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Um contato com a África por meio do gênero literário conto no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto compartilha a experiência na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I do curso de Licenciatura em Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Por meio da experiência, observamos o cotidiano escolar e desenvolvemos atividades pedagógicas relacionadas ao gênero literário conto em turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Redenção-CE. Valemo-nos das orientações prescritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, das exigências da Lei nº 10.639/03, bem como dos modernos estudos linguísticos e consideramos os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schnewly.

Professores da EJA em formação ampliam perspectivas a partir da escuta dos alunos
Formação de Professores

Este artigo é fruto da análise de narrativas docentes a partir de um curso de formação continuada realizado em uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro localizada na cidade de Niterói. Tem por objetivo desvelar, com base nas vozes de alguns professores, como eles veem os alunos da Educação de Jovens e Adultos e quais são os objetivos desses estudantes ao buscar a escola. Os relatos foram analisados à luz da metodologia da tematização proposta por Fontoura e discutidos em diálogo com teóricos como Freire, Arroyo e Nóvoa. Foi possível perceber a importância da escuta atenta e a relevância da troca de experiências.

Psicomotricidade infantil: a música como ferramenta promotora de desenvolvimento
Educação Infantil e Música

A Psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano por meio de seu corpo em movimento, em relação com seu mundo interno e externo. Por meio de pesquisa bibliográfica, investigou-se a relação entre Psicomotricidade e Música com o objetivo de identificar de que maneira a música pode promover o desenvolvimento psicomotor na infância. Constatou-se a existência de estudos, tanto na área da Psicologia quanto na Educação Física, que abordam o movimento corporal na infância que serviram como importante subsídio para este trabalho. A teoria proposta por Henri Wallon constitui um relevante marco teórico para a compreensão do desenvolvimento psicomotor, bem como para a utilização da música como ferramenta de estímulo a esse desenvolvimento.

Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade
Educação Especial e Inclusiva e Instituição Escola

O presente artigo aborda os desafios da inclusão escolar e tem por objetivo geral investigar quais os desafios da educação inclusiva; já os específicos eram caracterizar a inclusão e a escola inclusiva; identificar desafios da acessibilidade para favorecer a educação inclusiva; analisar as principais deficiências e formas de enfrentá-las na educação inclusiva e verificar as ações que favorecem a educação inclusiva. Para alcançar tais alvos, foram realizadas pesquisas bibliográficas que ampararam as ideias nele contidas. Ao abordar sobre a inclusão e a escola inclusiva, evidenciou-se a educação inclusiva que integra um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal, onde a acessibilidade favoreça a aprendizagem, as necessidades especiais sejam vistas como possibilidades de ações que visem ao sucesso de todos, dentre tais ações. Em suma, a educação inclusiva só será uma realidade que beneficie alunos, professores, familiares e sociedade quando todos realmente abraçarem essa causa e se conscientizarem de que incluir é fazer com que todos sejam considerados capazes de produzir e compartilhar saberes.

Invasão verde: uma proposta de combate à fome aliada ao ensino de ciências e física na comunidade de Donana
Agronomia, Física, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é uma intervenção social, desenvolvendo uma horta comunitária para o combate à fome na comunidade de Donana, em Campos dos Goytacazes/RJ. São usados como referenciais teóricos os conceitos freirianos de dialogicidade e politicidade como atos educativos. A proposta encontra respaldo em projetos de hortas comunitárias em outras comunidades, observando as mudanças proporcionadas por elas. Propomos um projeto de extensão universitária com estudantes do curso de Agronomia para sondar os saberes dos moradores e ampliar seus conhecimentos sobre manuseio de horta comunitária, ajudando-os a cuidar de uma horta e de suas colheitas.

Poluição visual: os alunos de uma escola pública identificam este tipo de poluição?
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Muitas vezes os estudantes não percebem a poluição visual a que estão submetidos em seu cotidiano; ao mesmo tempo, ao falarem de poluição os professores se voltam apenas para aspectos da natureza, como se o ser humano não fizesse parte dessa natureza.

Resolução de problemas nos processos de ensino de Matemática na Educação Básica: uma proposta com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A resolução de problemas matemáticos é uma metodologia de ensino-aprendizagem que proporciona aos estudantes a construção do seu pensamento matemático. Este estudo objetivou investigar como essa metodologia, proposta por George Pólya, auxilia os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na mobilização de conhecimentos matemáticos para a resolução de vários tipos de problemas. A pesquisa foi qualitativa e de campo, com estudantes de uma escola municipal de Muqui/ES. Os dados foram analisados utilizando as quatro fases da teoria do processo de resolução de problemas definidos por Pólya.

Processos de criação e juventudes no cotidiano escolar
Educação Artística

Vanessa Lira dos Santos analisa a metodologia de construção de trabalhos de artes visuais que leva a uma experiência do fazer artístico por parte de alunos da rede pública, mostrando o que há de essencial nesse processo.

Sequência didática utilizando plataformas digitais na construção do conhecimento sobre o autocuidado, autoconhecimento e saúde íntima em uma escola estadual de Vitória/ES
Saúde, Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O estudo aborda sequência didática, plataformas digitais e educação sexual com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, avaliando seu nível de conhecimento. Os métodos de pesquisa aplicados foram de natureza quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de diálogos e participação em atividades experimentais. A análise dos dados se deu por meio de contextos histórico, social e cultural. Os resultados evidenciam que os educandos tinham limitados conhecimentos prévios referentes ao tema proposto. No entanto, após a aplicação, observou-se maior aprendizado e entusiasmo por parte dos educandos.

Como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos?
Matemática e Formação de Professores

Esta pesquisa tem como tema a discussão de como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos quando aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho ressalta a importância de se trabalhar com a Educação Financeira desde os anos iniciais. Será realizado por meio de uma abordagem quali-quantitativa, quando possível estudar e explicar o objeto do estudo, considerando os muitos elementos, informações, explicações e descrições que o compõem. Seu objetivo é entender que a aplicação da Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode impactar positivamente na vida do sujeito.