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Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos possui características específicas em função do processo de aprendizagem desses estudantes. Como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua inicial dessas pessoas, ela deve ser o ponto de partida para outras aprendizagens.

Misturar é preciso
Formação de Professores

Com uma boa reunião entre professores, é possível realizar uma feira de atividades interdisciplinares – e não apenas de Ciências, de Literatura, de Humanas. Para isso é preciso que os docentes estejam dispostos a experimentar e sair da zona de conforto.

Tecnologia em sala de aula para a inclusão
Educação Especial e Inclusiva

Cientistas e jornalistas
Comunicação

Saúde é um direito, não um favor
Cidadania e Comportamento

Um graduando da área de Saúde percebe como o SUS precisa ser humanizado, privilegiando a preservação da saúde na comunidade, pois a saúde deve ser garantida a todos e não usada como moeda de troca em períodos eleitorais.

Um Rio de Janeiro da cidadania
Cidadania e Comportamento

O respeito à diferença ajuda a construir a cidadania, valorizando o coletivo em detrimento da privatização que tem sido praticada nos últimos tempos, que incentiva a segregação racial, religiosa e política que chega à intolerância.

As ações afirmativas para negros e o sistema de acompanhamento e avaliação da Lei nº 12.711/12
Formação de Professores e Política Educacional

O programa de ações afirmativas nas instituições de ensino superior necessita de implementar seu sistema de acompanhamento e avaliação, a fim de identificar os resultados dessas ações.

Conselho escolar de Educação em Direitos Humanos: uma proposta de mobilização
Formação de Professores e Política Educacional

Um conselho escolar de Educação em Direitos Humanos contribui para enfrentar as diversas formas de desrespeito aos direitos, como o bullying, e reforça o papel da escola como alicerce na construção da cidadania.