Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Lei Áurea

A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o senhor Dom Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:

Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência
Física

A realização de projetos de divulgação científica nas escolas exige que a comunidade escolar esteja convencida de sua importância, pois para o sucesso deve haver a colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade. Em compensação, esses projetos tornam o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

A importância da reformulação dos currículos das disciplinas da área de exatas

No artigo anterior, avaliei questões relacionadas aos problemas no ensino de Ciências no Brasil e a falta de incentivo para que os alunos se interessem por essa área.

Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de Matemática a alunos com necessidades educacionais especiais
Matemática

Diversos trabalhos de Educação Matemática e de Educação Especial e Inclusiva discutem a necessidade do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos, mas poucos exemplos foram apresentados; são listados alguns desses recursos e é ratificada a importância de tecnologias assistivas que promovam o acesso a conceitos matemáticos por indivíduos com diferentes necessidades educacionais especiais.

Didática da escolarização do leitor: uma abordagem sociointeracionista

Durante décadas, a didática da escolarização do leitor concedeu primazia à decodificação de conteúdos e informações, primando por práticas mecânicas de reprodução. O ensino dessa competência linguística tinha como base norteadora as tendências tecnicistas. Consoante Perfeito (2007), o tecnicismo está diretamente atrelado ao behaviorismo – teoria psicológica elaborada por Watson – que preconizava a “incucação” de hábitos e práticas amparados na constante repetição (PERFEITO, 2007). Com base no norte dessa tendência pedagógica, o processo de escolarização brasileiro privilegiava a transmissão, a recepção e, acima de tudo, a reprodução mecânica de conteúdos.

Virada russa: a resposta da arte em momentos difíceis

Em tempos de guerra, a expressão do vago sentimento diante do horror e do despropósito da violência pode surgir de diversas maneiras. Os artistas russos que viveram os conturbados anos do início do século XX, sob o efeito das destruições causadas pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa, apresentam visões díspares daquele período.

Em busca do tempo perdido – em sala de aula

Se fôssemos contar o tempo que nós, professores, gastamos em sala de aula com atividades que nada têm a ver com a matéria provavelmente ficaríamos chocados com o desperdício.

Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Esta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.

Como utilizar o Twitter nas escolas

Traduzido por Juliana Carvalho