Biblioteca
Filtrar os artigos
Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresOs processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.
A psicossexualidade infantil: contribuições da teoria psicanalítica em Sigmund Freud
Psicologia e Educação InfantilO presente artigo apresenta a temática da psicossexualidade infantil a partir das contribuições da obra de Sigmund Freud, que articulou teórico-clinicamente as bases da teoria psicanalítica. Para o autor, a sexualidade humana é uma potência que não se limita, como preconizavam teorias, inclusive médicas, à vida adulta, mas se circunscreve como psicossexualidade que abarca a infância. A teoria freudiana contribui para entendermos o desenvolvimento humano em sua integralidade. De fato, a perspectiva freudiana marcou de forma revolucionária o século XX e, ainda hoje, mantém relevância.
O ensino de Biologia em perfis do Instagram
Biologia e BiociênciasAs redes sociais representam uma forma de comunicação de grande visibilidade. Podem ser utilizadas para a divulgação científica, como ferramentas no ensino da Biologia, buscando auxiliar na aprendizagem. Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca por ser uma plataforma com diversas ferramentas de interação com o público. Neste trabalho buscou-se analisar as publicações de três perfis de Instagram que abordam o ensino de Biologia. A análise considera que nos três perfis há potencial para serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.
Os recursos lúdicos e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática
MatemáticaEsta pesquisa é voltada para a diversificação das intervenções pedagógicas nas escolas, considerando a já existente deficiência no ensino de Matemática para crianças e adolescentes no sistema educacional brasileiro. Esse déficit acentuou-se durante a pandemia, pela dificuldade de manter o foco no conteúdo em ambiente virtual. Diversos autores defendem o uso de brincadeiras e elementos lúdicos como recurso para facilitar o ensino e a aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, este trabalho sustenta que o uso do lúdico pode ser especialmente eficaz no ensino da Matemática.
O ensino-aprendizagem de escrita por meio do gênero discursivo crônica: análise de textos de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa e LiteraturaA crônica é um gênero discursivo bastante utilizado nas aulas de Língua Portuguesa por ser mais curta e por ter caráter humorístico e crítico. Esse gênero materializa discursos sociais e ideologias dos mais variados campos da atividade humana. Reconhecendo esses aspectos, selecionamos a crônica “Piscina”, de Fernando Sabino, para trabalhar com uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionamos esse texto porque trata de um contexto desfavorecido economicamente e negligenciado pelas classes dominantes, a favela, e reproduz ideologias sobre as condições socioeconômicas das pessoas que vivem nesse ambiente.
Aplicando ciência de dados educacionais para avaliar a influência da programação no progresso das notas do Ensino Médio
Computação e Tecnologias e AvaliaçãoO ensino de programação de computadores para alunos do Ensino Médio tem sido amplamente defendido, uma vez que a disciplina poderia auxiliar na resolução de problemas em contextos que vão além da disciplina em si. Este estudo avalia se os alunos do Ensino Médio Integrado que possuem a disciplina de programação de computadores em sua grade curricular apresentam melhora no desempenho acadêmico comparado aos demais estudantes. Nesse sentido, as notas dos alunos de nove turmas foram comparadas por meio de um modelo matemático que utilizou o algoritmo k-means.
Filosofia na sala de aula de Física: do mito a filosofia, elaboração de uma sequência didática no âmbito do Proemi
FísicaA abordagem histórico-filosófica dos conteúdos de Física levou a atividades interdisciplinares no âmbito do Projeto Ensino Médio Inovador (Proemi) e à conquista de prêmios para apresentações de alunos de um colégio estadual de Nova Friburgo-RJ.
A coleta seletiva e a inclusão escolar: uma proposta para alunos com deficiência intelectual
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilO artigo investiga a integração da Educação Ambiental (EA) e da inclusão escolar, com foco em alunos com deficiência intelectual (DI), alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Realizado na Escola Municipal Manoel Ribas, em Mariluz/PR, o estudo promoveu atividades lúdicas e acessíveis sobre coleta seletiva (CS) baseadas na Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados indicam que metodologias inclusivas e interativas favorecem o aprendizado e o engajamento de todos, reforçando a importância da formação docente e da participação comunitária para uma EA crítica e inclusiva.
A importância da participação ativa da família no âmbito escolar
Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo tratar da questão da família e sua importância efetiva e participativa na escola. O prisma desta pesquisa é estudar e refletir a respeito dessa relação entre escola e família, assim como os seus impactos no desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, tornando-a uma pessoa preparada para os desafios que enfrentará em sociedade. O objetivo geral é analisar os efeitos dessa relação para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. O tipo de pesquisa é bibliográfico, com abordagem qualitativa. Com os resultados alcançados, entendemos que família e escola, juntos, formam o caráter e desenvolvem integralmente a capacidade intelectual da pessoa.
História dos cuidados da saúde no ensino a partir da Educação Científica Baseada em Investigação
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaAbordar questões de saúde na escola é de extrema importância, para possibilitar aos estudantes o entendimento da saúde na perspectiva que contempla questões sociais, culturais, emocionais e ambientais. Em vista disso, apresentamos uma proposta didática para trabalhar com a história do conceito de saúde e de cuidado em saúde. A atividade foi inspirada na metodologia da Educação Científica Baseada em Investigação (IBSE), que tem como objetivo incentivar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de: envolvimento, exploração, explicação, partilha, ampliação e avaliação.