Edição V. 25, Ed. 39 - 15/10/2025
O uso da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiência
Saúde, Computação e Tecnologias e Educação Especial e InclusivaO uso das tecnologias na educação é fundamental para otimizar a aprendizagem, especialmente de alunos com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da tecnologia assistiva como ferramenta facilitadora do ensino inclusivo, bem como ressaltar os desafios enfrentados pelas instituições educacionais. São apresentados também recursos tecnológicos que contribuem para a Educação Inclusiva. Esta pesquisa foi realizada com base em uma abordagem qualitativa, com apoio de revisão bibliográfica de materiais publicados nos últimos cinco anos.
Leia este artigoA formação leitora no espaço escolar por meio do cordel
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TVO trabalho relata vivências de uma professora iniciante e as contribuições da poesia para a formação leitora dos alunos em uma escola localizada em zona rural, na turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Diante do processo complexo que envolve a alfabetização, os alunos estavam apresentando desinteresse nas práticas de leitura, o que despertou a iniciativa da temática. O objetivo principal foi desenvolver o gosto pela leitura, expressividade corporal, autonomia e a formação leitora dos alunos. O projeto desenvolvido na sala de aula promoveu avanços significativos na formação e no gosto pela leitura.
Leia este artigoEvoluindo na aprendizagem: o bingo como ferramenta didática para explorar os conceitos de Biologia da Evolução
Biologia e BiociênciasEste trabalho aborda a dificuldade de ensino da evolução na Educação Básica e propõe o uso de metodologias ativas para tornar o aprendizado mais significativo. O objetivo foi apresentar o Jogo do Saber – Evolução, adaptado de jogos já existentes, incorporando conceitos evolutivos para o 9º ano do Ensino Fundamental. O material didático inclui cartelas, fichas de conceitos e bolinhas de isopor, organizados em formato de bingo. Os resultados indicam que a abordagem lúdica aumentou o engajamento, facilitou a compreensão dos conteúdos e favoreceu habilidades cognitivas.
Leia este artigoJogos, brinquedos e brincadeiras na infância
Formação de ProfessoresO artigo discute a importância de jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, destacando como são essenciais na construção da sua identidade, linguagem e cultura enquanto brincam. Considerando as crianças sujeitos históricos e produtores de cultura, o texto aborda o brincar como prática de liberdade e criatividade que pode contribuir para o autoconhecimento e o desenvolvimento emocional e cognitivo. Influenciado como Arendt e Agamben, o artigo trata o jogo como um espaço que rompe a linearidade do tempo e permite à criança a lidar com o mundo de forma simbólica e transformadora. Afinal, o brincar é um direito fundamental da criança.
Leia este artigoPerspectivas docentes sobre tecnologia digital no contexto escolar
Formação de ProfessoresEste artigo se debruça sobre a questão da inserção da tecnologia digital no contexto educacional. Examina as percepções de docentes acerca da incorporação dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sublinhando a urgência de adaptar métodos pedagógicos às demandas emergentes da era digital. Adotando uma abordagem descritiva de cunho qualitativo e recorrendo à Tematização de Fontoura para a análise das respostas fornecidas por participantes de uma formação continuada, o estudo revela aspectos significativos sobre o papel da tecnologia na promoção de competências para o século XXI.
Leia este artigoGamificação na sala de aula: uma estratégia para a potencialização do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Vivências de Sala de AulaDesenvolvido no primeiro semestre de 2024, este estudo bibliográfico e qualitativo contou com três professores de duas instituições públicas de Educação Profissional e Tecnológica em Corrente/PI. O objetivo do trabalho foi analisar a gamificação como estratégia para potencializar as aulas de Língua Inglesa, buscando responder como a gamificação pode ser utilizada para potencializar as aulas dessa disciplina. Os achados evidenciaram que a gamificação é efetivamente uma estratégia que proporciona resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem – e não apenas na Língua Inglesa.
Leia este artigoEducação Ambiental transversal ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental em jogos com materiais recicláveis
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO artigo aborda a importância de jogos como recurso didático aplicado aos princípios da Educação Ambiental em uma escola localizada no interior da Amazônia. Teve como objetivo averiguar a participação e o envolvimento dos estudantes do Ensino Fundamental na construção de jogos lúdicos voltados para o ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa-ação com intervenção didática, baseada nas teorias de Piaget e Vygotsky, discutindo o desenvolvimento cognitivo do educando, ampliando habilidades e competências propostas pela BNCC no ensino de Ciências alinhado à Educação Ambiental.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
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