Edição V. 25, Ed. 36 - 24/09/2025

Análise acerca da precarização do trabalho docente

Formação de Professores

Este artigo analisa a precarização do trabalho docente na educação brasileira, com destaque para a desvalorização da profissão. Esse fenômeno intensificou-se a partir da década de 1970 e agravou-se durante a pandemia da covid-19, marcada pela sobrecarga de trabalho e por custos não remunerados aos professores. A pesquisa consistiu em revisão bibliográfica sobre precarização, carreira e remuneração docente. A análise qualitativa identificou causas e impactos da fragilização do trabalho docente no processo educativo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas que valorizem a carreira e assegurem condições adequadas de trabalho.

Leia este artigo

Formação pedagógica para inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio Integrado

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma proposta de formação continuada para docentes e membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), utilizando o Manual Pedagógico Formativo. A iniciativa buscou apoiar a inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na Educação Profissional e Tecnológica nos cursos do Ensino Médio Integrado do IFSP – Campus Sertãozinho. De caráter qualitativo, a pesquisa utilizou a Análise de Conteúdo aplicada a dois questionários com o intuito de subsidiar a construção do produto educacional.

Leia este artigo

O ensino de Matemática atravessado pela Literatura e pelos personagens de uma escola em Contagem/MG

Vivências de Sala de Aula

Diversos textos literários utilizam elementos matemáticos para compor suas narrativas. No presente trabalho, empregamos recursos literários para discutir duas propostas de um professor de Matemática em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Com isso, objetivamos apresentar práticas pedagógicas em que houve fomento da leitura por meio de histórias que passam por conceitos da Matemática. No texto, são mobilizados autores da Educação Matemática e da Biblioteconomia Escolar para discutir a inserção da Literatura no ensino de Matemática e os diversos desafios envolvidos nesse processo.

Leia este artigo

Práticas avaliativas com animações infantis: relato de experiência no Ensino Fundamental

Ecologia e Meio Ambiente e Avaliação

Este trabalho investiga a aplicação de questões baseadas em animações infantis em avaliações de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Zona Sul do Rio de Janeiro. A pesquisa enfoca práticas avaliativas contextualizadas como estratégia para aumentar o engajamento e aprimorar a aprendizagem. A metodologia incluiu a seleção criteriosa de animações adequadas ao currículo, a formulação de questões que relacionam os conteúdos às temáticas das animações e a análise dos resultados obtidos. Os resultados preliminares indicam maior interesse dos estudantes pelos temas abordados e mais participação nas atividades.

Leia este artigo

Relação entre currículo e a prática docente nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas

Formação de Professores

O presente artigo aborda a relação entre o currículo e a prática docente nas séries finais do Ensino Fundamental focando nos desafios e perspectivas enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é destacar as possíveis soluções que otimizem aquele processo, particularmente em escolas públicas nas séries finais do Ensino Fundamental, analisando os desafios enfrentados pelos professores tomando por base o currículo e como são usados nas escolas, adequando-os às suas realidades e considerando-os interligados a BNCC.

Leia este artigo

Inovação no ensino de Matemática: jogos e interdisciplinaridade como estratégias de aprendizagem ativa

Matemática e Formação de Professores

O presente artigo busca relatar uma ação de formação continuada realizada com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida/SP em abril de 2024. A proposta integrou jogos e práticas interdisciplinares, articulando Matemática e Literatura por meio da produção de cordéis, com foco em metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicam aumento do envolvimento docente, ampliação do repertório metodológico e fortalecimento do protagonismo na implementação de práticas inovadoras em sala de aula.

Leia este artigo

A Geografia no contexto inclusivo: abordagens para o ensino de estudantes com deficiência intelectual

Geografia

Este estudo analisou a inclusão educacional de uma aluna com deficiência intelectual no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS. Com abordagem qualitativa e utilizando o método de estudo de caso, foram examinadas as práticas pedagógicas e as adaptações no ensino de Geografia. Os resultados mostraram que recursos concretos, como quebra-cabeças e imagens, foram eficazes para auxiliar na compreensão dos conceitos geográficos, e a estudante apresentou maior envolvimento em atividades práticas e visuais.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos

Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação

Leia aqui


28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco