Edição V. 25, Ed. 12 - 02/04/2025

Comunicando culturas: o papel da literatura surda no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo

Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

A inclusão da pessoa surda na sociedade implica diretamente a compreensão de que esse indivíduo é constituído pela experiência visual. Logo, a sala de aula, como processo fundamental da inclusão, deve ser pautada na divulgação e na valorização da cultura surda. Este artigo apresenta uma investigação propondo a literatura surda como indutora da cultura e da identidade surdas, observando sua repercussão positiva na aprendizagem do estudante surdo. Selecionamos quatro artigos e uma dissertação para embasamento na problematização e propomos discussões reconhecendo a inclusão como proposta de transformação e valorização das diferenças.

Leia este artigo

A construção do pensamento matemático pelos jogos

Matemática

Esta pesquisa destaca a importância do jogo para a aprendizagem e construção do pensamento matemático, no Fundamental II, para alcançar a superação das dificuldades de aprendizagem dos conceitos matemáticos e na resolução dos problemas vistos na disciplina. É uma ferramenta que estimula o processo de construção do conhecimento e do raciocínio lógico, pois proporciona situações que exigem pensamento crítico para tomadas de decisões. Para alcançar o intento, foram consultados autores que dissertam a respeito das dificuldades de aprendizagem matemática e teóricos que aludem acerca da utilização do jogo como estratégia.

Leia este artigo

Tempo, espaço e sujeito: tessituras da implementação de uma educação integral em tempo integral na Educação Infantil

Educação Infantil

A escola é o espaço focal para assegurarmos o desenvolvimento integral do estudante. Tal proposta pedagógica busca articular os componentes curriculares e os campos integradores de forma a garantir ao estudante o seu direito de aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver. Este artigo objetiva compreender a perspectiva educativa da educação integral em tempo integral, colocando em discussão as diretrizes pedagógicas para sua implementação na Educação Infantil de uma rede pública de ensino. Os resultados apontam um longo caminho de discussões e possibilidades na implementação da proposta.

Leia este artigo

Dentro da caixa: Arqueologia na Educação Básica

História

Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de escavação de um sítio arqueológico didático na Escola de Educação Básica Municipal Professora Maria José Hülse Peixoto, no município de Itajaí/SC, entre 2021 e 2023. A prática teve por objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar a coleta de vestígios materiais. A metodologia consistiu na utilização de uma área para escavação nas dependências da escola. Como resultado do processo, dois fatores foram evidenciados: o trabalho em equipe e o entendimento da Arqueologia como processo interdisciplinar e científico de construção do conhecimento histórico.

Leia este artigo

Multiculturalismo na sala de aula: um estudo das inter-relações sócio-linguístico-culturais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em Penaforte/CE

Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade destinada a trabalhadores e/ou estudantes que por algum motivo não podem cursar a escola regular, mas desejam prosseguir/concluir seus estudos, visando à formação básica e/ou ingresso no mercado de trabalho. O público é diverso. Esta pesquisa objetivou explorar as inter-relações sócio-linguístico-culturais dos estudantes da EJA Médio na Escola Simão Ângelo em Penaforte/CE. Concluiu-se que os estudantes apresentam um repertório sócio-linguístico-cultural diversificado, multifacetado, denotando a presença do multiculturalismo e da interculturalidade.

Leia este artigo

Confraria do Vento - trinta minicontos

Antropologia, Comunicação, Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Desvende enigmas, explore universos paralelos, mergulhe em reflexões profundas! Adentre agora o envolvente mundo dos contos sinópticos, onde cada palavra é uma peça crucial para desvendar mistérios e provocar emoções. Seja transportado para além das fronteiras da realidade e embarque em uma jornada única e empolgante. Os contos, em sua forma minúscula ou grandiosa, são convites para aventuras inesquecíveis e reflexões intensas sobre a natureza humana. Não apenas leia, mas mergulhe profundamente em cada palavra, penetre em mundos fantásticos e descubra o poder da narrativa em sua forma mais compacta e envolvente.

Leia este artigo

Funções quadráticas e o jogo Angry Birds Friends

Matemática

Este trabalho explora uma abordagem gamificada no ensino de funções quadráticas, utilizando o jogo Angry Birds Friends. O objetivo foi elaborar uma sequência didática com a trajetória dos personagens do jogo e o software GeoGebra como apoio na visualização dessas funções. A base teórica enfatizou a importância dos jogos e das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, destacando a relevância de estratégias pedagógicas que se baseiam na experiência do aluno. Descreve-se a elaboração e a realização da sequência, buscando compreender como a abordagem gamificada impactou o processo de aprendizagem dos alunos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco