Edição V. 21, Ed. 28 - 27/07/2021
Proposta de produto educacional como estratégia de ensino para a melhoria do aprendizado de estudantes de escolas públicas para a Educação Financeira
Matemática, Economia, Avaliação e Política EducacionalEste trabalho apresenta uma investigação realizada com 80 estudantes de cursos do Ensino Médio Técnico Integrado do IFMG – Câmpus Sabará. O objetivo é apresentar o entendimento dos alunos sobre o tema Educação Financeira. Aplicou-se um questionário aos educandos, por meio do qual se coletaram dados do nível de escolaridade, renda familiar e conhecimento sobre Educação Financeira. Os resultados apontam para a necessidade de aplicar estratégias de ensino para introduzir o tema Educação Financeira, para desenvolver, nos estudantes, habilidades como: autoconhecimento, conceitos financeiros e atitudes que valorizem os conhecimentos financeiros para proporcionar uma vida mais equilibrada em relação ao consumo consciente.
Leia este artigoFazer docente: um estudo sobre concepções e estratégias pedagógicas inovadoras
Formação de ProfessoresTrata-se de uma pesquisa que objetiva conhecer como funciona o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Governador José Fragelli que tem como diferencial as estratégias pedagógicas articuladas aos saberes da BNCC e das modalidades esportivas e atende os alunos do Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral. A Escola tem se destacado positivamente dentro do modelo de ensino integral no Estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo. Os participantes da pesquisa são docentes da referida escola.
Leia este artigoUma atividade de ensino voltada para a interdisciplinaridade entre Biologia e Geografia na temática de ambiente de cavernas
Biologia e Biociências, Geografia e Vivências de Sala de AulaA perspectiva da interdisciplinaridade no processo de ensino nas escolas é uma recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma prática interdisciplinar no Ensino Médio, constituída de atividade de campo entre as disciplinas de Biologia e Geografia com base no tema ambiente de cavernas, desenvolvida com alunos da 2ª série do Ensino Médio. Resultados: melhor compreensão do conhecimento científico; ganho na experiência docente; e fortalecimento das relações interpessoais entre professores e os alunos.
Leia este artigoEnsino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia
Instituição EscolaEste artigo retrata os desafios do ensino remoto no contexto de isolamento social, no qual se tem vivenciado uma problemática no âmbito escolar e social no mundo inteiro; essas mudanças têm acarretado no ambiente escolar a busca de formações continuadas pelos professores que possibilitem o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A busca dos educadores por novas metodologias ativas redefinem a didática de suas práticas pedagógicas perante as novas demandas tecnológicas. Foi realizada revisão bibliográfica e de artigos sobre a pandemia e impactos na educação para uma compreensão significativa.
Leia este artigoPercepções e concepções de alunos do 8ºano do Ensino Fundamental sobre sexo e sexualidade
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaAs concepções de sexo e sexualidade possuem inúmeras interpretações, fazendo com que a compreensão seja conturbada e confusa. O objetivo foi verificar as percepções e concepções dos alunos sobre sexo e sexualidade. A concepção de sexualidade foi relacionada com orientação sexual, sistema reprodutor, afetividade, relacionamento, diferença de gênero e mudança das genitálias. A percepção de sexo foi associada ao ato heterossexual e/ou homossexual, à reprodução, ao prazer, afeto e carinho. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem percepções equivocadas sobre esses conceitos. Vale ressaltar a importância da educação para a sexualidade no processo formativo, principalmente no período da adolescência.
Leia este artigoO professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula
Formação de ProfessoresO presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto os professores estão preparados para lidar com esse “novo normal” ou mesmo com o ensino remoto. Para tanto, outras questões são consideradas a fim de nortear as possibilidades de respostas: como trabalhar as metodologias ativas no Ensino Remoto? Quais os desafios enfrentados pelo professor no uso de ferramentas tecnológicas? Quais as vantagens e quais as desvantagens? Optamos neste estudo por refletir sobre a necessidade de compreender que o professor precisa usar metodologias ativas e tecnologias digitais, transformando as aulas em experiências de aprendizagem significativa.
Leia este artigoA Psicomotricidade como instrumento de inclusão
Educação Especial e InclusivaMuitos têm sido os desafios que os professores da escola regular encontram no trabalho com crianças com deficiências. A Psicomotricidade como instrumento de inclusão impacta esse trabalho para explorar o ambiente, desenvolver o tato, o olfato, o esquema corporal, a imagem corporal, a lateralidade, enfim, o desenvolvimento motor, afetivo e social. Para que esse processo de desempenho e crescimento das crianças aconteça, há que se fomentar atividades não só específicas, mas criativas e libertadoras do pensamento e da imaginação, envolvendo as potencialidades do seu intelectual, físico, social e emocional.
Leia este artigoSorte na Genética: atividade educacional de suporte ao ensino-aprendizagem no Ensino Médio
Biologia e BiociênciasA Genética tem sido apresentada de maneira superficial resultando em aprendizagem deficiente e gerando impacto para a vida dos discentes, uma vez que a Genética é um campo de estudo que permeia questões educacionais, morais, tecnológicas e de saúde. Uma ferramenta bastante útil no processo de ensino-aprendizagem são os jogos didáticos. Este trabalho propõe um jogo didático com base em um jogo clássico, constituindo um material de apoio aos alunos e professores para o aprendizado de conceitos relacionados a Genética no Ensino Médio.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui