Edição V. 25, Ed. 20 - 04/06/2025
Impulsionando negócios locais: um relato de experiência com o projeto Social'UP protagonizado por estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Política Educacional
Este relato de experiência apresenta o projeto Social'UP, realizado pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Administração da Escola Profissionalizante Deputado José Maria Melo, em Guaraciaba do Norte/CE. O projeto é obrigatório para a disciplina de estágio e teve como objetivo auxiliar empresas locais a utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais para melhorar sua visibilidade e lucratividade. A pesquisa foi aplicada, exploratória e descritiva. Os resultados demonstram que as empresas foram capacitadas para profissionalizar o uso das redes sociais, além de despertar uma consciência social e filantrópica nos alunos.
Leia este artigoO professor de Libras em atuação no atendimento educacional especializado em Uberlândia/MG
Educação Especial e Inclusiva
O artigo discute a experiência de uma professora de Libras em Uberlândia/MG, no contexto do atendimento educacional especializado (AEE). São descritas as estratégias pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais e embasadas em conceitos como identidade e cultura surda, além do ensino de Libras, da Pedagogia Visual, das diretrizes municipais e da BNCC. Métodos qualitativos, como a observação participante e entrevistas, foram empregados. Os resultados revelaram um impacto positivo do trabalho centrado na identidade e na cultura surda, evidenciando maior interesse e motivação do aluno, assim como melhorias em seu entendimento das temáticas.
Leia este artigoUnidos pela inclusão: respeito e igualdade - um relato de experiência
Educação Especial e Inclusiva
O projeto Unidos pela Inclusão: Respeito e Igualdade, proposto pelo Núcleo Territorial NTE-25 e pelo Ministério Público, tinha como finalidade primordial promover uma sociedade mais inclusiva, equitativa e solidária. No entanto, a proposta da professora Sheila Lima foi além de uma simples campanha. Optou-se por proporcionar uma vivência prática, sensibilizando turmas de Análises Clínicas, com visita ao CRE-Idoso (Casa de Repouso de Idosos), a fim de vivenciarem o cotidiano do abrigo. O projeto tinha o intuito de atender uma demanda, mas ultrapassou barreiras, mostrando que a exclusão social causa sentimentos profundos de abandono.
Leia este artigoProdução textual em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura
A produção textual autônoma/criativa nos anos finais do Ensino Fundamental tornou-se um trabalho que não tem logrado êxito e vem sendo pauta de intensas discussões. Este trabalho buscou agregar aos debates elementos teóricos substanciais, fomentando o aperfeiçoamento do fazer pedagógico. Como resultado, o estudo demonstrou que há uma ampla bibliografia da temática que garante fundamento aos dispositivos legais que norteiam/normatizam a educação nacional, porém são inutilizados devido a falhas sistêmicas. Os dados comprovam a ineficácia do trabalho com produção textual e a necessidade de ressignificá-lo.
Leia este artigoComo tornar o ensino da Matemática mais acessível e interessante: práticas pedagógicas em aulas sobre frações
Matemática e Vivências de Sala de Aula
Este trabalho relata uma experiência de ensino de Matemática sobre frações na qual foram adotadas estratégias pedagógicas que conectam os conteúdos a situações cotidianas e profissionais dos estudantes. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo e envolvente, estimulando a adoção de práticas pedagógicas criativas e lúdicas para promover uma melhor aprendizagem da Matemática com o uso de materiais de fácil acesso. A pesquisa incluiu observação sistemática e aplicação de formulário avaliativo durante três aulas sobre frações conduzidas com uma turma do 6º ano de uma escola pública em Lages/SC.
Leia este artigoPelas linhas das escrevivências: do conto “A gente combinamos de não morrer”, de Conceição Evaristo, a uma proposta de sequência básica
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional
A proposta de sequência básica apresentada está respaldada nos quatro passos fundamentais da proposta de letramento literário de Rildo Cosson: motivação, introdução, leitura e interpretação; não se configura como artigo e sim como uma atividade que pode ser desenvolvida por outros profissionais da área de Letras. O objetivo deste trabalho é compartilhar a atividade com esse público e contribuir para o processo de letramento dos indivíduos que tiverem acesso a ela. Estima-se utilizar sete aulas de 50 minutos para a realização da proposta, que foi inicialmente direcionada a alunos do Ensino Médio.
Leia este artigoBioquímica da ansiedade: uma intervenção pedagógica
Saúde, Química, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula
Os transtornos de ansiedade são problemas frequentes na população. Assim, trazendo temas atuais para a Bioquímica, objetivou-se analisar a viabilidade dessa abordagem ao oferecer remotamente um curso para alunos do Ensino Médio Integrado em Química. Aplicaram-se questionários indicando a ansiedade como problemática; mesmo inseguros, os profissionais receberam bem essa estratégia. A proposta foi aprovada pelos estudantes, trazendo ótimos resultados a aprendizagem. Sugere-se a inclusão dessa metodologia na disciplina de Bioquímica e Biotecnologia para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo para diálogo.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
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