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O Plano Ceibal e suas perspectivas na educação uruguaia
O objetivo do livro Plan Ceibal e inclusión social – perspectivas interdisciplinarias é divulgar os resultados de três pesquisas financiadas pelo Programa de Projetos de Pesquisa orientados para a inclusão social da Comissão Setorial de Pesquisa Científica (CSIC) da Universidade da República Oriental do Uruguai no ano de 2008. Trata-se de três equipes interdisciplinares cujas investigações abordam a contribuição do Plano Ceibal para a inclusão social a partir de diferentes problemas e perspectivas.
Ensinar e aprender a conviver
Houve um tempo em que dar aula significava fazer o aluno engolir a matéria, não importava como. O método de passagem de informação era, basicamente, impor ao estudante que compreendesse o que o professor ensinava. A relação aluno-professor se dava apenas pelo resultado – se o aluno aprendesse ou gravasse aquela informação, o problema estava resolvido. Alguns teóricos notaram que, em uma sala de aula, o professor tinha um poder infinitamente maior do que o aluno de impor sua visão de mundo. Assim, o abuso desse poder era comum. Desde um abuso bárbaro, como o uso de instrumentos de punição física e ameaças psicológicas, até a instalação em sala de uma conduta arbitrária de decisões e interpretações. Assim, um aluno de escola pública morador de um bairro urbano de classe média do Rio de Janeiro poderia ouvir de sua professora que os Estados Unidos funcionavam bem porque lá os bairros eram divididos de acordo com a cor e a raça de seus habitantes, o que levava ao respeito mútuo.
Um pouco de Psicologia experimental
Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais do comportamento humano. Como sua base inicial é a filosofia, muitas vezes esta ciência serve como pilar para o pensamento de Descartes, Bergson e Kant. O reconhecimento de sua legitimidade como ciência se dá a partir do trabalho Wilhelm Wundt, primeiro psicólogo e fundador da Psicologia moderna, cujas bases de trabalho são estruturalistas.
Mudanças didáticas e pedagógicas na construção social do conhecimento: a autonomia do aluno no novo milênio
Durante muito tempo, a prática docente foi guiada por uma concepção de ensino puramente tradicional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem ocorria em função de uma grande quantidade de conceitos e definições que deveriam ser reproduzidos pelos alunos. Ainda com base nessa linha metodológica, a prática da interação entre docente e discente não ocorria, na medida em que ambos não eram concebidos como interlocutores. Nesse processo de ensino e aprendizagem, era dado ao aluno um papel passivo; em virtude disso, ele deveria abdicar de seus posicionamentos diante dos argumentos inquestionáveis do professor. Essa postura esteve presente durante décadas nas escolas brasileiras, alçando, assim, o ensino a um papel reprodutivo.
Era uma vez... Espaço
Era uma vez um menino muito grande e bonito chamado Espaço.
Uma deusa de carne e de osso
Estranho saber que em algumas comunidades humanas não existe lugar para a palavra Pai. Isso se dá porque, segundo os antropólogos, a base da família é matrilinear. As mulheres, desfrutando de uma liberdade sexual pouco vista nas sociedades patriarcais, têm encontros sexuais fortuitos com diversos homens e criam seus filhos sem necessariamente saber quem é o pai deles. Escandaloso para os nossos padrões morais? Pois é. As culturas humanas são ricas em sua diversidade, e isso às vezes assusta.
Mini-histórias: cenas do cotidiano das escolas de educação infantil como foco de pesquisa, reflexão e comunicação
Educação InfantilO livro Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil (Obeci), organizado por Paulo Fochi e escrito por ele em conjunto com quinze autoras, aborda o cotidiano de escolas de Educação Infantil que compõem o OBECI utilizando as mini-histórias. Além disso, situa como essa prática se articula ao processo formativo das professoras nesses espaços. O autor e as autoras objetivam que a leitura provoque uma mudança a fim de transformar as escolas de Educação Infantil em lugares mais generosos. A obra mostra como as cenas do cotidiano da escola possibilitam a pesquisa, a reflexão e a comunicação para todos que compõem a escola.
Alunos do Ciep 495 Guignard fazem excursão a Vassouras e assistem a um sarau literário e musical no Museu Casa da Hera
No dia 29 de março de 2014, os alunos da Nova EJA (Módulo 3) do Ciep 495 Guignard, localizado no bairro Parque Mambucaba, em Angra dos Reis, fizeram uma excursão a Vassouras para conhecer a história da cidade dos barões e o Museu Casa da Hera.
Resultados do Enem e educação profissional e de jovens e adultos geram notícias que fazem pensar
Notícias publicadas nos dois principais jornais de São Paulo (Estadão e Folha) na segunda quinzena de maio chamaram a atenção para dois assuntos: as notas no Enem obtidas por alunos carentes matriculados na rede particular e na rede pública; e os números da educação profissional obtidos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE.
Melhorar a profissão docente, condição da “grande” reforma educacional
O programa da presidente Bachelet dá alta prioridade à educação e propõe mudar o foco da política educativa. A educação deixará de ser um bem que se distribui pelo jogo de mercado e será um direito social que o Estado garante para todos, independente de sua situação social, étnica ou do lugar do país que habite.