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Mostra de Física de Partículas no 3º ano do Ensino Médio: um incentivo ao protagonismo do aluno
Física

É importante que temas de Física Moderna sejam trabalhados no Ensino Médio, por propiciar ao aluno melhor entendimento do mundo que o cerca e contextualizar a Física. A área de Física de partículas é uma das mais promissoras para o século XXI e suas descobertas são sempre notícia. O objetivo do trabalho foi introduzir conhecimentos de estrutura da matéria para abordar aos conceitos discutidos no curso de Eletricidade no 3o ano do Ensino Médio. Os alunos foram divididos em grupos que pesquisaram, elaboram ideias e apresentaram seus trabalhos, procurando proporcionar compreensão dos assuntos.

“Quanto custa uma peteca?”: relato de uma experiência do Pibid Educação Física com jogos e brincadeiras de matrizes indígenas e africanas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Este artigo relata uma experiência de estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os bolsistas atuaram em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Federal de Ensino, desenvolvendo atividades pedagógicas baseadas no projeto político pedagógico institucional, com foco em brincadeiras e jogos de matrizes indígenas e africanas. Foram utilizados diferentes recursos pedagógicos, como a confecção de brinquedos e a criação de histórias em quadrinhos para promover a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferentes manifestações culturais.

A Zoologia Cultural como abordagem em potencial para a Educação Básica
Zoologia

O ensino em Zoologia apresentou diversas mudanças com o passar das décadas, sendo um ensino muito importante por se tratar do contato científico dos alunos com os animais; torna-se necessário levantar reflexões sobre as abordagens presentes no estudo. A abordagem utilitarista que, segundo a literatura, é a mais presente atualmente, promove uma segregação dos animais em úteis e inúteis, o que não se baseia na Zoologia como ciência. Este artigo promove uma reflexão sobre a Zoologia Cultural como possível abordagem alternativa para o ensino formal da Zoologia no Ensino Básico público brasileiro.

Implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Superior: entre impasses e contextos
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente estudo busca discutir as implicações da atual proposta de reorganização da Educação Básica brasileira, constante da Base Nacional Comum Curricular, sobre os pressupostos relativos à formação do Ensino Superior para exercício docente, sob a perspectiva das futuras práticas pedagógicas. Objetivamos contrastar as implicações teóricas da BNCC com os processos de formação em licenciaturas, com vistas à atuação em um novo cenário educacional, em tese. A metodologia proposta para o estudo configura-se como revisão de literatura bibliográfica. Os resultados deste estudo revelam a necessidade de promover uma linguagem condizente entre propostas teóricas (BNCC) com os pressupostos formativos do Ensino Superior.

Ensino de Ciências e sexualidade: razões para a exclusão de termos acerca da sexualidade na BNCC
Biologia e Biociências e Sociologia

O artigo faz revisão de literatura com a finalidade de discutir e analisar a temática da sexualidade, além de termos como gênero e educação sexual na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas temáticas são pouco abordadas em sala de aula e no âmbito escolar, haja vista ainda serem temas tabus na sociedade. Após a análise da construção das três versões da BNCC e a versão final enviada ao Congresso, verificou-se que realmente a temática sexualidade foi apresentada, porém os termos gênero e orientação sexual foram excluídos, mascarando os estudos referidos à sexualidade em seu contexto mais amplo.

Perspectivas interprofissionais entre saúde e educação no Projeto Balança Maré
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Educação Física e Política Educacional

Este artigo visa relatar e refletir sobre a experiência ocasionada na interprofissionalidade entre saúde e educação, especificamente nas áreas de Educação Física, Arte, Nutrição, Enfermagem e Psicologia. Além da ação integrada com algumas práticas integrativas e complementares – PICS, como arteterapia, ioga, meditação e fitoterapia. Como relato de experiência interprofissional, juntas, saúde e educação se associam no Projeto Balança Maré, da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais, e ao longo dos seus sete anos de existência desenvolvem edições que vislumbram a saúde física, a interação, a socialização, o jogo competitivo e a prática de hábitos saudáveis referentes à questão alimentar e de exercícios físicos no combate à obesidade.

Do Navio Negreiro de Castro Alves ao Cais do Valongo no Rio de Janeiro: construindo reflexões interdisciplinares na Geografia
Geografia, História e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo é fruto de reflexões interdisciplinares, motivado diante de um cenário onde tem crescido o preconceito racial na nossa sociedade e em pleno século XXI - o que é inaceitável. Diante dessa situação, cabe ao educador não silenciar essa problemática em sala de aula e criar estratégias pedagógicas a fim de jogar luz ao problema que é de todos, e não apenas dos negros. Entendendo que a escola é reflexo da sociedade, devemos começar por nós mesmos, e só assim teremos uma geração de alunos conscientes do seu papel na sociedade, esclarecida e despida de todo e qualquer preconceito. Dessa forma, para atingir esse objetivo, buscou-se uma conexão de ideias entre o poema de Castro Alves – O Navio Negreiro, com o simbolismo do Cais do Valongo, lugar de importância histórica e de resistência do povo negro e de sua cultura. Afinal, só quem conhece a história, sabe da urgência de não cometer os mesmos erros no futuro.

"Ainda bem que você postou, me deu mais segurança"
Matemática

Reflexões sobre formação continuada de professores de Matemática são registradas em um fórum de discussão sobre o tema e mostram como esse espaço de interação social possui grande potencial de levar os participantes a repensar suas práticas pedagógicas e sanar lacunas em suas formações.

O pensamento estudantil sobre racismo estrutural movido por imagens de redes complexas hologramáticas
Instituição Escola e Fotografia

O Brasil foi construído por mãos negras; após tantos séculos de evolução tecnológica e científica no mundo, o negro no Brasil ainda sofre exclusão. O presente trabalho tem o objetivo de decolonizar o pensamento de jovens estudantes do Ensino Médio. Fizemos um ensaio com 113 alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 14 a 22 anos, em que lançamos mão do conceito de imagens-pensamento. A análise dos pontos mais fixos da rede complexa concluiu que a cristalização baseada nas imagens analisadas foram: escravidão e racismo; essas palavras tiveram valor semântico no grupo.

A tecnologia aliada à educação em locais afastados de grandes centros urbanos na Amazônia – o caso do município de Brasil Novo/PA
Computação e Tecnologias, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O uso de equipamentos tecnológicos no campo da educação pode oferecer contribuições importantes ao processo de ensino-aprendizagem se observadas as condições adequadas de sua utilização. Constata-se uma disparidade na distribuição de recursos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras. Nas regiões afastadas dos centros urbanos, a exclusão digital é um problema iminente. O presente trabalho analisa, a partir da perspectiva de docentes, o uso de equipamentos tecnológicos no Ensino Fundamental no município de Brasil Novo/PA.