Edição V. 25, Ed. 27 - 23/07/2025

Educação étnico-racial: análise dos livros didáticos adotados pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN

História

Esta pesquisa analisa como a temática das relações étnico-raciais é abordada nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, especificamente nos livros de História, em cumprimento da Lei nº 10.639/03. O trabalho está fundamentado nas obras de Souza e Júnior, Souza e Cipriano, Oliveira e Silva, e Eugênio, Santos e Souzas. Embora a análise do corpus revele uma abordagem tangencial da temática prevista pela lei, ressalta-se sua importância para que as editoras a tratem com mais efetividade, permitindo melhorias ou sugestões nos materiais didático-pedagógicos.

Leia este artigo

Proposta de sequência didática com apoio de tecnologias digitais para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula

Este artigo é um recorte da dissertação Habilidades de leitura e escrita do 4º ano do Ensino Fundamental com apoio de tecnologias educacionais, do programa de pós-graduação stricto sensu da UniCarioca. O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) que será aplicada ao longo da pesquisa, uma SD voltada para o favorecimento da leitura e da escrita por meio do gênero textual tirinhas, com apoio de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de enfrentar as dificuldades que muitas escolas enfrentam para proporcionar educação de qualidade para todos.

Leia este artigo

Não existe jogar fora! Projeto interdisciplinar sobre lixo doméstico e coleta seletiva para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Ecologia e Meio Ambiente, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O presente trabalho tem como proposta apresentar a execução de um projeto interdisciplinar aplicável em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental utilizando como tema o lixo doméstico e a coleta seletiva. Neste artigo são descritas todas as etapas a serem percorridas, os diversos recursos didáticos utilizados e alguns possíveis critérios para uma avaliação criteriosa dos alunos. Tal proposta foi elaborada tomando como base a Base Nacional Comum Curricular para a essa etapa do Ensino Básico e o caderno temático Meio Ambiente: Educação Ambiental e Educação para o Consumo.

Leia este artigo

Elaboração de materiais pedagógicos para ensino de crianças com transtorno do espectro autista: um suporte à sala sensorial

Química, Educação Infantil e Formação de Professores

Este relato descreve as ações realizadas no projeto de extensão Elaboração de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Oficinas de Artes para Crianças Autistas: um Suporte à Sala Sensorial do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o Autismo de Ji-Paraná/RO, que visava contribuir com as famílias e os professores do centro, por meio da oferta de materiais pedagógicos voltados ao desenvolvimento sensorial dos estudantes com TEA matriculados. A execução do projeto extensionista pelos acadêmicos contribuiu de forma significativa para sua formação.

Leia este artigo

Propostas para o desenvolvimento da integração disciplinar e de uma educação transformadora

Filosofia, História, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Cultural

Este trabalho visa mostrar a fragmentação de conteúdos e conhecimentos em disciplinas escolares. É uma educação sem comunicação, vista por autores como meio para formação de especialistas, porém quase incultos muitas vezes. Vemos a formação de literatos, humanistas que desconhecem as Ciências Naturais e as suas relações. Estudar propostas de trabalho no contexto escolar, seguindo a perspectiva transdisciplinar, é ideia para discussões do presente e para o futuro. A proposta neste artigo é defender um ensino efetivo, igualitário e prazeroso, espaço no qual alunos e professores possam produzir projetos, propostas e ideias.

Leia este artigo

A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio

Química

A abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino.

Leia este artigo

A literatura e a construção da identidade: das brenhas do regionalismo brasileiro à África portuguesa

Língua Portuguesa e Literatura

A Literatura permite compreender lutas, questões sociais, pensamentos e a construção identitária de um povo. Este artigo objetiva compreender a construção da identidade no Brasil e na África de língua portuguesa por meio da literatura e de seus autores. Para tanto, faz-se análise bibliográfica e estudo de obras literárias de autores brasileiros e africanos. A literatura pode ser compreendida como tentativa de traduzir verdades e valores que circulam em uma sociedade e em uma época. Isso permite concluir que a literatura brasileira moderna e as africanas de língua portuguesa exerceram papel fundamental na luta contra os moldes impostos pela metrópole.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco