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O Enem e as novas práticas de leitura e interpretação de texto: aspectos teóricos e práticos
Nos últimos anos, o ensino de Língua (seja ela portuguesa ou estrangeira) tem passado por inúmeras modificações. Com a publicação de documentos oficiais (PCNs e OCNs), surge um novo enfoque, com base em perspectiva textual e, sobretudo, contextual, o que ocasionou alteração nos parâmetros norteadores do ensino e, consequentemente, novas possibilidades de cunho metodológico para o ensino de Língua e da leitura. De acordo com Santos (2002, p. 30-31), a partir da década de 80, deslocou-se o eixo do ensino voltado para a memorização de regras e nomenclaturas da gramática de prestígio para um ensino cuja finalidade é o desenvolvimento da competência linguístico-textual, isto é, o desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos em contextos sócio-históricos verdadeiramente constituídos.
Educação básica no Brasil: entre o direito social e subjetivo e o negócio
Política EducacionalEducação no Brasil reflete o modelo de sociedade vigente
Letramento digital no curso técnico em Guia de Turismo: reflexões a partir de uma proposta de intervenção pedagógica
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasEste artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva do letramento digital para a disciplina Português Aplicado ao Turismo, que se encontra na grade curricular do curso técnico em Guia de Turismo. Tem o objetivo de colaborar para a formação dos discentes no que diz respeito às técnicas para produção de panfletos para eventos relacionados à área turística. A metodologia escolhida para a intervenção foi uma aula expositiva com o aplicativo Canva, que gera uma oficina prática de manuseio e confecção de cartazes virtuais, com avaliação coletiva para a observação das aprendizagens.
Produção de conhecimento nas instituições de ensino superior: entre desafios e perspectivas
Formação de ProfessoresO sistema de produções acadêmicas no Brasil enfrenta alguns problemas. Talvez o mais grave seja o foco em sua internacionalização, provocado por padrões emanados pela Capes; mas há também algumas ações específicas, como a falta de valorização dos trabalhos acadêmicos de alunos, como TCCs, artigos, teses e dissertações.
O uso de recursos educacionais digitais como ferramenta promotora nas aulas de Matemática do Ensino Médio
MatemáticaEste trabalho é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, produzido com material publicado nos últimos 10 anos analisando as contribuições e desafios da utilização dos recursos educacionais digitais (RED) como softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais nas aulas de Matemática. São utilizados visando maior interação e qualidade do ensino-aprendizagem, visto que os professores precisam dos recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Com as experiências relatadas, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, mas os RED são aliados no desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.
O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste estudo objetiva compreender a Educação Infantil como processo preparatório para a alfabetização, destacando a consciência fonológica como aprendizagem essencial para a construção do saber acerca da leitura e da escrita. No percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando questionário para a coleta de dados. Como fundamento bibliográfico buscou-se um diálogo sobre Educação Infantil e alfabetização com a BNCC, o RCNEI e Pietrobon; no que se refere à consciência fonológica, sua conceituação e contribuição no processo de alfabetizar foram consultados Buzzetti e Capellini, o PNAIC, Martins e Guidotti e Pestum.
A sequência de Fibonacci e aplicações
MatemáticaO presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos. O objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci no meio ambiente, na produção artística e no mercado financeiro nas bolsas de valores, por exemplo. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas apresenta harmonia visual e estética.
Levantamento de concepções, abordagens e vertentes em Educação Ambiental com professores de uma unidade escolar do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalConsiderando a variedade de discursos em Educação Ambiental e os desafios para sua implementação em âmbito escolar, o presente estudo visa a promover reflexões, analisar e identificar vertentes pedagógicas predominantes sobre o tema em uma unidade escolar. O estudo ocorre a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário junto ao corpo docente da unidade, utilizando como modelo político-pedagógico para a Educação Ambiental as vertentes: conservadora, pragmática e crítica. Diante da análise proposta, constatam-se relatos de ausência de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental durante a graduação dos professores.
Metodologias alternativas para o ensino de Zoologia e a utilização de sequência didática como objeto de estudo para aprendizagem da Classe Insecta
Zoologia, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Educação ArtísticaAs metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem ser entendidas pela concepção educativa do estudante comoo protagonista do próprio conhecimento. O uso de metodologias ativas, segundo diversos autores, visam tornar os alunos mais autônomos em leitura, pesquisa, observação, imaginação, organização de dados, construção de sínteses, elaboração de hipóteses, planejamento e tomadas de decisões. O objetivo deste trabalho é apresentar duas metodologias alternativas de aprendizagem no ensino de Zoologia, com ênfase na Classe Insecta, envolvendo a construção de uma caixa de coleção entomológica como objeto de estudo.
Popularizando a evolução e o meio ambiente através do teatro: um passo a passo para reproduzir a peça “O cantarolar de Darwin”
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Cinema, Teatro e TV, Espaços Urbanos e Política CulturalRelata-se aqui como reproduzir a peça teatral O cantarolar de Darwin, destacando suas vantagens como ferramenta de educação científica e ambiental em espaços formais e não formais. A peça explora uma visita fictícia de Charles Darwin ao cerrado brasileiro, abordando temas relacionados à BNCC, ao papel do cientista, à importância da conservação e à riqueza da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é possibilitar a reprodução da peça e demonstrar que o teatro pode ser uma ferramenta eficaz para introduzir tópicos científicos, aproximando conceitos e sensibilizando em relação a questões sociais e ambientais.