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Processo de aprendizagem estatística com foco em medidas de tendência central e dispersão
Matemática

Uma sequência didática mostra que, utilizando as ferramentas do Google Docs e o software Geogebra, é possível fazer análises estatísticas para obter medidas de tendência central e dispersão de um grupo, com o objetivo de contextualizar os conteúdos de Estatística.

Construindo abayomi e fortalecendo a identidade cultural
Cidadania e Comportamento

Com base na lei que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira, uma sequência didática foi desenvolvida em uma escola da Paraíba para trabalhar esse tema com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

A Sociologia no Ensino Médio: uma análise histórica de suas idas e vindas no currículo escolar brasileiro
Sociologia

A disciplina de Sociologia passou por momentos turbulentos de idas e vindas no currículo escolar brasileiro, o que está atrelado a contextos sociais diversos e concepções políticas e ideológicas. Diante disso, por meio do emprego do método de investigação hermenêutico e da análise bibliográfica e documental, procuramos mostrar os momentos de inserção e exclusão da disciplina no currículo escolar do Ensino Médio. Os resultados apontam que a disciplina esteve presente no currículo em governos ditos de esquerda e foi suprimida do currículo em governos caracterizados como de direita.

A voz do professor como caminho formativo: narrativas, reflexão e supervisão na escola
Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo busca compreender como narrativas (auto)biográficas de professores podem subsidiar práticas de formação continuada mais reflexivas e contextualizadas a partir da atuação do supervisor escolar. Parte-se do pressuposto de que a formação docente é um processo contínuo, coletivo e situado que se constrói baseado em experiências compartilhadas no cotidiano da escola. A pesquisa fundamenta-se em produções acadêmicas acerca da constituição da identidade docente. Dar voz aos docentes fortalece os vínculos profissionais e amplia as possibilidades de transformação da prática pedagógica, contribuindo com a educação democrática.

Pesquisa educacional e prática educativa na formação docente: um elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
Formação de Professores

Este artigo discute a necessidade da indissociabilidade da pesquisa educacional e a prática educativa na formação docente. É necessário haver relação entre essas questões para que a formação de um professor consiga atrelar teoria e prática, experiência e inovação. Ainda precisamos avançar para que seja uma realidade presente nas universidades brasileiras.

Bullying na escola e suas implicações na aprendizagem
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo discute impactos do bullying no processo de ensino-aprendizagem, elucidando as características dessa violência, seus personagens e possíveis causas. Aponta algumas medidas para a contenção dessa problemática, enfatizando a importância da parceria família-escola em sua prevenção e combate. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com suporte teórico de autores como Fante, Pereira e Silva, entre outros. Observa-se que os maus-tratos nas relações interpessoais podem contribuir para evasão escolar, assim como dificuldades de aprendizagem, problemas no psiquismo e na vida social dos alunos envolvidos.

As artes cênicas nas brincadeiras populares cantadas pelo Mestre Tadeu
Educação Artística

Nosso rico folclore é dotado das mais variadas manifestações; as brincadeiras populares são exemplos de musicalidade, representação cênica, jogo cooperativo e trabalho em equipe. No universo escolar, os aspectos relacionados ao folclore são apresentados como possibilidade de ações práticas que estimulam a manifestação das mais variadas áreas de nossa cultura popular.

O abastecimento de água em Angra dos Reis; educação científica numa visão multidisciplinar
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma problematização sobre um fato do dia a dia – disponibilidade de água potável para a população – objetiva estimular o professor de Ciências a refletir; para isso, precisa decodificar a linguagem científica. O letramento científico trabalha as relações entre causas e consequências desses fatos cotidianos, permitindo a tomada de decisão consciente e a integração de conhecimentos.

A Química da Copa: trabalhando conceitos do ensino de Química à luz do tema gerador Copa do Mundo
Química

Utilizando conhecimentos de Química – especialmente a tabela periódica – alunos do Ensino Fundamental estudam objetos característicos e equipamentos empregados nos jogos da Copa do Mundo, contextualizando a aprendizagem de Ciências.

Perfil das produções científicas acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez no período 2015-2019
Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como base um estudo do tipo “estado da arte”, com o objetivo de sistematizar e mapear a produção do conhecimento acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez realizado no Brasil. De natureza bibliográfica, realizada por meio de estudo bibliométrico e revisão de literatura, esta pesquisa partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses que abordam a referida temática no período de 2015 a 2019, analisando as tendências e lacunas teórico-metodológicas, contribuindo com a produção científica com vistas à discussão sobre o processo de inclusão e interface: Ensino de Biologia e Alunos com surdez.