Edição V. 20, Ed. 34 - 08/09/2020
Letramento crítico pautado pelas ferramentas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem em EAD: um estudo de caso na comunidade de Tamoios em Cabo Frio/RJ
Educação a Distância, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO presente trabalho tem por objetivo analisar como o letramento crítico com o uso de novas tecnologias na Educação pode colaborar para o aprendizado na perspectiva da EaD. Esta pesquisa dialoga diretamente com a perspectiva educacional pautada na BNCC, com a décima competência, que privilegia as tecnologias no processo educacional. É importante salientar que o uso das novas tecnologias não exclui o trabalho feito pelo professor em sala de aula e que a aplicação da tecnologia seria um mecanismo a mais que pode ser disponibilizado para que a aprendizagem atinja altos níveis de eficácia.
Leia este artigoA arte dos quadrinhos do Quarteto Fantástico e sua relevância ao retratar concepções da Guerra Fria
História, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasAntes de desenvolver uma relação entre história e arte nos anos 60, devemos atentar a essa mesma relação ocorrida na década de 40. De fato, a literatura de quadrinhos atinge ápices históricos durante o período da Guerra Fria (1945-1991), porém, para situar melhor sobre o objetivo desse artigo, temos que observar a relação entre a posição dos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra e o surgimento do Capitão América.
Leia este artigoO déficit de conhecimentos básicos em português dos discentes do Curso Normal: uma experiência no Pibid
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo refere-se a um relato das atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura em Letras – Português e Inglês de Volta Redonda/RJ, atuando em um colégio estadual da região sul do estado do Rio de Janeiro.
Leia este artigoJúri simulado: prática de sensibilização de Educação Ambiental em sala de aula
Ecologia e Meio AmbienteA Educação Ambiental (EA) preza a construção dos conhecimentos do indivíduo e da sociedade, incentivando-os a se sensibilizarem com os problemas relacionados ao meio ambiente, buscando soluções e estratégias para trazer proteção ao meio em que vivemos. A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
Leia este artigoAutismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista
Psicologia e Educação Especial e InclusivaQuando se fala na inclusão da criança com autismo na escola regular, deve-se pensar também no professor, pois ele muitas vezes não está preparado para receber esses alunos especiais. Este artigo busca responder a algumas questões: qual é o papel do professor frente à inclusão escolar de crianças com autismo na rede regular? O professor é visto como mediador no processo inclusivo; é ele quem promove o contato inicial da criança com a sala de aula, pois é o responsável por incluí-lo nas atividades com toda a turma.
Leia este artigoEducação e transformação da sociedade
Política EducacionalO presente artigo teve por objetivo refletir acerca da constatação da necessidade da transformação da sociedade e do próprio processo de ensino-aprendizagem, além de diagnosticar elementos que corroboram a necessidade da conscientização do ensino crítico para a transformação social. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em livros físicos e digitais. A pesquisa suscitou um olhar crítico sobre o assunto e nos conduziu à percepção de que o homem, para alcançar a transformação de si e do que está à sua volta, deve ter sua compreensão como sujeito, potencializando novas perspectivas para a educação e para a sociedade.
Leia este artigoCom a Matemática construímos pontes e não barreiras
Física, Matemática e Vivências de Sala de AulaO trabalho com Geometria tem muita importância para o desenvolvimento do senso espacial e do raciocínio lógico matemático como aponta a BNCC. Esse campo de conhecimento caracteriza-se pelas múltiplas possibilidades de trabalho, como o uso de materiais manipulativos, jogos ou investigação matemática, todas com um único objetivo: a construção de conceitos geométricos.
Leia este artigoProjetos de leitura na Educação Infantil: momento significativo de aprendizagem
Comunicação, Educação Infantil e Língua Portuguesa e LiteraturaDurante muito tempo, a Educação Infantil foi vista como o espaço do brincar, apenas para as crianças ficarem enquanto as mães trabalhavam. Com a modernização e industrialização, as mulheres participam dos avanços do mercado de trabalho. Surgiram então as “mães mercenárias”, que cuidavam de várias crianças juntas para as outras mães trabalharem fora.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui