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Por um mundo melhor

O homem busca, em desespero, mas antes tarde do que nunca, a preservação do que sobrou neste Planeta. Não é impossível, até porque atitudes simples têm o poder de mudar o rumo de coisas importantes. Mas eis o impasse: por que não se começa a educar para o equilíbrio da ecologia humana? Quanto custa o esforço por um abraço, um sorriso, pela demonstração de afeto?

Um estudo sobre o uso pedagógico das tecnologias em cursos de licenciatura em Matemática

É perceptível a grande dificuldade dos professores de Matemática em lidar com o uso das tecnologias na Educação Básica. Investigar em que condições os cursos de formação inicial contemplam atividades, tanto do domínio técnico das tecnologias ou softwares e suas potencialidades quanto o modo como essas ferramentas podem ser usadas em sala de aula são questões pertinentes de pesquisa. O objetivo deste trabalho é investigar instituições de ensino superior que possuem cursos de licenciatura em Matemática sobre o oferecimento de recursos tecnológicos, as oportunidades de inclusão digital e a preparação dos futuros professores de Matemática para utilizarem as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como recurso pedagógico.

Discutir o ensino de graduação com um  olhar inovador

Uma estrutura muito homogênea. Quando criados, nos anos 1960, nas diversas instituições públicas de ensino superior, os institutos de ciências biomédicas, ou de biomedicina, se estruturaram a partir de um modelo importado da França,  proposto por Claude Bernard em Introdução à Medicina Experimental. Esse modelo determina que os cursos das ciências biológicas devem, necessariamente, ser divididos em quatro setores: Anatomia ou Morfologia, Fisiologia, Farmacologia Terapêutica e Patologia.

Maio de 68 e a ruptura de paradigmas

1968 foi um ano marcante, paradigmático, transformou as relações sociais e propôs novos modelos de convivência no mundo, buscando mais igualdade, mais justiça, direitos humanos e maior veracidade nas relações sociais de modo geral. É um ano com tamanha intensidade e diversidade de acontecimentos mundiais que, ao chegar ao fim, o homem terá ido à lua, Robert Kennedy terá sido assassinado, e também Martin Luther King, a guerra do Vietnam será perdida por oposição interna sendo acompanhada de perto pelo mundo inteiro através das primeiras transmissões via-satélite, bem como os protestos contra essa guerra.

Breve percurso histórico para pensar a questão dos PCNs na educação brasileira

A questão do debate de um currículo unificado para todo o território nacional é recente (desde 1996, com a instauração dos Parâmetros Curriculares Nacionais), mas ao longo da história do nosso país nota-se que esse debate já existia, tornando-se necessário que tal discussão seja problematizada. Logo, é fundamental olhar, mesmo que de forma breve, para a história educacional brasileira para compreender como se chegou à situação atual.

O papel dos organismos supranacionais na construção de uma concepção de mundo - o caso do Brasil e de Portugal

A internacionalização da economia, compreendida como internacionalização do processo produtivo e, portanto, da tecnologia, envolve a internacionalização do trabalho e seu correlato, a educação. Marx e Engels (2004) apontam para a internacionalização do conhecimento como processo concreto, decorrente da natureza tendencial do capitalismo de se expandir globalmente em busca de novos mercados, o que engendra certo tipo de universalização da interdependência das nações na “produção intelectual”.

Os desafios do entendimento comparativo: conhecendo a colonização das Américas para fazer um exercício histórico

As características da exploração das colônias espanholas na América foram inicialmente voltadas para a extração do ouro e da prata, seguida do uso da mão-de-obra nativa pelas encomiendas, onde se destacavam os adelantados. Nas colônias, o exclusivo comercial havia comandado todas as ações metropolitanas.

Os grupos de encontro de Carl R. Rogers

Nos Estados Unidos, em época anterior a 1947, Kurt Lewin, psicólogo do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), desenvolveu a ideia de que o treino das capacidades em relações humanas era um importante mas esquecido tipo de educação na sociedade moderna. O primeiro grupo, intitulado T-Group, foi realizado em Bethel (Maine) em 1947, após a morte de Kurt Lewin.

Fundação Casa de Rui Barbosa para crianças

Em edição anterior da nossa revista, indicamos o portal da casa de Rui Barbosa, com todo o seu conteúdo e amplo material para pesquisa. Apesar disso, gostaríamos de destacar, dentro do mesmo portal, o site Para Crianças, com material especialmente destinado aos pequeninos e a professores.