Edição V. 25, Ed. 32 - 27/08/2025
A música como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia: análise do samba-enredo da escola de samba da Mangueira de 2019
Geografia
Este trabalho analisa o potencial do samba-enredo para o enriquecimento do ensino de Geografia, conectando o conhecimento à realidade dos estudantes. Fernandes e Giordani destacam a importância de aproveitar conhecimentos prévios dos alunos e de considerar a escola como espaço produtivo de saberes. O samba-enredo da Mangueira de 2019 exemplifica como a música pode refletir questões sociais e históricas, como colonialismo e desigualdade de gênero. O artigo sugere que a arte musical pode contextualizar e enriquecer o ensino, promovendo abordagem mais inclusiva e interdisciplinar.
Leia este artigoSexualidade: a escola como espaço para reflexão e discussão
Psicologia e Vivências de Sala de Aula
Evidenciar a efetividade da abordagem do tema sexualidade no ensino público e analisar a realidade de jovens do Ensino Médio de Cachoeiro de Itapemirim/ES são o cerne deste estudo, que busca sintetizar as demandas dos alunos e os momentos em que a escola enfrenta barreiras para construir um conhecimento aprofundado e saudável sobre o tema. Os resultados apontaram discrepâncias entre diretrizes educacionais e prática escolar, evidenciando barreiras estruturais e culturais e a necessidade de intervenção diante dos impactos da falta de educação sexual na vida desses jovens.
Leia este artigoPrimeiros versos: introduzindo poesia e arte na infância
Educação Infantil, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional
O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar o desenvolvimento e os impactos de um projeto pedagógico voltado à introdução da poesia e das práticas artísticas na Educação Infantil realizado em uma creche pública de Paulínia/SP. O público foi composto por crianças de 3 a 4 anos em uma turma de maternal. No cotidiano da sala de aula, foram realizadas atividades que integraram leitura de poemas com experiências sensoriais e artísticas, valorizando o contato com diferentes materiais e explorando a expressão corporal, estética e literária na primeira infância.
Leia este artigoA intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Física, Matemática, Química, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional
Este artigo investiga a construção do conhecimento em Ciências por meio da utilização de livros paradidáticos de histórias infantojuvenis como recurso didático. Seu objetivo principal é analisar os recursos mais empregados por professores de Ciências no Brasil, bem como a lacuna existente na legislação, em documentos e em políticas educacionais relacionadas ao incentivo à leitura na área. A adoção de livros paradidáticos infantojuvenis em Ciências tem se configurado como uma estratégia crescente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina e favorecer uma aprendizagem mais significativa.
Leia este artigoDo pensar ao fazer nas relações pedagógicas entre os profissionais da Educação e os estudantes surdos: estudo de caso na escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional
Esta pesquisa analisa as relações pedagógicas entre profissionais da Educação de Surdos e estudantes surdos, destacando a precariedade dessas interações. O objetivo é identificar aspectos centrais dessas relações e compreender a contribuição da articulação pedagógica para a aprendizagem. Baseado na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, o estudo qualitativo de caso utilizou entrevistas individuais. Os resultados apontaram fragilidades na mediação pedagógica, comunicação em Libras e adaptação curricular, evidenciando a necessidade de formação continuada dos educadores.
Leia este artigoExplorando a interseção entre autismo, tecnologia e ciências: uma revisão bibliográfica
Saúde e Educação Especial e Inclusiva
Atualmente, a educação é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para o desenvolvimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), promovendo habilidades sociais, comunicativas, acadêmicas e funcionais essenciais à autonomia e ao bem-estar. Compreender as necessidades específicas desses indivíduos e adaptar práticas pedagógicas são etapas essenciais para ampliar a acessibilidade e o êxito no ensino de Ciências. Recursos tecnológicos educacionais se mostram indispensáveis, uma vez que atendem às particularidades desses estudantes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente.
Leia este artigoO impacto das aulas práticas e de eventos científicos na aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental, após a pandemia
Vivências de Sala de Aula
Apresentamos aqui as percepções de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública sobre as vivências durante as aulas práticas e na Feira de Ciências na produção de conhecimento científico. Atividades sobre Ciências da Natureza realizadas foram sistematizadas em exposições durante a feira. Para avaliar o impacto no processo de ensino-aprendizagem, os alunos responderam questionários. De acordo com a perspectiva dos alunos, o ensino de Ciências por meio da experimentação prática facilita a compreensão dos objetos do conhecimento e promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiGuia prático de acessibilidade para eventos inclusivos
Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".
Artigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui