Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Metodologia de ensino da Literatura - Leitura na escola: as faces da opressão e do prazer
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta resultados de pesquisa relacionada a metodologias de leitura de livros de literatura entre alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental em escolas particulares do Rio de Janeiro. Considerou-se, como hipótese da pesquisa, que alguns professores ainda desenvolvem uma pseudoformação de leitores, a qual é fruto de ações alicerçadas em métodos opressores que obrigam o aluno a ler somente para cumprimento de um fazer burocrático da escola. Por outro lado, considerou-se também a hipótese de que existem várias alternativas metodológicas de sucesso para a formação de leitores proficientes, que leem por prazer muito além de qualquer projeto de leitura escolar. Para o desenvolvimento do estudo, realizaram-se pesquisas entre professores e alunos das escolas envolvidas, os quais responderam a questionários cujas perguntas foram direcionadas ao fim proposto, ou seja, descobrir quais metodologias contribuem ou não à formação de leitores. As respostas evidenciaram que a avaliação da leitura, a escolha dos livros de leitura, a destinação de tempo de leitura de tais livros em sala de aula, o compartilhamento de experiências leitoras entre os sujeitos educacionais e o uso adequado de espaços destinados à leitura estão todos diretamente relacionados ao sucesso ou não de qualquer projeto de leitura.

Metodologia de ensino da Literatura - Pedagogia de Projetos para Ensino de Literatura: um estudo de caso
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de uma investigação sobre a eficácia e as contribuições da Pedagogia de Projetos para o ensino de Literatura no nível médio. A sua motivação deu-se em razão da necessidade de encontrar abordagens que contribuíssem para promover a aprendizagem dos estudantes, diante da falta de interesse por parte dos alunos no que se refere à aprendizagem da literatura em sala de aula. Nesse contexto, consideramos a pedagogia de projetos como uma resposta possível diante do problema mais amplo do aparente desinteresse dos alunos pela disciplina em questão. Para isso, realizou-se estudo de caso tendo como participantes alunos do terceiro ano do ensino médio de duas escolas do estado do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado antes, durante e após o desenvolvimento de um projeto denominado Tributo a Vinicius de Moraes, e nossa análise dos dados foi basicamente qualitativa. Os resultados confirmaram a hipótese levantada a respeito do impacto positivo da pedagogia de para o ensino da literatura.

O prazer de ler
História, Formação de Professores, Instituição Escola, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo pretende apresentar a importância da leitura para o desenvolvimento do indivíduo e a importância de promover o gosto pela leitura. Fala da magia, da paixão pela leitura, pelas histórias e pelos livros. Leitura... Palavra mágica que proporciona informação, formação, crescimento, atualização do individuo e, sobretudo, prazer.

Cornélio Penna
Comunicação, Cinema, Teatro e TV, Educação Artística e Língua Portuguesa e Literatura

Cornélio? Quem? Quando se fala de Cornélio Penna, quase sempre se ouve isso. Poucas são as pessoas que já ouviram falar do escritor e pouquíssimas são aquelas que leram ao menos um de seus livros. Nascido em 1896 em Petrópolis, município do Rio de Janeiro, Cornélio foi autor de uns dos romances mais singulares da literatura brasileira. Por conta dessa singularidade, sua obra, composta de apenas quatro títulos – dos quais seu último romance, A menina morta, de 1954, é o mais famoso –, nunca teve grande recepção do público, embora tenha sido (e ainda seja) incensada por uma pequena parcela de críticos. Mas, mesmo para um público leitor mais especializado, talvez Cornélio Penna seja mais um dos “verbetes” obscuros que figuram nos compêndios da literatura brasileira.