Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Aprendizagem motora na Educação Básica
Educação Física

Conhecer o desenvolvimento motor do ser humano é de suma importância para ajudar profissionais da Educação e da Educação Física a contribuir na formação do aluno nas escolas, em programas sociais e em atendimentos individualizados.

Tradições, cultura e misticismo nas comunidades tradicionais: ‘A antropóloga’
Cidadania e Comportamento

Os conhecimentos das comunidades tradicionais precisam ser valorizados, registrados e perpetuados, a fim de que não se percam, pois a oralidade é seu único meio de transmissão; isso evitaria que se perdessem com o passar dos anos.

Ler, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
Filosofia e Formação de Professores

Para priorizar o protagonismo dos estudantes, é preciso prepará-los para serem sujeitos de seus processos, especialmente com a capacidade de “ver o mundo”, conforme Paulo Freire, e a pluralidade proposta por Hannah Arendt.

Refletindo sobre alimentação saudável a partir do ensino-aprendizagem de vocabulário de alimentos em inglês
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Para motivar alunos do EJA a estudar língua estrangeira, foram não só utilizados os termos relativos a alimentação, mas também proposta uma discussão sobre a qualidade da alimentação cotidiana.

Elaboração e aplicação de jogo didático com temática ambiental: o aquecimento global como tema transversal no ensino de Termodinâmica
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A criação de um jogo de tabuleiro pode contribuir para o estudo de temas de meio ambiente, por motivar os alunos e toda a comunidade escolar, despertando o interesse para assuntos que, de outra forma, não seriam atraentes.