estante e ele lá permaneceu até o mês passado, quando decidi concretizar o desejo e começar a leitura. Que foi bem rápida, por sinal.
As diferenças entre o ensino municipal e estadual do Rio de Janeiro na visão dos alunos
Formação de Professores e Política EducacionalA percepção que alunos têm das características das escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro varia de acordo com condições pessoais, mas sempre pode servir como referência para as melhorias realizadas.
Arsênio: impacto sobre o meio ambiente e a saúde humana
QuímicaAinda que facilmente encontrado na atmosfera, em solos, rochas e águas naturais, o arsênio é um elemento contaminante importante, pois isso se dá principalmente pela água potável.
Os Índios na História do Brasil
Quando a História começa a incluir as vozes marginalizadas pelo processo de colonização, ganhamos a oportunidade de uma compreensão ampliada de questões antes enrijecidas pelo discurso unívoco dos povos dominantes. Recentemente, o caderno Mais, da Folha de S. Paulo, publicou um artigo do antropólogo Pedro Cesarino (UFRJ) em que ele defende o valor estético da poesia produzida por povos indígenas das Américas. Segundo Cesarino, essa poética se aproximaria formalmente da literatura oriental, oferecendo desafios similares aos encontrados por Ezra Pound nos ideogramas. É dele a tradução do poema de Armando Marubo (2004) que reproduzimos a seguir:
Consumo de drogas lícitas e ilícitas entre jovens nas escolas da cidade de Antônio Martins-RN
Saúde, Antropologia, Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalEsta atividade objetiva esclarecer e conscientizar os alunos das escolas públicas de Antônio Martins-RN quanto aos males causados pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Os contextos apontam para um elevado consumo de álcool e tabaco e outras substâncias, principalmente o crack, a droga que vem trazendo maiores prejuízos à vida dos jovens e adolescentes e suas famílias, principalmente pelos seus efeitos devastadores, principalmente junto a pessoas das classes populares.