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Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

O presente artigo almeja apresentar os pressupostos teóricos que constituem a proposta de sequência didática em meio educacional e sua contribuição em aulas de língua inglesa. Nossos objetivos concentram-se em demonstrar as contribuições significativas da aplicação de novas abordagens metodológicas na promoção do ensino da língua inglesa de forma significativa. Diversos autores tratam da relevância da SD no auxílio à prática pedagógica. Nossa abordagem metodológica lançou mão de pesquisa qualitativa com vistas à investigação de estudo de caso. O estudo é fruto da parceria entre coordenação escolar, docente e discente em prol do melhor desempenho da proposta metodológica.

Elaboração e avaliação de sequência didática permeada por tecnologias digitais para estudantes com dificuldades ou barreiras de aprendizagem
Matemática

Neste artigo, apresentaremos os resultados das pesquisas realizadas para a elaboração e validação de uma sequência didática permeada de novos recursos tecnológicos. A SD, sobre números racionais e suas diversas representações, é direcionada aos estudantes do 6º ano com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. O ensino de frações se inicia no primeiro segmento do Ensino Fundamental, porém alguns alunos permanecem com lacunas. Essa sequência didática digital é neutra e pode ser aplicada com alunos de diferentes necessidades específicas.

Tecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial
História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Este artigo analisa como as tecnologias da cultura africana e afrodescendente são apresentadas da perspectiva da decolonialidade, a fim de evocar saberes invisibilizados por uma ótica colonial. A questão principal se faz a partir do modo como o conceito de decolonialidade contribui para as discussões sobre a desconstrução da perspectiva eurocêntrica nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Os resultados destacam as contribuições científicas e tecnológicas dos povos africanos, reconhecendo e valorizando a sua produção cultural.

O educador físico como terapeuta: um relato de experiência
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Educação Física

É indiscutível a importância da Psicomotricidade Relacional no desenvolvimento, estimulação e inclusão social de pessoas com deficiências, independente da sua gravidade, buscando ar dignidade e respeito a essas pessoas.

Inclusão escolar da criança e do adolescente com TEA: uma revisão sistemática de literatura de 2015 a 2021
Educação Especial e Inclusiva

As atuais políticas de Educação Especial são projetadas para garantir acesso, permanência, participação e oferta de um ensino de qualidade a alunos com deficiência, dentre os quais estão inclusos aqueles com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse contexto, o presente estudo objetivou analisar o estado da arte da Educação de pessoas com TEA. A partir de artigos científicos produzidos no Brasil e indexados à base de dados da SciELO entre 2015 e 2021, o estudo revelou que a inclusão de alunos com TEA enfrenta diferentes barreiras que impedem sua efetivação e que se mantém presente a visão médica atrelada às pessoas com TEA, considerando-as como coadjuvantes de sua própria realidade.

Tateamento e solidão: os desafios atuais de professoras iniciantes de Educação Física no Ensino Fundamental
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Investigam-se os desafios atuais da carreira docente de professoras de Educação Física do Ensino Fundamental nos três primeiros anos. Analisam-se os dados coletados de professoras da Educação Física do Ensino Fundamental que lecionam em redes municipais de ensino de Belo Horizonte/MG e Sabará/MG. Usou-se a metodologia de pesquisa qualitativa em três passos: em primeiro lugar, um levantamento da bibliografia sobre o assunto; em segundo lugar, uma pesquisa de coleta de dados por meio de questionário, aplicado por meio de ferramenta online; em terceiro lugar, após a aplicação, as respostas foram analisadas. Como resultado, destacam-se os desafios, como o sentimento de solidão, o trabalho diário de convencimento da importância da Educação Física perante os alunos e alunas, a escassez de material para trabalho.

Livro Informativo na escola: um diálogo entre o ensino de ciências, as artes e a literatura infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Língua Portuguesa e Literatura

O projeto gráfico de um livro, unindo design a ilustração e escrita, transforma esse objeto em uma verdadeira galeria de arte. Ao trazermos essas produções para as salas de aula, em diálogo com o ensino da Ciência, é possível aproximar os estudantes do tema, despertando-os para novas pesquisas. O presente artigo pretende apresentar o livro informativo como uma possibilidade para o ensino da Ciência, no intuito de trazer de forma lúdica, dinâmica e dialógica os conteúdos para a sala de aula.

Avanços legislativos na perspectiva da Educação Inclusiva e Especial
Educação Especial e Inclusiva

A Educação Especial, juntamente com discussões realizadas sob a perspectiva da Educação Inclusiva, vem ganhando cada vez mais destaque nos ambientes acadêmicos e das políticas públicas brasileiras. Nesse sentido, instituições de formação continuada estão investindo em cursos na área da Educação Especial e Inclusiva, mas para isso os profissionais e demais cidadãos devem se atentar às mudanças e paradigmas que as leis brasileiras sofrem e possuem, respectivamente, para assim posteriormente poderem cobrar e compreender como as leis que comandam a Educação Especial e os direitos das pessoas com deficiência funcionam. Nesse sentido, este trabalho possui como questão norteadora: como os avanços nas legislações podem colaborar para o desenvolvimento da educação de pessoas com deficiência? Para isso, objetiva-se discutir como os avanços legislativos podem colaborar com o desenvolvimento da educação de pessoas com deficiência, possuindo como etapas, descrever mudanças e adaptações sofridas nas legislaturas; comparar recomendações consideradas antigas com as atuais e evidenciar como essas mudanças podem interferir positivamente nos avanços educacionais de pessoas com deficiência.

Por uma política de iniciação científica na escola pública: o uso de uma teoria e a motivação para a leitura por prazer e não por obrigação
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Pesquisas com cerca de 200 alunos da rede pública de ensino de Três Lagoas/MS, Andradina/SP, Campo Grande/MS e Iturama/MG revelam que há dificuldade latente no quesito leitura e escrita por parte dos alunos da escola pública em sala de aula. Esse quadro levou os pesquisadores a desenvolver intervenções em escolas públicas dessas cidades com o fim de mudar essa situação, por meio de iniciação científica na graduação e com o mestrado profissionalizante. Este trabalho apresenta o resultado das intervenções e sugere atividades didáticas com o uso de multiplicidade de textos verbais, não verbais e sincréticos como forma de motivação ancorados pela Teoria Semiótica de Greimas e seus seguidores e a proposta da iniciação científica desde o Ensino Fundamental como forma de preparar o aluno para a faculdade.

Musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital: uma preliminar de pesquisa
Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Música

O presente trabalho apresenta e discute os dados de uma pesquisa preliminar desenvolvida com o objetivo de compreender aspectos mais amplos do campo que, posteriormente, subsidiaram investigação de mestrado sobre a inserção da música como ferramenta pedagógica e facilitadora do desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil, por meio do uso da tecnologia digital, especificamente o podcast. A pesquisa inicial foi realizada conforme a Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), envolvendo cinco professoras de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro.