Edição V. 25, Ed. 42 - 05/11/2025

As contribuições da Rede CEJA na formação de seus docentes de Inglês

Formação de Professores e Língua Estrangeira

O presente artigo visa apresentar parte de um estudo e explora perspectivas teóricas sobre o trabalho docente na EJA. O trabalho tem por objetivo demonstrar as contribuições da Rede CEJA na formação de seus professores de Inglês. Quatro docentes da disciplina egressos da FFP/UERJ participaram da pesquisa; seus depoimentos foram analisados à luz da tematização proposta por Fontoura. Os resultados obtidos indicam que a Rede CEJA, principalmente ao promover reuniões virtuais por disciplina e seminários pedagógicos online, tem impactado positivamente a formação de seus professores.

Leia este artigo

Os Átomos Emitem Luz? - o uso da experimentação para o aprendizado

Química e Vivências de Sala de Aula

As atividades experimentais contextualizadas têm o propósito de superar a mera reprodução do conhecimento, levando o educando a ser sujeito ativo em seu aprendizado. Este trabalho buscou relatar a apropriação do conhecimento por alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio da experimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por 62 estudantes. A partir da análise deles, percebeu-se que a experimentação desenvolveu o pensamento sistêmico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe e permitiu ao estudante tornar-se ativo.

Leia este artigo

Os povos indígenas e o uso das tecnologias digitais nas aulas de Arte: preliminar de pesquisa e campo

Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política Educacional

Este artigo relata experiência de abordagem da temática indígena nas salas de aula e mostra os resultados de uma pesquisa preliminar sobre como educadores integram essa questão em suas aulas. A desconstrução de estigmas e estereótipos, por meio de abordagens críticas, é importante, contando para isso com o auxílio das tecnologias digitais. A pesquisa participante foi a metodologia principal utilizada. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais com professores dos primeiros e segundos segmentos da escola, enquanto a análise dos dados ocorreu por meio de uma análise descritiva de conteúdo.

Leia este artigo

Brincadeiras tradicionais, memória e experiência: um relato sobre vivências de estágio no Centro Social Reconstruir a Vida, em São Mateus/ES

História da Educação

Este relato descreve experiências vivenciadas durante um estágio em contextos não escolares, realizado no Centro Social Reconstruir a Vida (Cesrevi), localizado no bairro Porto, em São Mateus/ES. O estágio teve como objetivo principal explorar brincadeiras tradicionais e promover a interação entre crianças e as gerações anteriores que colaboram no Centro. Para isso, foram desenvolvidas atividades como entrevistas conduzidas pelas crianças com pessoas mais velhas, focadas nas brincadeiras de suas infâncias, o que visou não apenas a troca de experiências, mas também a preservação de práticas culturais tradicionais.

Leia este artigo

Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência

Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos Matemática Fora da Caixa, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ.

Leia este artigo

A Educação para o pensar e o fazer pedagógico e filosófico

Filosofia

O ato de ensinar envolve grande cumplicidade entre todos os envolvidos no processo, especialmente o professor, desde o planejamento de suas decisões até suas interações na busca da compreensão por parte de quem aprende. O pensamento e o processo de pensar precisam, cada vez mais, ser incentivados, valorizados e estimulados; o mundo não está atrás da tela do celular, e nossos aprendentes precisam se dar conta disso. O fazer pedagógico, amparado no fazer filosófico, pode contribuir para o alcance desse objetivo, preparando nossos aprendentes, em todos os níveis de escolarização, para que estejam mais preparados para os desafios dos códigos da modernidade.

Leia este artigo

Alfabetização de idosos: com afetividade fica mais fácil

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho reflete sobre como a afetividade pode interferir na alfabetização de idosos. A abordagem inclui a escrita do memorial de formação da pesquisadora e as narrativas construídas pelas memórias dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetização em uma escola da zona rural de Valença/RJ. Os referenciais teóricos são dos campos da alfabetização na modalidade EJA, como Freire e Soares, e da afetividade na aprendizagem, como Leite e Gazoli. A conclusão aponta para a importância da afetividade na alfabetização de idosos, pois eles demonstram fragilidades que são consequência de anos de exclusão.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos

Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação

Leia aqui


28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco