Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Ser humano, cultura e formação social: etnoconhecimento e correlações para formação do sujeito transformador da sociedade
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Na busca por alcançar a sustentabilidade socioambiental, a sociedade esbarra na sua própria formação, que necessita ser repensada e reestruturada, visando a formação de um ser humano que busque atuar não de forma a continuar os processos de degradação do planeta impostos pelo modelo socioeconômico, mas que traga a sobrevivência da espécie humana.

Análise das propostas curriculares para o Ensino de Nutrição no Estado do Rio de Janeiro
Formação de Professores e Política Educacional

Para atender às determinações do Currículo Mínimo de Ciências e Biologia, ainda que este não explicite ou oriente como devem ser feitas as práticas, o ensino de Nutrição deveria priorizar conteúdos mais atuais e relevantes para os alunos, que valorizassem as questões sociais e culturais do assunto.

O abastecimento de água em Angra dos Reis; educação científica numa visão multidisciplinar
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma problematização sobre um fato do dia a dia – disponibilidade de água potável para a população – objetiva estimular o professor de Ciências a refletir; para isso, precisa decodificar a linguagem científica. O letramento científico trabalha as relações entre causas e consequências desses fatos cotidianos, permitindo a tomada de decisão consciente e a integração de conhecimentos.

A visão dos intérpretes de libras sobre a inclusão de alunos surdos em eventos de divulgação científica na escola
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares provoca sempre apreensão, pelas necessidades especiais que eles demandam. Nesta pesquisa, fica claro, pela informação vinda dos seus intérpretes de Libras, que o uso de elementos imagéticos contribui para o entendimento deles do que está sendo apresentado e provoca mesmo o interesse pelo protagonismo e a construção do seu conhecimento.

Aprendizado individual e aprendizado social: da interdisciplinaridade à metacognição na formação do sujeito
Formação de Professores

O aprendizado acontece quando a pessoa interage com o ambiente à sua volta, incluindo seus similares. O processo de aprendizagem é dialético e contínuo, interdisciplinar. E quanto mais interações a pessoa tiver, maior será a amplitude desse processo. Eventos negativos provocam entraves e traumas que podem durar o resto da vida.

Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais Específicas

Falar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.

A fotografia como recurso didático
Formação de Professores

A produção de imagens transforma o espaço urbano; com isso, a produção fotográfica, como registro do momento e das transformações do espaço, é um recurso didático que não pode ser descartado na prática docente. Uma das formas de exploração da fotografia está na criação e produção de fotos em sequência, como nas fotonovelas. Nesse processo, os alunos produzem e consomem o conhecimento.

Você sabe interpretar um exame de sangue?
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A análise de resultados de um exame de sangue pode ser uma excelente oportunidade para repensar o processo de ensino-aprendizagem, motivando professores e alunos em atividades que provoquem a construção do conhecimento de todos e um novo olhar sobre o cotidiano – especialmente em relação a doenças e características individuais apresentadas num hemograma.

Metodologia de Projetos no ensino básico e tecnológico: uma educação emancipadora
Formação de Professores

Este trabalho mostra como é aplicada a Metodologia de Projetos na disciplina de Automação Predial do curso integrado em Eletrotécnica do IFRO/Campus Porto Velho – Calama, com o objetivo de garantir aos alunos o direito a uma educação emancipadora, primada pelo protagonismo dos sujeitos do Ensino Médio.

As perspectivas profissionais do curso de Pedagogia: uma análise bibliográfica dos campos de atuação do pedagogo
Formação de Professores

Quais as perspectivas profissionais do curso de Pedagogia? Quais os campos de abrangência educacional em que o pedagogo atuará? O objetivo é estudar as perspectivas profissionais pelo curso de Pedagogia e os campos de atuação do pedagogo. Esta é uma pesquisa bibliográfica na qual utilizamos como autores principais Libâneo, Tardif e Pimenta. O trabalho aborda as formas de acesso ao ensino superior, a escolha profissional, o curso de Pedagogia e o que fazem os pedagogos.