Edição V. 25, Ed. 30 - 13/08/2025

Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE

Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.

Leia este artigo

A importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil

Psicologia, Sociologia, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Música

Ao abordar o tema da importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, procuramos demonstrar como é fundamental que a aprendizagem nessa fase seja realizada de maneira lúdica, dinâmica e satisfatória para as crianças. O interesse pela temática surgiu na disciplina Música e Educação do curso de licenciatura em Pedagogia. A partir dos estudos realizados, percebemos a relevância da música para a aprendizagem das crianças, o que despertou o interesse em pesquisar o assunto com enfoque na Educação Infantil, uma vez que esta desempenha papel significativo no desenvolvimento da criança.

Leia este artigo

Os recursos lúdicos e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática

Matemática

Esta pesquisa é voltada para a diversificação das intervenções pedagógicas nas escolas, considerando a já existente deficiência no ensino de Matemática para crianças e adolescentes no sistema educacional brasileiro. Esse déficit acentuou-se durante a pandemia, pela dificuldade de manter o foco no conteúdo em ambiente virtual. Diversos autores defendem o uso de brincadeiras e elementos lúdicos como recurso para facilitar o ensino e a aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, este trabalho sustenta que o uso do lúdico pode ser especialmente eficaz no ensino da Matemática.

Leia este artigo

As vivências de estudantes pretos e pardos diante do projeto sobre bullying na escola

Vivências de Sala de Aula

O presente relato descreve um projeto realizado em uma escola de Ensino Fundamental, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, sobre bullying. O objetivo foi contextualizar os direitos das crianças, destacando a importância do respeito e apresentando os diferentes tipos de bullying. Durante as atividades, relatos dos alunos evidenciaram situações de racismo, apontando a necessidade de também tratar dessa questão. Há diferença entre bullying e racismo, e é importante contextualizar os temas de forma próxima da realidade dos alunos, valorizando suas experiências e promovendo conscientização e engajamento.

Leia este artigo

A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais

Língua Portuguesa e Literatura

Este texto tem como objetivo analisar a relação entre contexto e propósito comunicativo nos estudos dos gêneros textuais. Para tanto, foi construído um ensaio teórico reunindo pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, citando autores como Swales, Greenwood, Devitt, Miller, Askehave e Swales, Bezerra, Alves Filho, Bawarshi e Reiff, Belini e Oliveira. O resultado do estudo mostra que o contexto é elemento indissociável dos propósitos comunicativos, sendo necessário seu destaque no ensino dos gêneros textuais em sala de aula.

Leia este artigo

A Floresta: compreendendo a diversidade vegetal a partir de um jogo didático

Botânica

A Botânica é uma ciência ligada a diversas esferas da vida humana, como saúde, bem-estar e sustentabilidade do planeta; todavia, frequentemente os alunos relatam dificuldades e pouca afinidade com o tema. Para tornar a aprendizagem mais lúdica e interativa, desenvolveu-se o jogo A Floresta, que visa à aprendizagem sobre diversidade vegetal. Pode ser utilizado no modo básico ou com regras que permitem maior integração e competitividade. Com o jogo, os alunos respondem a perguntas de verdadeiro ou falso e interagem de modo competitivo e cooperativo, fortalecendo a retenção de informações e o entendimento dos conceitos botânicos.

Leia este artigo

Cultura, comemorações e tecnologia: estratégias inovadoras para o ensino de Inglês em escolas municipais

Língua Estrangeira

Este trabalho discute o uso de aspectos culturais, datas comemorativas e tecnologia como estratégias para o ensino de Inglês a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada em uma escola pública de Juiz de Fora/MG no primeiro trimestre de 2024. Embora o período de fim de ano coincida com férias escolares no Brasil, foi proposta uma tarefa semelhante às resoluções de Ano Novo para incentivar os alunos a se expressarem, o que ocorreu por meio de postagens no Padlet. Integrar cultura e sociedade ao ensino de Língua Estrangeira é fundamental, pois o idioma é uma prática social e a tecnologia enriquece o ensino.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos

Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação

Leia aqui


28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco