Edição V. 25, Ed. 9 - 12/03/2025
Projeto Vídeo-alerta: aproximações entre ensino, tecnologia e mídias digitais
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto Vídeo-alerta, cujo intuito é a disseminação de informações relativas à covid-19. O projeto foi desenvolvido por meio da abordagem dos letramentos. Assim, o trabalho foi conduzido com uma pesquisa qualitativa junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em suas produções – roteiros e vídeos –, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário do Google. Os resultados apontam que a abordagem dos multiletramentos pode contribuir para a criatividade dos alunos e para a articulação com o contexto comunitário.
Leia este artigoA elaboração de jogos por discentes do Ensino Médio: estratégia pedagógica para a construção do conhecimento científico
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula
Os jogos podem ser e são utilizados na prática pedagógica com o intuito de fomentar a aprendizagem. O presente artigo apresenta e discute os jogos elaborados por estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Salvador/BA. A proposição de elaboração de jogos, seguida de sua aplicação, decorre da intencionalidade de lançar um desafio de aprendizagem mais complexo, que promova uma desequilibração acionadora dos mecanismos cognitivos responsáveis pela construção do conhecimento. Adotamos o método sala de aula invertida, a fim de garantir maior protagonismo discente.
Leia este artigoUma proposta de utilização do lúdico para o ensino do componente curricular Banco de Dados
Computação e Tecnologias
Os(as) docentes de disciplinas técnicas de nível médio enfrentam o desafio da falta de motivação dos(as) discentes. Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, com o objetivo de explorar o uso dos materiais lúdicos para melhorar o engajamento dos(as) estudantes na disciplina Banco de Dados, no IFPB - campus Catolé do Rocha. A proposta visa a utilização de materiais didáticos lúdicos e jogos educacionais como meios para melhorar o engajamento dos(as) discentes. Espera-se que o uso do lúdico aumente o interesse dos(as) estudantes pelo conteúdo da disciplina e torne a experiência de ensino-aprendizagem mais prazerosa.
Leia este artigoConfiguração da Educação Especial em Cachoeiro de Itapemirim/ES
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional
A política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil é resultante da luta dos movimentos sociais na tentativa de garantir o cumprimento do direito à educação a todos. Neste estudo, almejamos analisar a sua política no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, a partir da análise do Plano Municipal de Educação e da Portaria Municipal nº 881/10, que o município articula à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, a fim de assegurar a oferta da Educação Especial na rede de ensino do município.
Leia este artigoTertúlia Literária Dialógica (nem tanto assim) à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
Educação a Distância, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional
Repensa-se a proposta de leitura literária escolar, a tertúlia literária dialógica, a partir do curso Tertúlia Dialógica online, proposto pela plataforma do Instituto Natura - Comunidade de Aprendizagem. O procedimento visa instigar a leitura de clássicos literários na escola, trazendo apontamentos de Saviani que envolvem a Pedagogia Histórico-Crítica, que vê o clássico como uma disposição de conteúdos e concepções essenciais para que o estudante exceda o seu olhar como agente transformador de sua realidade. Refletimos, portanto, a respeito do dialogismo, fundamentado por Bakhtin e que consiste em uma interação discursiva entre os sujeitos.
Leia este artigoHabilidades de cozinha: uma proposta de intervenção à luz dos elementos técnicos de produção, higiene e armazenamento
Vivências de Sala de Aula
Este trabalho traz uma proposta de intervenção para os discentes do Curso Técnico em Gastronomia, com a finalidade de averiguar os conhecimentos sobre as Habilidades Básicas de Cozinha I, utilizando os elementos técnicos de produção, de higiene e de armazenamento por meio de um minicurso. Para a fundamentação teórica, recorremos às contribuições de Carneiro, Ribeiro e Sousa, Rosa e Sebess, entre outros. Entre os resultados previstos, espera-se que os alunos possam refletir sobre novos conceitos teóricos, corrigindo e ressignificando opiniões e práticas inadequadas. É fundamental que os alunos conheçam as boas práticas de manipulação de alimentos, evitando riscos e garantindo o controle da qualidade alimentar.
Leia este artigoQuestões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física
Física, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional
Propor uma metodologia inovadora para o Ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por todo futuro docente. Neste trabalho unimos Física e Arte ao utilizarmos histórias em quadrinhos (HQ) como linguagem para o Ensino de Física. A abordagem é a dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Trazemos como tema enchentes e deslizamentos sob o viés de questões sociocientíficas (QSC), para que estudantes da 1ª série do Ensino Médio possam refletir sobre tais problemas, como eles afetam a sociedade, nosso papel como cidadão para amenizar esses problemas, a observação e compreensão de conceitos físicos por trás de cada QSC.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
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