Edição V. 25, Ed. 29 - 06/08/2025
Estratégias de permanência diante da evasão escolar no Ensino Médio nas redes públicas de ensino
Política Educacional
Este artigo examina as estratégias de permanência escolar no Ensino Médio público brasileiro, com foco em mitigar as severas consequências da evasão escolar para os adolescentes. A investigação enfatiza a importância de analisar o fenômeno da permanência escolar, considerando o papel crucial das políticas públicas e estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades da adolescência, um período de incertezas, mudanças de interesse e desafios de autoafirmação que frequentemente conduzem à desmotivação e ao baixo engajamento escolar. O objetivo foi examinar as estratégias implementadas por entidades públicas para promover a permanência dos alunos.
Leia este artigoO encontro das ações de decodificar, compreender e interpretar nos minilivros no Programa Alfa e Beto
Língua Portuguesa e Literatura
Três indagações nortearam este estudo: como a leitura é apresentada no Programa Alfa e Beto? Quais capacidades e níveis de leitura podem ser acessados nos minilivros? Quais são as contribuições do uso dos minilivros do Alfa e Beto para a construção do leitor? Este trabalho tem como objetivos verificar de que maneira a leitura é apresentada no Programa Alfa e Beto; identificar as capacidades e os níveis de leitura utilizados no programa; e analisar as contribuições dos minilivros do Alfa e Beto para a formação do leitor. Os resultados indicam que a leitura, no Programa Alfa e Beto, enfatiza capacidades de decodificação e de compreensão.
Leia este artigoPoesias musicadas: relato de experiência de musicalização infantil por meio de palavras geradoras
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Música
Este relato apresenta uma prática pedagógica de musicalização voltada para crianças com deficiência visual desenvolvida no Instituto Benjamin Constant durante o retorno pós-pandemia, em 2022. Fundamentada na metodologia interventiva participativa de Paulo Freire, a experiência utilizou palavras geradoras como ponto de partida para a integração entre música, literatura e saberes transversais. Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão do 2º e do 4º anos do Ensino Fundamental, a partir de poesias musicadas, como Se achante, de Manoel de Barros, e do conto A festa no céu, promovendo vivências sensoriais e o desenvolvimento da oralidade.
Leia este artigoMetodologias ativas e o uso de ferramentas digitais no ensino: reflexões pedagógicas da aprendizagem
Avaliação e Instituição Escola
Considerando que, atualmente, as pessoas permanecem constantemente conectadas ao mundo digital, esta pesquisa tem como objetivo investigar a importância do uso de metodologias ativas e ferramentas digitais no ensino, seja ele presencial ou a distância, bem como analisar as múltiplas possibilidades pedagógicas que promovem a inovação educacional e a autonomia estudantil. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, considerando os referenciais teóricos que possibilitam novas interpretações e ressignificações da necessária mediação docente.
Leia este artigoAs narrativas folclóricas amazônicas e o processo decolonial de aprendizagem da criança: estudo de caso no municipio de Santana/AP
Educação Infantil
O artigo investigou a importância das narrativas culturais na construção literária de crianças na Educação Infantil no contexto amazônico de Santana/AP. O objetivo foi analisar como essas narrativas auxiliam a aprendizagem de forma decolonial. O estudo contribui para a discussão dos processos educacionais na Amazônia amapaense. Os resultados mostraram que a incorporação de narrativas locais, mitos e lendas na Educação Infantil fortalece a conexão das crianças com sua herança cultural e identidade. Isso promove um sentimento de pertencimento e orgulho, tornando o aprendizado mais envolvente.
Leia este artigoDificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais
Matemática e Vivências de Sala de Aula
O ensino de Matemática é percebido por pais, alunos e professores como um desafio enfrentado nas escolas. Essa dificuldade se deve principalmente à desvinculação entre a Matemática ensinada em sala e a utilizada no cotidiano. Este estudo identifica as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da escolarização, apresentando uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático à luz da teoria psicogenética e compara ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, numa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Santa Bárbara/MG.
Leia este artigoUm estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros
Matemática
Este estudo surgiu da necessidade de superar as dificuldades dos alunos na compreensão de números inteiros. Objetiva-se analisar uma estratégia de aprendizagem dos números inteiros com o jogo Intege Bank para alunos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de caso, desenvolvemos a implementação do jogo de cartas Intege Bank como método principal. Os resultados obtidos durante o jogo e análises de desempenho pré e pós-intervenção revelaram pontos significativamente positivos na aprendizagem com números inteiros.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
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