Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Adultos egocêntricos
Outras Mais Específicas

As crianças que falam sobre si mesmas confirmam as teorias piagetianas sobre o desenvolvimento intelectual; surpreendente é ver adultos fazendo o mesmo nas redes sociais.

E o cérebro se reinventa...
Língua Portuguesa e Literatura

Ao descobrir uma nova forma de trabalhar com alunos, causando surpresas e estranhamentos, o docente refaz seus caminhos em sala de aula e recupera a atenção das mentes curiosas.

Por uma educação que proporcione boa vida na cidade ou emancipação?
Cidadania e Comportamento

As manifestações dos profissionais da Educação são reflexos de uma cidadania abstrata, visto que os direitos e deveres estabelecidos na Constituição Cidadã e demais conjunto de leis dela decorrentes garantem mecanismos de cumprimento de deveres, porém a contrapartida, o direito dos cidadãos, é negligenciado.

Como estimular seu filho a ler
Língua Portuguesa e Literatura

Nada melhor do que do que não fazer nada
Outras Mais Específicas

Encher as crianças de atividades extraescolares pode provocar estresse e ofuscar o principal ofício dos infantes: brincar. Isso as impede de colocar em prática suas vivências e expressar de forma lúdica as informações que recebeu.

Erotismo na literatura
Língua Portuguesa e Literatura

Lendas e contos na cultura popular: a Lenda do Batatão
Folclore e Datas Importantes

As lendas e os contos possuem uma poética oral muito importante no que se refere ao caráter sonoro; é um conhecimento externalizado pelos povos de forma rítmica, com sensibilidade poética, domínio e propriedade do saber. Essa arte narrativa é uma forma artesanal de comunicação, pois o narrador molda, lapida o seu contar de acordo com seus ouvintes e a intenção/interação nesse processo. Na busca da oralidade na transmissão dos contos, foi resgatada a lenda do Batatão, já que é bastante conhecida na localidade, principalmente pelo público infantil, que a conhece por meio das narrativas propagadas pelos familiares.

Cultura, folclore e os saberes tradicionais
Folclore e Datas Importantes

A transmissão oral, tida como um acontecimento lembrado, tem que ser revivida e incorporada, de maneira que essa transmissão se transforme numa história viva. O conto, devido ao seu caráter repetitivo, e mesmo retratando o passado, fala de um presente permanente. As lendas e os contos possuem uma poética oral muito importante no que se refere às suas características sonoras, que são conduzidas pela voz e pela enunciação. É um conhecimento externalizado pelos povos tradicionais de forma rítmica, com sensibilidade poética, domínio e propriedade, a fim de valorizar o saber transmitido entre eles.

Cultura e oralidade nos contos tradicionais
Folclore e Datas Importantes

No convívio e nas crenças próprias na comunidade, a oralidade adquire características e intenções próprias, dependendo de como e do meio onde foi difundida no seu grupo. As lendas e os contos possuem conotação poética muito importante no que se refere ao caráter sonoro. O estudo da linguagem na transmissão do conhecimento está relacionado à cultura e à ideologia nos signos constituídos nos processos de interação social das sociedades de tradição exclusivamente oral. A história humana mostra que todos os povos sempre contaram histórias; mesmo quando ainda não havia a escrita, havia a palavra e a memória.