Edição V. 25, Ed. 4 - 29/01/2025

As cartas reutilizadas pela mestra Chiquinha Leite em Três Barras/MG como fonte para o estudo do tropeirismo

História da Educação

Francisca Leite Teixeira colocou sua escola no povoado de Três Barras/MG entre 1884 a 1901. De família de negociantes/tropeiros diamantinenses, reutilizou cartas de seus protetores e conhecidos para que seus alunos aprendessem as lições escolares. As cartas/exercícios sobreviveram ao tempo no Arquivo do Iphan do Serro/MG. Apresentamos algumas cartas, pertencentes ao comerciante Joaquim Casemiro Lages, demonstrando suas sociabilidades do século XIX no Norte de Minas ligadas ao mercado de tropas de Diamantina/MG. O resultado é um panorama das sociabilidades da mestra Chiquinha Leite e de Casemiro Lages e um perfil do tropeirismo mineiro.

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Tipologias discursivas como ferramenta de avaliação no ensino de Ciências: um enfoque para o 8º ano

Avaliação

A comunicação entre estudantes e professores tem papel fundamental na construção do conhecimento no ambiente escolar. Este trabalho investiga, por meio de abordagem analítica fundamentada nas tipologias discursivas, o processo de elaboração de significados pelos estudantes durante uma sequência de aulas de Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental, em que o professor assume papel de mediador dialógico e provocador de um ensino crítico, reflexivo e plural. Os resultados indicam que as organizações dissertativas caracterizam melhor compreensão do conteúdo quando comparadas às narrativas ou descrições.

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As ciências na Educação Infantil: uma análise a partir de revisão da literatura

Educação Infantil e Política Educacional

A BNCC é o referencial documental mais recente destinado a orientar a Educação Básica brasileira e possui grande importância em termos de novas concepções que orientam a sua primeira etapa – a Educação Infantil, tendo como eixos estruturantes a interação e a brincadeira. A justificativa do tema da presente pesquisa se dá pela necessidade de entender melhor o ensino de Ciências na Educação Infantil, tomando por base uma revisão de literatura feita a partir de palavras-chave em três plataformas de relevância, como o Portal de Periódico da Capes; a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

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Cabelo: currículo, chapinha e secador: imagens e narrativas de cabelo na perspectiva dos currículos em redes

Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo analisar como o cabelo influencia as relações interpessoais e o processo de ensino-aprendizagem dentro do espaço escolar, discutindo questões sobre o currículo e suas redes no chão da escola. A pesquisa foi bibliográfica e de campo, tendo caráter qualitativo com objetivo descritivo, pois traz a análise de casos limitados que foram retirados de vídeos da internet, relatos de pessoas próximas e/ou relatos pessoais. A conclusão gira em torno dos currículos em redes, em que os saberes negados são reconhecidos como elementos fundamentais para a criação e a reformulação do currículo cotidiano.

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As tecnologias digitais e a relação entre família e escola na Educação Infantil: uma revisão de literatura

Educação Infantil e Instituição Escola

Este estudo realiza uma verificação dos estudos atuais realizados no cenário educacional brasileiro que tratam do uso de tecnologias digitais para uma maior interação entre a escola e a família. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura em livros, artigos científicos e dissertações publicadas nos últimos cinco anos. A abordagem qualitativa mostrou que as discussões atuais a respeito da aplicação das tecnologias digitais para o estabelecimento de vínculo entre família e escola giram em torno de adaptações urgentes nas práticas de ensino da pandemia e nos desafios encontrados pela comunidade escolar para ter acesso aos meios necessários ao ensino remoto.

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Reflexões sobre a construção de materiais didáticos adaptados para aulas de Matemática de estudantes com deficiência visual

Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Apresentamos reflexões de professoras que atuam no ensino de estudantes com deficiência visual na sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais. Objetiva-se discorrer a respeito dos procedimentos metodológicos adotados pelas profissionais em seu cotidiano, evidenciando-se as possibilidades e os desafios na produção dos materiais didáticos adaptados e como essas ferramentas podem potencializar o ensino da Matemática. Verifica-se que os materiais adaptados surgem como recursos didáticos promissores, pois possibilitam transportar a abstração de conceitos matemáticos.

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Letramento linguístico: desenvolvendo competências essenciais na era da informação

Comunicação e Língua Portuguesa e Literatura

O letramento linguístico é uma habilidade na sociedade contemporânea que vai além da simples leitura e escrita. Este artigo explorou suas diversas dimensões, incluindo funcionalidade, criticidade, digitalização e literatura. Destaca-se a importância do letramento na participação cidadã, na inclusão social e no empoderamento pessoal. Diante dos desafios, propõem-se estratégias como integração curricular, uso da tecnologia, promoção da leitura criativa e avaliação formativa. Investir no letramento linguístico é investir na formação de cidadãos críticos e comunicativos. Estratégias inovadoras moldam não apenas leitores proficientes, mas agentes de mudanças capazes de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e dinâmica.

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Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

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