Edição V. 25, Ed. 16 - 07/05/2025

A voz do professor como caminho formativo: narrativas, reflexão e supervisão na escola

Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo busca compreender como narrativas (auto)biográficas de professores podem subsidiar práticas de formação continuada mais reflexivas e contextualizadas a partir da atuação do supervisor escolar. Parte-se do pressuposto de que a formação docente é um processo contínuo, coletivo e situado que se constrói baseado em experiências compartilhadas no cotidiano da escola. A pesquisa fundamenta-se em produções acadêmicas acerca da constituição da identidade docente. Dar voz aos docentes fortalece os vínculos profissionais e amplia as possibilidades de transformação da prática pedagógica, contribuindo com a educação democrática.

Leia este artigo

Ciências e Artes: Educação Ambiental e interdisciplinaridade na Educação Infantil

Educação Infantil

O presente artigo traz reflexões acerca da contribuição da interdisciplinaridade, por meio da Arte e da Ciência, como ferramenta para a Educação Ambiental no Ensino Infantil. A união das disciplinas auxilia o ser humano a compreender o mundo ao seu redor. O tema da interdisciplinaridade nos permite integrar disciplinas com um objetivo comum, facilitando o ensino-aprendizado dos alunos. Cada uma das disciplinas colabora para a valorização da Educação Ambiental junto a crianças, o que poderá fazer com que o mundo se torne um lugar melhor.

Leia este artigo

Figuras de mistério

Filosofia, Teologia e Língua Portuguesa e Literatura

Mediante expressões literárias, torna-se possível confundir experiências individuais e coletivas de tal modo que os seres humanos construam os sentidos de suas existências ao, simultaneamente, aprofundar os horizontes de entendimento em pleno diálogo com as tradições a que todos estamos submetidos. Desse modo, em constantes analogias com a História da Filosofia e da Literatura, nas interfaces entre metáforas e metonímias, apresentam-se sonhos e realidades a partir das entrelinhas da existência humana nas manifestações do ser. Figuras mitológicas e utópicas, poesia e prosa poética estão presentes neste texto.

Leia este artigo

Proposta de projeto pedagógico utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio

Saúde e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta a proposta de um projeto pedagógico para as aulas de Educação Física no Ensino Médio voltado para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação. O projeto objetiva trabalhar com as informações encontradas nas redes sociais sobre atividade física. Os alunos deverão confirmar ou refutar essas informações, objetivando conscientizá-los e capacitá-los para checar a veracidade por meio de fontes confiáveis de pesquisa, estimulando a formação do senso crítico para as informações que acessam na internet.

Leia este artigo

A preferência pelo Inglês no Enem: um estudo de caso no interior do Amazonas

Língua Estrangeira e Política Educacional

O presente artigo é resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas, cujo objetivo é ensinar as técnicas de leitura em Língua Inglesa para os alunos do 3º ano do Ensino Médio na Escola CETI de Coari/AM. Aplicou-se um questionário e houve tratamento dos dados à luz da Análise de Conteúdo. Os alunos que optaram por fazer a prova do Enem em Língua Inglesa afirmaram que escolheram essa língua devido ao fato de a professora da disciplina optar por uma metodologia ativa, além de terem facilidade em compreender textos em inglês.

Leia este artigo

Cultura de paz nas escolas com base na Comunicação Não Violenta

Comunicação e Direito

A comunicação não violenta (CNV), termo cunhado pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, é fruto de anos de estudos e de pesquisas inspirados nas suas experiências com o clima de violência escolar. Pela relevância da temática e a necessidade de promover uma cultura de paz e de justiça, foi estruturado o Congresso de Cultura de Paz nas Escolas com Base na CNV. O evento capacitou professores de escolas de Uberlândia/MG e região. Promoveram-se debates e trocas de experiências entre profissionais das escolas, além de uma oficina sobre a temática.

Leia este artigo

Feira de Ciências do Agreste Sergipano: um instrumento para melhoria da educação científica de estudantes da Educação Básica

Química

Este trabalho visa socializar as características da Feira de Ciências do Agreste Sergipano (Fecase) e apresentar os resultados obtidos na formação científica de estudantes da Educação Básica. A abordagem qualitativa foi adotada como percurso metodológico, e os dados foram coletados por meio de registros das ações do projeto, além da aplicação de questionários respondidos por 21 participantes. Os resultados revelam a necessidade de maior integração entre as ações da Universidade e da escola e apontam para a aprendizagem de conceitos químicos e o desenvolvimento de competências e de habilidades pelos estudantes.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco