Edição V. 25, Ed. 41 - 29/10/2025
Estratégias lobatianas para a formação de leitores autônomos
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. O foco do trabalho é demonstrar as estratégias de leitura na obra Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, na formação de leitores autônomos, visando à transformação das visões de mundo. Para tanto, tomamos como referência o estudo de Isabel Solé acerca das estratégias de leitura. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas integradas entre si. Na primeira, realizou-se a seleção da referida obra literária para estudo. Na segunda etapa, por meio da orientação da leitura analítica da obra, foram identificadas passagens na narrativa que oportunizam o desenvolvimento da autonomia leitora.
Leia este artigoAbordagem de temas ambientais em um livro didático de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio AmbienteA abordagem de temas ambientais em ambiente escolar é de suma importância para a formação pedagógica dos estudantes. O meio ambiente e seus assuntos correlatos devem ser tratados como temas transversais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); dessa maneira, com uma ótica interdisciplinar. Este trabalho analisou e descreveu os principais temas relacionados ao meio ambiente presentes em um livro didático voltado ao Ensino Fundamental. O objetivo principal foi estudar como esses tópicos estão estruturados e como potencializam a contextualização com o cotidiano dos estudantes.
Leia este artigoAs perspectivas e contribuições de Jerome Bruner para o ensino de Ciências na Educação Básica
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Outras Mais EspecíficasEste trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico de leituras e análises de obras de Jerome Bruner e alguns pesquisadores da área. Nele fundamentam-se ideias defendidas pelo psicólogo em sua Teoria da Aprendizagem, com destaque para suas concepções sobre modelos de ensino, Aprendizagem por Descoberta, currículo em espiral, desenvolvimento intelectual da criança e resolução de problemas, pelas quais se objetiva relacionar as principais potencialidades que esse embasamento pode oferecer à aprendizagem dos conteúdos na área de Ciências da Natureza.
Leia este artigoO ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos
Matemática e Política EducacionalEste artigo discute o emprego das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Matemática, especialmente na abordagem de números primos e números ondulantes. Considerando os desafios no ensino da disciplina, propõe-se a utilização do aplicativo Pixton para criação de tirinhas que estimulem o raciocínio, a criatividade e a interpretação pelos estudantes. Afinal, o professor deve estimular o desenvolvimento intelectual do discente, possibilitando sua aprendizagem. A proposta tem a finalidade de tornar o estudo mais atrativo e contextualizado, contribuindo assim para uma experiência pedagógica significativa e alinhada às diretrizes da BNCC.
Leia este artigoModelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.
Leia este artigoAprendizagem e animação 3D no Tinkercad: um estudo sobre sólidos geométricos à luz dos critérios de idoneidade didática
MatemáticaO presente estudo analisou o desenvolvimento da percepção dos estudantes ao realizarem tarefas matemáticas elaboradas com base nos critérios de idoneidade didática para serem executadas na plataforma Tinkercad. A atividade foi aplicada no 1° ano C dos Itinerários Formativos de Exatas, na disciplina de Matemática Elementar, no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco. Os dados foram coletados por meio de questionário online e observações durante as aulas. A tarefa digital, elaborada pela professora tutora, foi avaliada com base nos protótipos produzidos pelos estudantes.
Leia este artigoFóruns de EJA Brasil e os desafios da Educação de Jovens e Adultos no século XXI
Formação de ProfessoresO artigo tem por objetivo analisar desafios, possibilidades e propostas temáticas para as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, com base nas seis cartas-convite elaboradas pelos Fóruns de EJA durante o XVII Encontro Nacional da modalidade (Eneja), realizado em 2022. As cartas, destinadas a diversos segmentos sociais, sintetizam debates sobre o tema Educação, Trabalho e Capitalismo: Impactos, Lutas e Resistências na EJA. Tomando por base dados estatísticos e literatura especializada, o estudo propõe uma leitura crítica dos principais pontos das cartas.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiGuia prático de acessibilidade para eventos inclusivos
Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".
Artigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui




