Edição V. 25, Ed. 14 - 16/04/2025

O gênero como crítica à educação escolar

História, História da Educação e Instituição Escola

O presente artigo tem como objetivo abordar o gênero como uma construção inacabada e inacabável. Argumenta-se que, ao reconhecer o gênero como um “outro”, as políticas inclusivas reforçam hierarquias, legitimando as desigualdades existentes. A educação escolar é apontada neste trabalho como um campo decisivo na reprodução das normas de gênero e sexualidade. A “tolerância” é discutida como uma estratégia de controle que, em vez de ser inclusiva, mantém as exclusões. Por sua vez, o gênero é posicionado e performado dentro de redes de poder e normas históricas que podem nos capturar e limitar nossa liberdade de ação.

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Gerações tecnológicas, uso de novas tecnologias digitais e o Ensino Fundamental I, uma proposta acadêmica para a formação de professores

Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa foi feita no âmbito do Mestrado em Novas Tecnologias com finalidade de criação de sequências didáticas voltadas para professores que lecionam no Ensino Fundamental I, especificamente no 1º ciclo de alfabetização; foca na elaboração de textos narrativos e no emprego de novas tecnologias para o desenvolvimento dessa construção. A metodologia utilizada foi a abordagem exploratória bibliográfica para criação do material didático e seu uso para professores, o que resultou na criação de uma sequência didática e em um e-book como facilitador da prática docente dentro do 1° segmento do Ensino Fundamental.

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A importância da Educação Inclusiva no contexto social das escolas públicas

Educação Especial e Inclusiva

Este artigo explora conceitos sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas públicas, com foco na integração à sociedade. Destaca-se aqui a necessidade de criar mecanismos eficazes para operacionalizar uma educação abrangente e acolhedora para todos. A inclusão, entendida como interação com o outro, possibilita que indivíduos discriminados em razão de deficiências ocupem seu espaço social, respeitando o processo nos diferentes contextos sociais. Sob a ótica da diversidade, este texto ressalta a relevância de buscar apoio de especialistas e desenvolver trabalhos interdisciplinares.

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Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão

Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e Literatura

O presente relato visa apresentar a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e os avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados obtidos evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.

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A identificação dos estilos de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II como possibilidade de potencializar o aprendizado no Ensino Médio

Comunicação

O objetivo central foi oferecer a estudantes do 9º ano de uma escola de Salvador/BA oportunidades de aprendizado no Ensino Médio. Alinhando o referencial teórico ao instrumental técnico utilizado para a obtenção dos dados e à posterior partilha dos resultados com os alunos, o estudo aponta que a conscientização sobre seus estilos de aprendizagem amplia as possibilidades de aprendizado. Contudo, isso requer uma postura ativa dos estudantes em relação ao próprio processo de aprendizagem, visto que um dos desafios identificados é o desconhecimento, por parte de muitos professores, da existência desses estilos de aprendizagem.

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“Quanto custa uma peteca?”: relato de uma experiência do Pibid Educação Física com jogos e brincadeiras de matrizes indígenas e africanas

Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Este artigo relata uma experiência de estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os bolsistas atuaram em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Federal de Ensino, desenvolvendo atividades pedagógicas baseadas no projeto político pedagógico institucional, com foco em brincadeiras e jogos de matrizes indígenas e africanas. Foram utilizados diferentes recursos pedagógicos, como a confecção de brinquedos e a criação de histórias em quadrinhos para promover a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferentes manifestações culturais.

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Atividade lúdica e experimental para a aprendizagem de Química no Ensino Fundamental II

Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo abordar metodologias ativas na aprendizagem de Química, por meio de uma sequência de atividades didáticas com metodologias diversificadas no conteúdo de Substâncias e Misturas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades ocorreram na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP, em uma turma composta por 17 alunos. Foram empregados questionários pré-intervenção e pós-intervenção, aula teórica, jogo didático, experimentações e criação de filtro em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos melhoraram seus conhecimentos sobre aquele assunto.

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Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

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