Edição V. 25, Ed. 22 - 18/06/2025

Educação digital e as gerações da web: desdobramentos da Educação a Distância no contexto contemporâneo

Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação

Este artigo analisa a relação entre as gerações da web e a evolução da Educação a Distância (EaD), com foco no Ensino Superior brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, examina-se como os avanços tecnológicos — da Web 1.0 à Web 4.0 — influenciam práticas pedagógicas, ambientes virtuais e experiências de aprendizagem. Destacam-se recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas na personalização do ensino. Os resultados evidenciam um movimento de transição de modelos transmissivos para abordagens mais interativas e centradas no estudante.

Leia este artigo

Trabalhando os gêneros textuais no atendimento educacional especializado em Libras

Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Educação Especial e Inclusiva

Neste estudo, investiga-se o ensino dos gêneros textuais no contexto do atendimento educacional especializado. Consideram-se as diretrizes municipais, a BNCC, o AEE, a Identidade e Cultura Surda, o ensino de Libras e a Pedagogia Visual. Utilizam-se métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam o impacto positivo do enfoque na Identidade e Cultura Surda, com o aluno demonstrando maior interesse e aprimoramento na interpretação das temáticas abordadas. Este estudo contribui para a Educação de Surdos, oferecendo percepções cruciais sobre estratégias pedagógicas centradas no aluno.

Leia este artigo

Escola verde é escola segura: construindo um futuro sustentável

Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho descreve a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos com alunos do 3º ano do Ensino Médio, a fim de promover a conscientização sobre sustentabilidade e segurança no ambiente de trabalho, visto que, ao longo do tempo, tornou-se mais evidente e preocupante o aumento dos impactos ambientais e dos riscos à saúde. Os alunos foram desafiados a encontrar maneiras de sensibilizar a comunidade escolar e elaborar propostas concretas para melhorias nessas áreas. Os resultados foram positivos, evidenciando o impacto da Educação Ambiental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Leia este artigo

A experiência de aplicação do jogo Onde Sou? no desenvolvimento da alfabetização cartográfica inclusiva

Geografia, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente artigo apresenta o relato de experiência da aplicação do jogo Onde Sou?, desenvolvido segundo os princípios do Design Universal para Aprendizagem. O objetivo da atividade era desenvolver a alfabetização cartográfica inclusiva. O público-alvo deste estudo é de alunos de uma turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental; alguns têm distorção idade-série e outros, dificuldades de aprendizagem. Os resultados constataram que o uso do jogo estimulou a alfabetização cartográfica de forma inclusiva, oportunizando a participação de todos os alunos durante o processo de aprendizagem.

Leia este artigo

A importância do lúdico para o ensino-aprendizagem

Educação Infantil

O propósito deste estudo consiste em disseminar conhecimento sobre recursos oferecidos pela ludicidade como instrumento metodológico de relevância no contexto pedagógico. Sua aplicação no ambiente escolar é profícua para a obtenção de resultados eficazes no que tange ao desenvolvimento integral do educando. Tal recurso didático facilita a assimilação dos conteúdos propostos, contribuindo para a construção do saber. Constata-se que a elaboração de propostas pedagógicas fundamentadas em jogos, brincadeiras e na ludicidade espontânea revela-se plenamente viável. Tais práticas promovem o aprimoramento de competências em todas as esferas.

Leia este artigo

O opúsculo de Pandora: reflexões sobre o livro “Subordinação e coordenação: contrastes e confrontos”, de Flávia Carone

Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Esta resenha propõe uma reflexão crítica sobre a obra Subordinação e coordenação: confrontos e contrastes, de Flávia de Barros Carone, utilizando como fio condutor uma metáfora inspirada no mito da caixa de Pandora. A autora estabelece um diálogo com Hjelmslev e Lewis Carroll, analisando os processos linguísticos de subordinação e coordenação na Língua Portuguesa. A obra questiona os modos tradicionais de ensino desses conteúdos, oferecendo uma abordagem mais analítica da lógica sintática e das relações de dependência entre os elementos oracionais. Este texto destaca a relevância do estudo para os debates contemporâneos na Gramática.

Leia este artigo

Sequência didática para trabalhar o gênero textual conto: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este trabalho destaca a importância da sequência didática (SD) no ensino da Língua Portuguesa, com foco no gênero textual conto. O objetivo é discutir uma prática didática eficiente que favoreça a aprendizagem. Para isso, foi essencial compreender aspectos conceituais do ensino da leitura e da escrita por meio do uso da SD com o conto no Ensino Fundamental. O estudo explora propostas inovadoras de ensino e a relevância das práticas em sala de aula para formar leitores proficientes, com domínio da modalidade escrita. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco