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Como são classificadas as formas de governo

Dando continuidade à série Eleições, o Portal da Educação Pública vem falar, nesta edição, sobre as diversas formas de governo - ordem jurídica do Estado - que são classificadas em diversas modalidades seguindo as escolas de pensamentos dos filósofos que as classificaram ou a herança de cada nação.

Saponificação: relato de experiência pedagógica desenvolvida numa escola pública do Recife/PE
Ecologia e Meio Ambiente

Em 2020, desenvolvemos um trabalho de Educação Ambiental, escolhendo como tema o processo de saponificação. Em 2021, realizamos com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis uma pesquisa para identificar onde os alunos e seus familiares descartam o óleo de cozinha usado. Entrevistamos 100 alunos e verificamos que 95% descartam na pia, trazendo grandes prejuízos ao meio ambiente; apenas 5% dão destinação correta. Os alunos coletaram o óleo em casa; a seguir realizamos aulas teóricas sobre o tema e posteriormente produzimos sabão, com o intuito de promover uma campanha para doação do sabão à comunidade.

Educação e pedagogia: passos para a liberdade

Ao concluir o curso de Pedagogia, o licenciado torna-se habilitado a trabalhar em ambientes escolares e não escolares. Considerando ambiente escolar como todo local que tenha por fim organizar e produzir atividade pedagógica, concluímos que esse conceito abrange universidades, colégios, e creches.

Projeto político-pedagógico da escola pública brasileira: um leque de possibilidades abertas ou fechadas?
Instituição Escola e Política Educacional

Tratar do projeto político-pedagógico (PPP) de uma instituição de ensino requer análise de seu acesso e aplicabilidade, pois é um documento democrático, mas que pode ser privado da apreciação pelos integrantes da comunidade escolar, devido à falta de conscientização acerca das formas com que se pode acessá-lo, apropriar-se e aprimorá-lo; cabe à gestão escolar retirar a “blindagem” que guarda o PPP em gavetas e realmente disponibilizá-lo como meio principal de conscientização e emancipação escolar. Objetiva-se apresentar aspectos relacionados à constituição do PPP em uma comunidade escolar e suas mais diversas atribuições no sistema educacional escolar. Nosso método de pesquisa centra-se em apontamentos de natureza qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica.

Alfabetização e letramento no âmbito escolar
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização e o letramento no processo de ensino-aprendizagem, considerando-os como aspectos complementares e fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, abordando alfabetização e letramento como ações distintas, mas interdependentes, que devem estar em harmonia para uma prática pedagógica eficaz. O artigo também examina as práticas docentes, seus objetivos e procedimentos didáticos, buscando incentivar o hábito de ler e escrever. O eixo norteador da ação educativa é o "alfabetizar letrando".

O estudo do eletromagnetismo utilizando o anime Dr. Stone como ferramenta didática
Física

Este trabalho tem como objetivo utilizar anime como recurso didático no ensino de eletromagnetismo, tendo em vista que a utilização de recursos audiovisuais auxilia o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão de conteúdos por meio de metodologias mais interativas. Para alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática a fim de organizar as atividades e os conteúdos programáticos em treze aulas, tendo como proposta trabalhar o anime como material didático na discussão de conhecimento científico abordado no episódio em questão, com o intuito de aprender a discutir sobre ciência de modo mais interativo e mostrar, em uma exibição de animação, a utilidade do saber científico. Utilizou-se o anime Dr. Stone para discussões de conceitos físicos de eletromagnetismo; espera-se, além de desenvolver as habilidades que a BNCC cita em seus documentos oficiais, que a metodologia proposta possa contribuir de forma significativa na aprendizagem dos discentes e demonstrar ao corpo docente novas possibilidades de abordagens de conteúdos de Física.

Design Thinking como oportunidade para fortalecer a carreira docente
Formação de Professores

O Design Thinking pode servir para orientar e fomentar a carreira de professor, que tem sido pouco procurada nas universidades públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura. Repensar a prática docente pode ser um caminho para recuperar a importância de uma profissão essencial para a sociedade.

Paz na Escola Rap Quase

Os tempos do agora te entrego na lata. Chumbo da angústia, te digo na letra: que todo esse hoje são dias de medo. A real da escola é o luto! que nesta trilha ofereço. Vê só, o jornal noticia: na calada se mata um garoto encolhido. Na sala vazia, do professor cai a lágrima, no giz do silêncio enrustido. Longe passa, com a pedagogia arriada, o diretor safenado abatido. E infelizmente muitos pais “nem aí” e certas mães “nem te ligo”.

Intolerância para intolerantes

Emanuel Lévinas escreveu uma vez que “todo rosto é um enigma” e que o respeito pelo divino que se esconde no rosto do outro deve ser um imperativo ético intransponível.

Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.