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Busca: DOI: 10.18264/REP
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Continuidade e descontinuidades entre a macropolítica e as micropolíticas públicas em educação nas áreas municipais do Rio de Janeiro

Centrado em observar as maneiras de conjunção entre a macropolítica (partindo das propostas da LDB) e as micropolíticas públicas em Educação em áreas municipais do Estado do Rio de Janeiro (por amostra), o presente trabalho objetiva basicamente levantar, identificar e classificar os indicadores que nortearam a implantação e o cumprimento das novas exigências legais (LDB). Pretende-se observar as micropolíticas públicas em Educação partindo de variáveis como: formas de adequação encontradas pelos municípios face às dificuldades locais, hoje locais globais; peculiaridades e identidades da realidade da história social e educacional local e, o papel da universidade e do docente universitário nessa geografia do saber.

Nosso Circo

Ocorre um crime brutal em um bairro de São Paulo. Imediatamente a polícia isola o local e começa o recolhimento das pistas. No rastro da polícia, aparece a imprensa e a notícia surge meio capenga, isolada, perdida no vaivém de um telejornal.

Gênios: sonhos e tormentos de uma mente brilhante!

O presente texto é uma resenha crítica do filme Uma mente brilhante, que será discutido considerando as profundas reflexões do contexto temporal e dos fatos que se passam no enredo da história baseada em fatos reais.

O problema dos nossos filhos

O escritor e jornalista Celso Kelly figura entre as personalidades mais em evidência nos nossos meios artísticos e intelectuais, não só pelo seu valor, como pela constante atividade que desenvolve nos mais diversos setores. Nem toda a gente, porém, sabe que a sua função fundamental, aquela que prevalece sobre todas, e que, na maioria dos casos, determina suas atitudes em face das outras, é a de professor.

O processo de reflexão de alunos autores durante as aulas de Educação Física Escolar: charges sobre a Copa do Mundo no Brasil

Ao iniciar o ano de 2014, realizamos diversas discussões com os alunos da escola em que atuamos sobre os aspectos positivos e negativos da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Ministramos aulas para os discentes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo e, durante o mês de fevereiro, analisamos textos publicados em jornais, realizamos discussões e debates em sala de aula e assistimos a documentários sobre a realização desse evento no Brasil.

Proposta pedagógica Waldorf: ali se colhe o que se planta!

O Jardim-Escola Michaelis, situado em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, é uma das onze escolas no Brasil que seguem a pedagogia Waldorf. Para saber uma pouco mais sobre tal “proposta pedagógica” entrevistamos Denise Rocha Domingues, diretora do Jardim-Escola Michaelis.

Quando a filosofia mudou de... estante?!

Depois do café da manhã, organizo minhas coisas, meus livros espalhados por todos os lados em virtude de uma dissertação de mestrado que nasce aos trancos e solavancos de teclas digitadas. Tudo bem, tudo acertado, sem aula hoje à tarde e sem encomendas de revisão de texto: perfeito para um dia inteiro de escrita! Porém, antes, precisava passar na biblioteca e pegar alguns livros. E, já que não iria à faculdade, resolvi passar na biblioteca municipal, quase ao lado de onde moro.

Breve relato da história da educação excludente: do início da colonização aos dias de hoje em nosso país

A história da educação excludente tem início com a chegada dos primeiros padres jesuítas em nosso país, guiados pelo pároco Manuel da Nóbrega, no ano de 1549. Esses fiéis vieram de Portugal, expedidos pela Companhia de Jesus – também conhecida como Sociedade de Jesus, instituída por Santo Inácio de Loiola em 1540 para, a princípio, catequizar e instruir nossos índios. No entanto, com o passar do tempo, esses mesmos padres se dedicaram a educar apenas os filhos dos colonos e os novos sacerdotes.