Edição V. 25, Ed. 39 - 15/10/2025

O uso da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiência

Saúde, Computação e Tecnologias e Educação Especial e Inclusiva

O uso das tecnologias na educação é fundamental para otimizar a aprendizagem, especialmente de alunos com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da tecnologia assistiva como ferramenta facilitadora do ensino inclusivo, bem como ressaltar os desafios enfrentados pelas instituições educacionais. São apresentados também recursos tecnológicos que contribuem para a Educação Inclusiva. Esta pesquisa foi realizada com base em uma abordagem qualitativa, com apoio de revisão bibliográfica de materiais publicados nos últimos cinco anos.

Leia este artigo

A formação leitora no espaço escolar por meio do cordel

Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

O trabalho relata vivências de uma professora iniciante e as contribuições da poesia para a formação leitora dos alunos em uma escola localizada em zona rural, na turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Diante do processo complexo que envolve a alfabetização, os alunos estavam apresentando desinteresse nas práticas de leitura, o que despertou a iniciativa da temática. O objetivo principal foi desenvolver o gosto pela leitura, expressividade corporal, autonomia e a formação leitora dos alunos. O projeto desenvolvido na sala de aula promoveu avanços significativos na formação e no gosto pela leitura.

Leia este artigo

Evoluindo na aprendizagem: o bingo como ferramenta didática para explorar os conceitos de Biologia da Evolução

Biologia e Biociências

Este trabalho aborda a dificuldade de ensino da evolução na Educação Básica e propõe o uso de metodologias ativas para tornar o aprendizado mais significativo. O objetivo foi apresentar o Jogo do Saber – Evolução, adaptado de jogos já existentes, incorporando conceitos evolutivos para o 9º ano do Ensino Fundamental. O material didático inclui cartelas, fichas de conceitos e bolinhas de isopor, organizados em formato de bingo. Os resultados indicam que a abordagem lúdica aumentou o engajamento, facilitou a compreensão dos conteúdos e favoreceu habilidades cognitivas.

Leia este artigo

Jogos, brinquedos e brincadeiras na infância

Formação de Professores

O artigo discute a importância de jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento infantil, destacando como são essenciais na construção da sua identidade, linguagem e cultura enquanto brincam. Considerando as crianças sujeitos históricos e produtores de cultura, o texto aborda o brincar como prática de liberdade e criatividade que pode contribuir para o autoconhecimento e o desenvolvimento emocional e cognitivo. Influenciado como Arendt e Agamben, o artigo trata o jogo como um espaço que rompe a linearidade do tempo e permite à criança a lidar com o mundo de forma simbólica e transformadora. Afinal, o brincar é um direito fundamental da criança.

Leia este artigo

Perspectivas docentes sobre tecnologia digital no contexto escolar

Formação de Professores

Este artigo se debruça sobre a questão da inserção da tecnologia digital no contexto educacional. Examina as percepções de docentes acerca da incorporação dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sublinhando a urgência de adaptar métodos pedagógicos às demandas emergentes da era digital. Adotando uma abordagem descritiva de cunho qualitativo e recorrendo à Tematização de Fontoura para a análise das respostas fornecidas por participantes de uma formação continuada, o estudo revela aspectos significativos sobre o papel da tecnologia na promoção de competências para o século XXI.

Leia este artigo

Gamificação na sala de aula: uma estratégia para a potencialização do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa

Vivências de Sala de Aula

Desenvolvido no primeiro semestre de 2024, este estudo bibliográfico e qualitativo contou com três professores de duas instituições públicas de Educação Profissional e Tecnológica em Corrente/PI. O objetivo do trabalho foi analisar a gamificação como estratégia para potencializar as aulas de Língua Inglesa, buscando responder como a gamificação pode ser utilizada para potencializar as aulas dessa disciplina. Os achados evidenciaram que a gamificação é efetivamente uma estratégia que proporciona resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem – e não apenas na Língua Inglesa.

Leia este artigo

Educação Ambiental transversal ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental em jogos com materiais recicláveis

Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O artigo aborda a importância de jogos como recurso didático aplicado aos princípios da Educação Ambiental em uma escola localizada no interior da Amazônia. Teve como objetivo averiguar a participação e o envolvimento dos estudantes do Ensino Fundamental na construção de jogos lúdicos voltados para o ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa-ação com intervenção didática, baseada nas teorias de Piaget e Vygotsky, discutindo o desenvolvimento cognitivo do educando, ampliando habilidades e competências propostas pela BNCC no ensino de Ciências alinhado à Educação Ambiental.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos

Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação

Leia aqui


28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco