Edição V. 21, Ed. 32 - 24/08/2021

Estudo da Língua Inglesa: desvendando os métodos utilizados nos cursos de língua inglesa para jovens

Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O objetivo deste artigo é discorrer e desvendar características e aspectos dos métodos adotados nos cursos de língua inglesa com ênfase nos jovens, bem como a relação entre a metodologia de trabalho docente com a consciência morfológica e a absorção de vocabulário de alunos adolescentes aprendizes de Inglês como língua adicional. Respaldando-nos em princípios teóricos voltados para o ensino de línguas (inglês) para jovens, teceremos reflexões sobre zelar sempre pela eficiência e qualidade do ensino, buscando motivar o aluno a se desenvolver e se interessar cada vez mais pela matéria. Em resumo, o método aplicado em uma turma nem sempre é o ideal para outra turma.

Leia este artigo

Aqui tem agudeza de espírito: você conhece o Espírito Santo?

Comunicação, Geografia, História e Língua Portuguesa e Literatura

Esta poesia traz, a cada estrofe, um elemento característico do Estado do Espírito Santo: suas cidades, suas histórias, sua formação social, sua música, seus pratos típicos, suas bebidas, os povos que o compõem e o visitam. Rememora eventos culturais, os grandes nomes nascidos ali, seus monumentos, os recursos naturais presentes nas suas terras. E mostra como o Espírito Santo é mais um dos vários Brasis que existem neste país, com rios, praias e montanhas. Sem falar em educação, ciência e tecnologia... ah, e o café! Para convidar a conhecer “suas gentes, sua fama, poder e encantos”.

Leia este artigo

Breve discussão sobre conceito de translinguagem na educação do Estado de Roraima

Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho visa analisar o conceito de translinguagem e como é a situação no Estado de Roraima. Por mais que os professores de língua portuguesa estejam interessados em compartilhar conhecimentos e experiências com alunos que apresentem dificuldades com o português por possuir outra língua materna, a situação da educação local ainda é preocupante. O que se percebe são práticas individuais de docentes e estão engessadas as políticas e ações da Secretaria do Estado de Educação.

Leia este artigo

Resenha do livro “Desaprender, Reaprender, Desobedecer”

Formação de Professores e História da Educação

Esta obra do professor, palestrante e historiador Hamilton Werneck está permeada por discussões muito atuais, não somente pelo ano de publicação, 2019, mas principalmente pelas questões que nele são tratadas, como, por exemplo, as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, e nas relações das pessoas entre si e com o mundo, provocadas pela tecnologia, principalmente a biotecnologia e a bioengenharia, e com o advento da inteligência artificial, isso está trazendo diferenças enormes entre as pessoas, diferença em conhecimento, em poder de aquisição de bens, poder de domínio.

Leia este artigo

A escola que queremos em tempos de crises: reflexões a partir da pandemia

História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Faz-se um retrospecto crítico sobre a História da Educação no Brasil em interface com as discussões sobre a estrutura de classes da sociedade e como isto configura um tipo de educação e sociedade voltadas para os que detêm poder econômico e prestígio social, em detrimento das minorias e classes menos favorecidas. Objetiva-se um olhar especialmente para a situação de jovens e adultos, e as consequências nefastas de uma educação e sociedade que os marginalizam. Propõe-se, ao final, a importância da discussão e afirmação de políticas públicas educacionais voltadas para essa parcela da população de forma cada vez mais eficaz e comprometida, como o Ensino Médio Integrado e Proeja.

Leia este artigo

Produção científica do ensino de Geografia no Brasil pela análise dos periódicos

Geografia e Formação de Professores

Este trabalho tem como objetivo diagnosticar a distribuição dos periódicos sobre ensino de Geografia, espacial e temporalmente como resultado dessa produção. Espera-se que esta pesquisa sirva como instrumento de conhecimento e divulgação da produção da área, a ponto de existirem periódicos dedicados a esse campo ou com seções específicas. A metodologia foi dividida em três etapas: seleção dos periódicos, catalogação dos artigos dessas publicações e análise dos dados. O diagnóstico da distribuição sobre ensino de Geografia reflete o histórico do desenvolvimento dessa área no Brasil.

Leia este artigo

O papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

O presente estudo tem como finalidade analisar o papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender a maneira pela qual o TDAH afeta o desempenho escolar; e enfatizar a colaboração família-escola no acompanhamento pedagógico das crianças com TDAH. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, o que fundamenta a interpretação das informações coletadas a partir da leitura sistemática dos trabalhos levantados entre os meses de janeiro e abril de 2021.

Leia este artigo

Ensino remoto no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Ibipeba/BA, em tempos de pandemia: percepções e desafios dos discentes

Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva entender a percepção e os principais desafios encontrados pelo corpo discente em relação ao ensino remoto emergencial no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, na cidade de Ibipeba/BA. A metodologia utilizada foi a observação direta extensiva com questionário estruturado aplicado aos alunos do Ensino Médio, tendo como amostra alunos que tinham acesso à internet e estavam inseridos nos grupos de WhatsApp do colégio. Dos resultados encontrados, pode-se observar que 20,3% dos alunos não realizaram nenhum tipo de atividade remota; 25,7% realizaram todas as atividades e 54% realizaram parcialmente.

Leia este artigo

O processo de des/re/constituição de identidades: uma análise discursiva dos dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás

História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Neste estudo, analisamos alguns dizeres de professores/as que atuam na educação integral de Goiás, observando o processo de des/re/constituição de suas identidades. Para tanto, partimos de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de Flick, Gil e Severino. O trabalho está ancorado na perspectiva de análise do discurso de Michel Foucault. Em suma, os dizeres mobilizados pelos/as participantes demonstram que ainda há um longo caminho para que as escolas de tempo integral deixem de ser um espaço de controle das infâncias marginalizadas e de “depósito humano”, para se tornar um local privilegiado de formação dos/as filhos/as das classes populares.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco