Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
A produção de histórias em quadrinhos como estratégia para o ensino do tema transgênicos na modalidade EJA
Formação de Professores

Para discutir a importância e os riscos dos alimentos transgênicos numa turma de EJA, foi proposta uma atividade de criação de histórias em quadrinhos; os resultados comprovam como ela foi bem-sucedida.

Herschel, do cientista ao telescópio: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Física

Herschel foi um importante cientista do século XIX, com descobertas que modificam o mundo até a atualidade, como o infravermelho. Hoje é nome de telescópio espacial, por sua relevância para a Astronomia.

A formação do profissional da biblioteca, o leitor e o prazer da leitura: o que fazer?
Formação de Professores

É fundamental que as bibliotecas escolares sejam espaços em que profissionais responsáveis tenham formação adequada e capacitação para mediar o processo de aprendizagem realizado nas salas de aula; o que a pesquisa encontrou em Porto Velho/RO são espaços que não oferecem acesso e bons acervos aos estudantes e pessoas que não têm interesse em discutir a questão da leitura.

A importância do ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Vivências de Sala de Aula

A Educação de Jovens e Adultos é compreendida por atender pessoas que não frequentaram as instituições escolares na idade apropriada; é fruto dos movimentos sociais da educação popular. O ensino de Ciências na EJA possibilita aos sujeitos viver na prática o conhecimento cientifico e experiências cotidianas a partir do meio social no qual estão inseridos e sua relação com os seres vivos e o meio ambiente. O estudo objetivou conhecer o ensino de Ciências na EJA. Para o levantamento dos dados, adotou-se pesquisa qualitativa de revisão integrativa da literatura, do tipo bibliográfica. Foram considerados para a análise seis artigos que estão diretamente relacionados com o ensino de Ciências na EJA.

ProEMI – Proposta de Inovação, Integração e Interdisciplinaridade – Análise de uma experiência realizada numa escola estadual
História

Um projeto de interdisciplinaridade no âmbito do ProEMI levou alunos de Cabedelo a visitar outras cidades da Paraíba e estudar Literatura, Artes, História e Geografia daquele estado.

Formação continuada de professores alfabetizadores: implicações de uma comunidade de prática após o isolamento social
Formação de Professores

Esta pesquisa está vinculada ao Getrafor – PPGE Univille e tem como objetivo compreender as implicações de uma comunidade de prática à formação continuada de professores alfabetizadores e à aprendizagem das crianças após isolamento social causado pela covid-19. A pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação, por meio de uma comunidade de prática. A produção de dados teve análise documental, observação na comunidade de prática e entrevista. A pesquisa teve alguns eixos de análise: o diagnóstico das crianças, o conhecimento das professoras sobre alfabetização, o letramento e os documentos gerados pela comunidade de prática.

Estratégias e práticas pedagógicas para o ensino de Fisiologia Sensorial no Ensino Médio
Biologia e Biociências

O artigo apresenta e fundamenta nova proposta pedagógica no ensino de Fisiologia Sensorial para alunos do Ensino Médio, elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfico-descritiva. Esta nova proposta se caracteriza como um modelo de ensino híbrido por envolver aula expositiva dialogada, roteiro de aulas práticas e o uso de uma plataforma digital como estratégias de ensino-aprendizagem. Por utilizar três formatos integrados – aulas expositivas dialogadas, práticas simples e ambiente remoto –, a sequência didático-pedagógica pretende favorecer a construção do conhecimento científico e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Diagnóstico da juventude pernambucana a partir dos Relatórios de Desenvolvimento Juvenil da Unesco
Cidadania e Comportamento

Pela sua importância, é essencial expor e analisar os dados mais relevantes nos três Relatórios sobre o Desenvolvimento Juvenil publicados pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz com apoio da Unesco.

Estratégia didática em Química Orgânica: uma metodologia diferente no ensino de Química na EJA
Química

Este trabalho foi realizado com uma turma da 3ª série do Ensino Médio da EJA na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, no município de Rorainópolis/RR. O objetivo foi utilizar o jogo pedagógico e o software educativo como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de Química Orgânica. A proposta contou com a execução do jogo de cartas das funções orgânicas e do manuseio do aplicativo Funções Orgânicas no celular, disponível gratuitamente pelo Play Store, no qual, os alunos individualmente puderam manusear o jogo virtual no próprio aparelho celular. Para levantamento de dados, foram aplicados dois questionários com perguntas mistas em quatro aulas, tratando-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A partir dos questionários aplicados, foi possível verificar, que a utilização dessa ferramenta pedagógica facilitou a compreensão do conteúdo pelos educandos. Após a pesquisa ser concluída, observou-se que 81% dos estudantes conseguiram assimilar a teoria com a prática. Portanto, os resultados encontrados foram satisfatórios devido à ludicidade em sala de aula, despertando o interesse pela Química, tornando a aula diferente e significativa para a aprendizagem dos estudantes.

Do lixo escolar à papelaria artesanal: Educação Ambiental por meio da reciclagem de papel e empreendedorismo sustentável no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

Cerca de 10% do lixo descartado no Brasil correspondem a papel e papelão. A escola também contribui com resíduos de atividades pedagógicas e administrativas. Como alternativa, esta pesquisa objetivou instaurar numa instituição de ensino a reciclagem de papel para a produção de materiais de papelaria artesanal. Foram coletados 510kg de papel descartado; parte foi processada em laboratório e transformada em folhas novas e outra parte, vendida a um centro de reciclagem. A partir dessas folhas, foram confeccionados cartões, marca-páginas, caixinhas, cartas, convites, minicadernos, papéis-semente, tags e kits ecológicos.