Edição V. 25, Ed. 42 - 05/11/2025
As contribuições da Rede CEJA na formação de seus docentes de Inglês
Formação de Professores e Língua EstrangeiraO presente artigo visa apresentar parte de um estudo e explora perspectivas teóricas sobre o trabalho docente na EJA. O trabalho tem por objetivo demonstrar as contribuições da Rede CEJA na formação de seus professores de Inglês. Quatro docentes da disciplina egressos da FFP/UERJ participaram da pesquisa; seus depoimentos foram analisados à luz da tematização proposta por Fontoura. Os resultados obtidos indicam que a Rede CEJA, principalmente ao promover reuniões virtuais por disciplina e seminários pedagógicos online, tem impactado positivamente a formação de seus professores.
Leia este artigoOs Átomos Emitem Luz? - o uso da experimentação para o aprendizado
Química e Vivências de Sala de AulaAs atividades experimentais contextualizadas têm o propósito de superar a mera reprodução do conhecimento, levando o educando a ser sujeito ativo em seu aprendizado. Este trabalho buscou relatar a apropriação do conhecimento por alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio da experimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por 62 estudantes. A partir da análise deles, percebeu-se que a experimentação desenvolveu o pensamento sistêmico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe e permitiu ao estudante tornar-se ativo.
Leia este artigoOs povos indígenas e o uso das tecnologias digitais nas aulas de Arte: preliminar de pesquisa e campo
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política EducacionalEste artigo relata experiência de abordagem da temática indígena nas salas de aula e mostra os resultados de uma pesquisa preliminar sobre como educadores integram essa questão em suas aulas. A desconstrução de estigmas e estereótipos, por meio de abordagens críticas, é importante, contando para isso com o auxílio das tecnologias digitais. A pesquisa participante foi a metodologia principal utilizada. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais com professores dos primeiros e segundos segmentos da escola, enquanto a análise dos dados ocorreu por meio de uma análise descritiva de conteúdo.
Leia este artigoBrincadeiras tradicionais, memória e experiência: um relato sobre vivências de estágio no Centro Social Reconstruir a Vida, em São Mateus/ES
História da EducaçãoEste relato descreve experiências vivenciadas durante um estágio em contextos não escolares, realizado no Centro Social Reconstruir a Vida (Cesrevi), localizado no bairro Porto, em São Mateus/ES. O estágio teve como objetivo principal explorar brincadeiras tradicionais e promover a interação entre crianças e as gerações anteriores que colaboram no Centro. Para isso, foram desenvolvidas atividades como entrevistas conduzidas pelas crianças com pessoas mais velhas, focadas nas brincadeiras de suas infâncias, o que visou não apenas a troca de experiências, mas também a preservação de práticas culturais tradicionais.
Leia este artigoContribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos Matemática Fora da Caixa, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ.
Leia este artigoA Educação para o pensar e o fazer pedagógico e filosófico
FilosofiaO ato de ensinar envolve grande cumplicidade entre todos os envolvidos no processo, especialmente o professor, desde o planejamento de suas decisões até suas interações na busca da compreensão por parte de quem aprende. O pensamento e o processo de pensar precisam, cada vez mais, ser incentivados, valorizados e estimulados; o mundo não está atrás da tela do celular, e nossos aprendentes precisam se dar conta disso. O fazer pedagógico, amparado no fazer filosófico, pode contribuir para o alcance desse objetivo, preparando nossos aprendentes, em todos os níveis de escolarização, para que estejam mais preparados para os desafios dos códigos da modernidade.
Leia este artigoAlfabetização de idosos: com afetividade fica mais fácil
Vivências de Sala de AulaEste trabalho reflete sobre como a afetividade pode interferir na alfabetização de idosos. A abordagem inclui a escrita do memorial de formação da pesquisadora e as narrativas construídas pelas memórias dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetização em uma escola da zona rural de Valença/RJ. Os referenciais teóricos são dos campos da alfabetização na modalidade EJA, como Freire e Soares, e da afetividade na aprendizagem, como Leite e Gazoli. A conclusão aponta para a importância da afetividade na alfabetização de idosos, pois eles demonstram fragilidades que são consequência de anos de exclusão.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiGuia prático de acessibilidade para eventos inclusivos
Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".
Artigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui




