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A cor da desigualdade no debate orçamentário
Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.13, Out.-Dez.1999
Mulheres fundamentais para a construção do Brasil
Em 13 de maio de 1888, os alunos maranhenses cantaram o Hino de libertação dos escravos, composto por Maria Firmina dos Reis.
A História e a Literatura Infantojuvenil, aportes de uma educação das relações étnico-raciais
Filosofia, História e Vivências de Sala de AulaO debate étnico-racial pode e deve ser introduzido no primeiro segmento do Ensino Fundamental, de forma que os alunos tenham a possibilidade de sensibilizar seus olhares, debater o tema e conhecer um pouco mais sobre a cultura africana e afrodiaspórica, cuja influência se faz presente em diversos campos de nossa sociedade e no mundo, para que assim possam ter maior conhecimento sobre esse aporte social, de forma a contribuir com sua formação intelectual e social, para que eles não venham a ser meros reprodutores de falácias coloniais e que reverberem esse conhecimento decolonial.
O acampamento de Jesus
No dia de Natal de 1907, uma bandeira com a imagem da suástica apareceu tremulando na torre mais alta do castelo medieval de Werfenstein, na Áustria. A bandeira havia sido hasteada por Adolf Joseph Lanz, um monge cisterciense que, por volta de 1890, passou a trabalhar na biblioteca da abadia beneditina de Lambach, onde, além de pesquisar manuscritos antigos, costumava a dar aulas para crianças no colégio dos beneditinos.
A onda
A Onda (Die Welle) é a refilmagem alemã para ao cinema de um clássico televisivo americano, The Wave (“A onda”, em inglês), de Norman Lear (que recebeu o Emmy Award for Outstanding Children's Program de 1981), baseado na história de Ron Jones (Take as Directed).
Somos todos iguais nesta noite
– Não há de ser nada. Tudo no mundo se resolve quando a gente pode entrar em casa e avistar o mar.
Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de ProfessoresEste trabalho visa criar estratégias de ensino focadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, utilizando mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak. Serão realizadas inicialmente reflexões sobre a prática docente e, em seguida, será proposto um minicurso de formação continuada para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a partir da elaboração de uma sequência didática, fundamentada na TAS e no uso dos MC, os professores implementem estratégias eficazes de aplicação com seus alunos, explorando as suas potencialidades no que se refere ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
Hegel e a concepção de arte simbólica
A arte simbólica é descrita por Hegel como algo que ainda não é arte, e sim uma espécie de pré-arte (o que não significa um “antes” da arte e sim algo que ainda não é a realização de um ideal), pois é uma forma de arte que ainda não realizou o belo. O que aparece nesse estágio é somente o símbolo da ideia, e não a ideia propriamente dita; é justamente quando surge a ideia que Hegel considera a bela arte (cujo auge Hegel situa nas esculturas clássicas gregas). Hegel divide a arte simbólica em três momentos: o simbolismo inconsciente; o simbolismo fantástico e o simbolismo consciente.
A inteligência emocional e a justiça
Uma condição essencial ao autoconhecimento é o desenvolvimento da inteligência emocional. É preciso conhecer mais a respeito das emoções e das suas possibilidades colaboradoras, principalmente no que diz respeito a sua ação conjunta à justiça. Tomemos contato com as emoções, cuja serventia pode ser identificada através do estudo realizado por Daniel Goleman: (1) raiva: com a aceleração do batimento cardíaco e a secreção de alguns hormônios, em destaque a adrenalina, gera-se uma pulsação e energia para agir vigorosamente mediante uma dada necessidade; (2) amor: estimula a aceitação, amizade, confiança, afinidade, adoração, paixão; (3) tristeza: põe a pessoa em contato consigo mesma, estimulando-a à autoavaliação de questões internas, a fim de encontrar soluções aos vários problemas psíquicos existentes; (4) vergonha: relaciona-se a culpa, vexame, remorso, arrependimento.
Versos que circulam
Faço versos de manhã quando acordo deslumbrado.