Biblioteca
Filtrar os artigos
Lei Áurea
A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o senhor Dom Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência
FísicaA realização de projetos de divulgação científica nas escolas exige que a comunidade escolar esteja convencida de sua importância, pois para o sucesso deve haver a colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade. Em compensação, esses projetos tornam o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem.
A importância da reformulação dos currículos das disciplinas da área de exatas
No artigo anterior, avaliei questões relacionadas aos problemas no ensino de Ciências no Brasil e a falta de incentivo para que os alunos se interessem por essa área.
Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática a alunos com necessidades educacionais especiais
MatemáticaDiversos trabalhos de Educação Matemática e de Educação Especial e Inclusiva discutem a necessidade do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos, mas poucos exemplos foram apresentados; são listados alguns desses recursos e é ratificada a importância de tecnologias assistivas que promovam o acesso a conceitos matemáticos por indivíduos com diferentes necessidades educacionais especiais.
Didática da escolarização do leitor: uma abordagem sociointeracionista
Durante décadas, a didática da escolarização do leitor concedeu primazia à decodificação de conteúdos e informações, primando por práticas mecânicas de reprodução. O ensino dessa competência linguística tinha como base norteadora as tendências tecnicistas. Consoante Perfeito (2007), o tecnicismo está diretamente atrelado ao behaviorismo – teoria psicológica elaborada por Watson – que preconizava a “incucação” de hábitos e práticas amparados na constante repetição (PERFEITO, 2007). Com base no norte dessa tendência pedagógica, o processo de escolarização brasileiro privilegiava a transmissão, a recepção e, acima de tudo, a reprodução mecânica de conteúdos.
Virada russa: a resposta da arte em momentos difíceis
Em tempos de guerra, a expressão do vago sentimento diante do horror e do despropósito da violência pode surgir de diversas maneiras. Os artistas russos que viveram os conturbados anos do início do século XX, sob o efeito das destruições causadas pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa, apresentam visões díspares daquele período.
Em busca do tempo perdido – em sala de aula
Se fôssemos contar o tempo que nós, professores, gastamos em sala de aula com atividades que nada têm a ver com a matéria provavelmente ficaríamos chocados com o desperdício.
Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEsta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.
Como utilizar o Twitter nas escolas
Traduzido por Juliana Carvalho