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Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtrosReflexões sobre a gestão participativa e democrática
Formação de Professores e Política EducacionalUm gestor precisa mais do que tomar decisões e ficar à frente da escola. Ele precisa ser um planejador, um coordenador que distribui responsabilidades e traz toda a comunidade para atuar na "sua" unidade. Para sua gestão ser democrática, deverá ouvir as ideias e opiniões dos atores envolvidos.
Educação para que(m)? Lições do modelo finlandês para a escola pública brasileira
Formação de Professores e Política EducacionalO reconhecimento técnico dos profissionais não docentes: sua implementação nos sistemas de ensino
Formação de Professores e Política EducacionalO reconhecimento profissional dos não docentes inseridos nas escolas faz parte da legislação, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional das instituições, mas isso não vem sendo cumprido formalmente.
Contribuições da Finlândia ao Ensino Médio público brasileiro
Formação de Professores e Política EducacionalA Finlândia é, já há alguns anos, a principal referência de sistema educacional de qualidade. Alguns professores que fizeram intercâmbio naquele país nórdico escreveram sobre o que existe lá que pode ser útil à educação brasileira.
Pós-graduação: uma necessidade estressante ao novo educador
Formação de Professores e Política EducacionalA realização de cursos de formação continuada, especialmente de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, é plena de fatores e relações estressantes, que devem ser superados com o apoio dos professores e leituras.
Ações afirmativas na Administração Pública Federal: a política multicultural da lei de cotas no serviço público
Formação de Professores e Política EducacionalO Programa de Ações Afirmativas reflete-se também nos concursos públicos destinados à Administração Pública Federal. Foram propostas metas e percentuais para afrodescendentes, mulheres e deficientes físicos, incluindo metas e resultados.
Cultura popular e Arquivologia: uma conexão intrinsecamente necessária para a Educação
Outras Mais Específicas e Política CulturalAs ações culturais populares devem ser disseminadas e um dos espaços mais adequados a isso são as instituições de cunho cultural, visto que são fontes de informação e podem contribuir para o turismo cultural e desenvolver atividades lúdicas.
As interfaces da Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores e Política EducacionalPara pensar a relação dos jovens com a escola, é preciso analisar o que a escola representa para esses jovens e o papel que os professores desempenham junto a esse público, que historicamente é desatendido pela instituição.
A escola no combate ao Aedes aegypti: uma ação ecopedagógica e interdisciplinar
Formação de Professores e Política EducacionalUma experiência transdisciplinar voltada para o combate ao vetor transmissor da dengue e do zika vírus tem sua culminância numa importante apresentação de trabalhos e jogos que motivaram e envolveram a comunidade escolar.
A biblioteca escolar, os funcionários da escola e o Profuncionário
Formação de Professores e Política EducacionalA formação de bibliotecários e técnicos em bibliotecas irá melhorar os recursos disponíveis nas escolas das redes pública e privada e atenderá às necessidades de quase 190 mil estabelecimentos de ensino na Educação Básica.