Biblioteca
Filtrar os artigos
Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaO ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos possui características específicas em função do processo de aprendizagem desses estudantes. Como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua inicial dessas pessoas, ela deve ser o ponto de partida para outras aprendizagens.
Misturar é preciso
Formação de ProfessoresCom uma boa reunião entre professores, é possível realizar uma feira de atividades interdisciplinares – e não apenas de Ciências, de Literatura, de Humanas. Para isso é preciso que os docentes estejam dispostos a experimentar e sair da zona de conforto.
Tecnologia em sala de aula para a inclusão
Educação Especial e InclusivaCientistas e jornalistas
ComunicaçãoDinâmica familiar tem relação com bullying
PsicologiaSaúde é um direito, não um favor
Cidadania e ComportamentoUm graduando da área de Saúde percebe como o SUS precisa ser humanizado, privilegiando a preservação da saúde na comunidade, pois a saúde deve ser garantida a todos e não usada como moeda de troca em períodos eleitorais.
Um Rio de Janeiro da cidadania
Cidadania e ComportamentoO respeito à diferença ajuda a construir a cidadania, valorizando o coletivo em detrimento da privatização que tem sido praticada nos últimos tempos, que incentiva a segregação racial, religiosa e política que chega à intolerância.
As ações afirmativas para negros e o sistema de acompanhamento e avaliação da Lei nº 12.711/12
Formação de Professores e Política EducacionalO programa de ações afirmativas nas instituições de ensino superior necessita de implementar seu sistema de acompanhamento e avaliação, a fim de identificar os resultados dessas ações.
Conselho escolar de Educação em Direitos Humanos: uma proposta de mobilização
Formação de Professores e Política EducacionalUm conselho escolar de Educação em Direitos Humanos contribui para enfrentar as diversas formas de desrespeito aos direitos, como o bullying, e reforça o papel da escola como alicerce na construção da cidadania.