Biblioteca
Filtrar os artigos
Democracia? Sim, já ouvi falar.
Cansei de repetir para meus alunos, durante os sete anos que lecionei no curso de Direito da FARN (hoje UNI-RN) o velho brocado romano que dizia: “nem tudo que é legal é honesto”.
De onde viemos
Quando o que existe é nada, tudo é possível, e cada passo inaugura um novo mundo. A liberdade total, já disseram, é fardo por demais pesado.
Agostinho Neto
Sobre nosso visitante de hoje não vou dizer muito, recomendando a quem não o conhece que pesquise. De repente, em alguma biblioteca, achará um dos seus livros ou algum que o inclui, como este "Antologia da Poesia Pré-Angolana", da portuguesa Afrontamento, de onde tirei o poema abaixo. Nas enciclopédias ele está fartamente presente, mesmo que em seu país o governo já não queira lembrar com tanta ênfase seu caráter, tão diferente daqueles que o sucederam. Foi, creio eu, o segundo poeta a governar um país africano na História Contemporânea. Só que as enciclopédias dedicam mais espaço a seu papel político que ao cultural. Mas a revolução angolana foi, como poucas, uma revolução em que a cultura e a arte estiveram intrinsecamente contidas nos atos políticos. Agostinho Neto, nosso convidado, teve como seu antecessor no Movimento Pela Libertação de Angola Mário Pinto de Andrade, outro poeta que virá um destes dias por aqui. Ao seu lado estiveram Pepetela, Luandino Vieira, Ruy Mingas e tantos outros. Conosco, o poeta que primeiro presidiu a República de Angola.
Leituras, confrontos e problemas da escola na favela
Nosso propósito aqui é apresentar as dificuldades, a prática e a metodologia do processo de ensino-aprendizagem de uma escola na favela no espaço complexo da exclusão social. Desejamos verificar a quantidade e a qualidade dos conflitos existentes na tarefa de construção do cidadão na fronteira social de uma escola na favela em confronto com a escola de favela. Elencar os elementos componentes do espaço geográfico onde se dá o processo. Pinçar a tipologia de diálogos, medos e conquistas que traduzem a convivência entre elas.
A construção da globalização no Brasil – traços históricos
Alicerce filosófico e a realidade social paralela urbana brasileira: Keynes imaginou a extinção do lucro, devido e prosperidade e segurança material crescente em 1930, mas houve uma mudança brusca que impossibilitou a sua teoria. A grande depressão fez com que o homem de negócios se tornasse uma figura mais previsível, monótona, sintetizada por Sloan Wilson como “o homem do terno de flanela cinza”.
Talvez quebrar protocolo nas identidades mortíferas?
Jürgen Habermas (1929), filósofo e sociólogo alemão, percebeu que o denominado Direito positivo, contribuição da visão científica do cartesianismo, era a garantia transcendental da validade jurídica, que denominou então de metassocial. Derivava daí um sistema jurídico separado da política que se tornaria o núcleo institucional de controle de todo um discurso jurídico.
Espaços maker: percepções sobre sua efetividade em ambientes escolares
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalA abordagem maker na educação, que promove atividades práticas e colaborativas para a criação de soluções para problemas relevantes ao contexto e ao interesse dos alunos, tem sido discutida como alternativa para novas práticas pedagógicas. Essa abordagem visa proporcionar ao aluno um sentido mais profundo no aprendizado, incentivando uma participação mais ativa no processo educativo. O programa Ginásio Educacional Tecnológico, da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove a instalação de espaços maker nas escolas; esta pesquisa identificou os principais desafios para implementar a cultura maker no ambiente escolar.
A aprendizagem acerca da alimentação saudável e sustentabilidade nas aulas de Inglês por meio de encartes de supermercado
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraO propósito deste trabalho é demonstrar o desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ, como foi o processo de aprendizagem e como se deu a percepção dos alunos no decorrer das atividades. O projeto foi realizado em duas aulas de Língua Inglesa, identificadas como aula 1 e aula 2. Cada uma teve duração de 1 hora e 40 minutos. Ao final do projeto, foi possível observar que, embora os alunos não tenham como hábito a rotina de alimentação saudável, eles entendem a importância dela para que haja o bom funcionamento do corpo humano.
Os desafios da organização escolar na implementação da Lei nº 10.639/03: o caráter discricionário do agente implementador
Economia, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo descritivo analisa a inserção da política pública no currículo escolar, verificando como ela é conduzida nas práticas discricionárias (ou não) pelo agente implementador, o professor. Busca-se avançar na problematização, enunciando a implementação da citada lei como um instrumento que conduz a um ensino sem práticas discriminatórias. Para tanto, utiliza-se o estudo de Lotta e Pavez, o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Étnico-Raciais e a Lei nº 10.639/03 sob os aportes metodológicos da pesquisa documental, da entrevista e da observação não participante.
As tecnologias digitais e a relação entre família e escola na Educação Infantil: uma revisão de literatura
Educação Infantil e Instituição EscolaEste estudo realiza uma verificação dos estudos atuais realizados no cenário educacional brasileiro que tratam do uso de tecnologias digitais para uma maior interação entre a escola e a família. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura em livros, artigos científicos e dissertações publicadas nos últimos cinco anos. A abordagem qualitativa mostrou que as discussões atuais a respeito da aplicação das tecnologias digitais para o estabelecimento de vínculo entre família e escola giram em torno de adaptações urgentes nas práticas de ensino da pandemia e nos desafios encontrados pela comunidade escolar para ter acesso aos meios necessários ao ensino remoto.