Biblioteca
Filtrar os artigos
Os desafios da significância do ensino em escola pública de tempo integral: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá
Formação de Professores e Política EducacionalProjeto Ensino Médio Inovador no Colégio Estadual Canadá
Formação de ProfessoresAprendizagem motora na Educação Básica
Educação FísicaConhecer o desenvolvimento motor do ser humano é de suma importância para ajudar profissionais da Educação e da Educação Física a contribuir na formação do aluno nas escolas, em programas sociais e em atendimentos individualizados.
Tradições, cultura e misticismo nas comunidades tradicionais: ‘A antropóloga’
Cidadania e ComportamentoOs conhecimentos das comunidades tradicionais precisam ser valorizados, registrados e perpetuados, a fim de que não se percam, pois a oralidade é seu único meio de transmissão; isso evitaria que se perdessem com o passar dos anos.
Ler, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
Filosofia e Formação de ProfessoresPara priorizar o protagonismo dos estudantes, é preciso prepará-los para serem sujeitos de seus processos, especialmente com a capacidade de “ver o mundo”, conforme Paulo Freire, e a pluralidade proposta por Hannah Arendt.
Refletindo sobre alimentação saudável a partir do ensino-aprendizagem de vocabulário de alimentos em inglês
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaPara motivar alunos do EJA a estudar língua estrangeira, foram não só utilizados os termos relativos a alimentação, mas também proposta uma discussão sobre a qualidade da alimentação cotidiana.
Na educação, começamos a sair da indigência
Cidadania e ComportamentoTaxa de conclusão do Ensino Médio na idade certa aumenta 15%
Política EducacionalMaior presença de portadores de deficiência exige adaptações
Política EducacionalElaboração e aplicação de jogo didático com temática ambiental: o aquecimento global como tema transversal no ensino de Termodinâmica
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA criação de um jogo de tabuleiro pode contribuir para o estudo de temas de meio ambiente, por motivar os alunos e toda a comunidade escolar, despertando o interesse para assuntos que, de outra forma, não seriam atraentes.