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Cultura e identidades surdas dos alunos surdos atendidos no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este parecer técnico tem por objetivo elucidar a diferenciação entre surdo e deficiente auditivo (DA ou surdo oralizado) ante as perspectivas socioculturais, bem como ante a legislação atual; trataremos também as formas das diferentes identidades surdas e aspectos da cultura do povo surdo. Esperamos que, em situações ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou surdos, bem como na atuação do servidor tradutor intérprete de linguagem e sinais, possamos ter um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais de tradução e intérpretes.

A importância da formação docente: a avaliação em cursos semipresenciais no Sistema de Ensino Naval (SEN)
Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A avaliação da aprendizagem na educação a distância depende das formas de acompanhamento do professor, da sua periodicidade e de sua dinamicidade. Por isso, requer constante aprimoramento. As diferenças de espaço e tempo entre o professor-mediador e o aluno impingem esse mecanismo de valorização.

Direitos Humanos e ambiente escolar: rudimentos interpretativos para a gestão democrática
Formação de Professores e Política Educacional

Para construir uma gestão escolar democrática, que valorize os Direitos Humanos, é fundamental a articulação entre os diversos atores sociais que formam a comunidade escolar.

O uso de ferramentas digitais no ensino remoto
Matemática, História, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a pandemia de covid-19 no Brasil, a educação, ressaltando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que têm sido incorporadas às práticas docentes como meio de propiciar uma aprendizagem mais significativa, com o objetivo de ajudar os professores na implementação de metodologias ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem e despertar maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. Tais competências só serão alcançadas em sua plenitude se as habilidades forem trabalhadas por todos os componentes curriculares.

Desafios da docência: enfrentamentos do fazer pedagógico na formação dos professores na contemporaneidade
Formação de Professores e Política Educacional

O presente artigo, de cunho qualitativo, tem como objetivo descrever os embates que envolvem a formação dos professores no que tange ao atendimento ao público diversificado na contemporaneidade, numa abordagem da complexidade do trabalho dos docentes e os desafios que enfrentam na dinâmica que envolve tanto domínios de conhecimentos e processos de ensino quanto as relações existentes no campo da afetividade no âmbito das organizações e representações escolares. No texto busca-se também o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores com vistas ao desdobramento dos vieses que compõem os conceitos e estudos sobre a formação profissional no embate da contemporaneidade, em que discorrem questionamentos e abordagens sobre formação de professores, análise do comportamento e afetividade docente. Desse modo a formação docente corporifica-se como um dos grandes desafios da contemporaneidade; o papel do educador revela uma representatividade crucial na consolidação de futuros profissionais que exerçam sua profissionalidade de forma consciente.

Ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio como instrumento facilitador para a tomada de decisões
Matemática

O ensino da Matemática Financeira tem sido abordado basicamente sob três aspectos: a tomada de decisão, os investimentos e a cidadania. O foco do presente trabalho está na abordagem da tomada de decisão. O objetivo do artigo é abordar as concepções da Matemática Financeira com a finalidade de ensinar os alunos a analisar e interpretar as operações financeiras e comerciais que decorrem do cotidiano. Logo, este trabalho se justifica pela relevância da Matemática Financeira como ferramenta facilitadora que pode propiciar aos alunos a capacidade de tomar decisões frente às diferentes operações que o mercado oferece na vida cotidiana.

A vida em uma gota d'água
Ecologia e Meio Ambiente

A diversidade biológica nem sempre está acessível aos nossos olhos. Existem vários organismos microscópicos habitando os mais diversos ambientes do planeta. Muitos desses organismos ocorrem em água doce, tais como rios, ribeirões e córregos. Nesses corpos d’água, principalmente os que cortam as áreas urbanas, acontece muitas vezes o lançamento indiscriminado de esgoto, comprometendo a qualidade da água desses ambientes e a diversidade ali existente. O resultado é a alteração da paisagem com corpos d’água de aspecto e odor desagradáveis. A canalização desses cursos d’água tem sido a medida mais comum apresentada para sanar o problema. Mas será que essa é a melhor solução?

Bolinhas de gude!

No Brasil, é chamada de bola ou bolinha de gude por quase todo território. Gude era o nome dado às pedrinhas redondas e lisas retiradas dos leitos dos rios. Em alguns estados e regiões ela ganha nomes variados, como:

As perspectivas profissionais do curso de Pedagogia: uma análise bibliográfica dos campos de atuação do pedagogo
Formação de Professores

Quais as perspectivas profissionais do curso de Pedagogia? Quais os campos de abrangência educacional em que o pedagogo atuará? O objetivo é estudar as perspectivas profissionais pelo curso de Pedagogia e os campos de atuação do pedagogo. Esta é uma pesquisa bibliográfica na qual utilizamos como autores principais Libâneo, Tardif e Pimenta. O trabalho aborda as formas de acesso ao ensino superior, a escolha profissional, o curso de Pedagogia e o que fazem os pedagogos.

A pedagogia engajada e a práxis da transformação do mundo – um ensaio sobre a educação libertadora
Formação de Professores e Política Educacional

É preciso que os educadores se engajem no processo de uma educação libertadora, pois não há prioridade entre lutas econômicas, sociais, políticas, culturais e/ou educacionais. O que há é uma estrutura de poder hegemônico que precisa ser combatido. Removido. Superado. É preciso ter disposição para a mudança.