Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Vivenciando a ludicidade e interatividade a partir da formação continuada de professores do Ensino Fundamental
Formação de Professores

Este relato fala de experiências que buscam valorizar a aprendizagem colaborativa entre professores a partir de uma metodologia diferenciada, trabalhando por uma educação para a autonomia que seja dialógica, colaborativa e bidirecional, durante uma semana de formação continuada em que foram trabalhados vários autores de forma a trazer a prática, a teoria e a reflexão durante toda a formação.

Epigenética e os transtornos do desenvolvimento
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A compreensão dos processos de formação dos transtornos do desenvolvimento vem despertando cada vez mais o interesse em novas pesquisas. Um desses campos pesquisados é a Epigenética, que se refere a todas as transformações reversíveis e herdáveis no genoma funcional, gerando ferramentas podem favorecer a prevenção e o tratamento de diversos transtornos do desenvolvimento e diferentes doenças

A ação docente frente à inclusão das tecnologias assistivas no espaço escolar
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

As tecnologias assistivas contribuem fortemente para o sucesso da inserção do aluno surdocego no ensino regular, mas é necessária a participação do professor regente e do professor instrutor mediador, em parceria, para que os melhores resultados sejam alcançados.

Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A Astrobiologia é a ciência que estuda a origem, distribuição, evolução e futuro do universo; ela estimula a curiosidade dos alunos, porém ainda é utilizada de maneira muito limitada pela maioria das escolas. O estudo da Astronomia foi incorporado ao currículo mínimo de Física em 2012. O objetivo deste trabalho foi introduzir o ensino de Astrobiologia em turmas do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os 47 alunos participantes são do 1° ano do Ensino Médio do município de Nova Friburgo, de 14 e 15 anos, de ambos os sexos, de duas turmas do Proemi (Programa de Ensino Médio Inovador).

Políticas públicas de combate ao racismo e as estratégias militares: o aproveitamento do êxito
Formação de Professores e Política Educacional

As políticas públicas de combate ao racismo colocadas em vigor nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula utilizaram o processo de “cooptação voluntária” para alcançar seus objetivos, privilegiando o multiculturalismo, mas não foram objeto de avaliação por quaisquer critérios.

Haja coração! Uma abordagem do sistema cardiovascular à luz do tema futebol
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Com o objetivo despertar o interesse de alunos do Ensino Fundamental pela Ciência, o projeto Haja coração!, relaciona o conteúdo programático ao tema Futebol, relevante durante a Copa do Mundo realizada no Brasil e pelo interesse dos alunos pelo futebol.

Ovide Decroly e a Pedagogia de Projetos
Formação de Professores

Ovide Decroly desenvolveu sua Pedagogia de Projetos, em que o aluno era o centro das atividades, valorizando também suas atividades sociais. Para isso, desenvolveu o que chamava de centro de interesses e o método de alfabetização global, que buscava associar os significados mais do que as sílabas.

Educação de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Aquisição da linguagem pelo(a) aluno(a) surdo(a) via ludicidade
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A dificuldade dos surdos na aprendizagem pode estar associada à utilização de um método ineficaz, que não atende à realidade do aluno. O uso da ludicidade é um caminho para que esse estudante tenha vontade de aprender.