Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Avaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de Professores

A avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.

Percepções no estágio supervisionado de Educação de Jovens e Adultos: vivências na formação docente
Formação de Professores

O estágio supervisionado é uma das atividades essenciais na formação do pedagogo, pois busca contextualizar a prática e contribui para a análise das situações vividas pelo futuro educador. A Educação de Jovens e Adultos é um dos espaços onde esses estudantes desenvolvem sua capacidade de participação social e de reinventar seu mundo. A combinação desses dois elementos (estágio e EJA) pode levar a excelentes experiências.

A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.

Livros de colaborador da revista Educação Pública são lançados por editora da Alemanha
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais Específicas

Dois livros de Marcelo Bittencourt Jardim, colaborador da revista Educação Pública, são lançados na Alemanha; tratam de assuntos relacionados à Educação Física e à Psicomotricidade: como afetam as atividades da Educação Especial e como se dá a formação e qual o perfil do atleta de futebol profissional.

Dinâmicas de grupo em aulas de Arte
Formação de Professores

A utilização de dinâmicas de grupo nas aulas pode servir para a integração dos alunos – especialmente no início do ano letivo –, mas exige atenção da liderança da atividade, para que sejam atingidos os objetivos pedagógicos desejados sem ultrapassar limites do grupo, que devem ser respeitados.

O ensino da Libras no Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para cumprir seu papel de formar cidadãos conscientes, a escola – incluindo aí professores, gestores e comunidade – deve estar preparada para atender aos alunos da forma mais adequada, de acordo também com as demandas de inclusão e igualdade determinadas em lei.

A Libras e a escrita de sinais
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A escrita da língua de sinais pode ser uma solução para ultrapassar o principal entrave à participação social da comunidade surda, que engloba uma percepção única do mundo; para facilitar a interação do Surdo, foram sendo desenvolvidas formas de comunicação, iniciando com o oralismo estrito e chegando à língua de sinais.

Elaboração de experimentos para feira de ciências: uma proposta no âmbito do PIBID
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma das formas possíveis de trabalhar conteúdos ministrados em sala de aula é com feiras de ciências, nas quais, além do estudo de fenômenos, ocorre uma abordagem histórico-filosófica e os alunos são incentivados a pesquisar e a elaborar apresentações orais e experimentos. Nesse contexto, é importante a colaboração de alunos PIBID.

Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vigotskiana
Formação de Professores

As relações entre instrumentos e signos mostram a importância dos últimos para a comunicação e a formação de conceitos; assim é possível compreender que a aprendizagem acontece por meio do uso de sistemas simbólicos com o auxílio do outro.