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A criação de um ambiente virtual de aprendizagem como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Em função da pandemia da covid-19, escolas precisaram aderir ao ensino remoto emergencial, sendo necessárias a adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a adequação de todas as atividades escolares, inclusive as avaliações. Pensando em colaborar com os professores de Química, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de avaliação para aulas remotas referente ao conteúdo de Soluções, através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “Faça você parte da solução”, desenvolvido na plataforma gratuita GO-LAB.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escola: uma revisão de literatura
Psicologia

Trata-se de uma revisão de literatura sobre as diferentes abordagens do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas escolas. Neste trabalho, questionam-se quais métodos de ensino-aprendizagem são mais eficientes para crianças, adolescentes e adultos que apresentam impulsividade, desorganização e agressividade em suas relações com o meio escolar e que foram diagnosticadas com TDAH. Concluiu-se que para aprimorar e desenvolver práticas pedagógicas a esses estudantes é importante que os docentes sejam capacitados para trabalharem com crianças que apresentam TDAH, ampliando seus conhecimentos a respeito do transtorno e estratégias de abordagem que podem ser usadas e aplicadas no cotidiano escolar.

Febre terçã
Saúde, Antropologia, Psicologia, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Dentro de um ônibus velho, lotado e tórrido, num dia de muito calor e numa viagem longa atravessando várias ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, várias coisas podem acontecer, além da conversa das amigas. E muitas vezes essas coisas acontecem mesmo.

Dieta sem glúten e sem caseína para crianças com TEA: revisão literária
Nutrição e Alimentos, Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que exerce impacto significativo no desenvolvimento cognitivo infantil; sua etiologia permanece desconhecida, embora seja objeto de diversas hipóteses multifacetadas. O propósito deste estudo é explorar e analisar as mais recentes produções científicas relacionadas à nutrição, especificamente a dieta sem glúten e sem caseína (dieta SGSC), no contexto do tratamento de crianças com TEA. Além disso, busca-se fornecer informações e orientações essenciais para profissionais da Educação, cuidadores e pais e responsáveis para um adequado suporte nutricional durante o período escolar.

Metodologias ativas na Educação Técnica Profissionalizante: relato da formação continuada com professores do IFMT - Câmpus Confresa
Formação de Professores

O presente texto tem o objetivo de descrever uma formação continuada sobre metodologias ativas na Educação Técnica Profissionalizante (ETP). Trata-se de um estudo qualitativo, que relata a experiência didática ocorrida em fevereiro de 2020 durante a realização da Semana Pedagógica do IFMT - Câmpus Confresa, região nordeste de Mato Grosso. O momento formativo contou com 31 professores da instituição. Foram duas as metodologias ativas vivenciadas: estudo de caso de ensino e rotação por estações. Com a realização do estudo, é possível afirmar que essa formação continuada possibilitou mostrar na prática que metodologias centradas nos estudantes são capazes de envolvê-los nos estudos, facilitar a aprendizagem pelo fato de aprender coletivamente e dinamizar as aulas, o que foi considerado viável pelos professores participantes dessa formação para a ETP.

A importância do diálogo, numa perspectiva freiriana, na retomada da presencialidade depois do período remoto da covid-19
Física e Vivências de Sala de Aula

Este artigo reflete sobre o papel do diálogo na relação pedagógica como ferramenta para uma possível autonomia do aluno/indivíduo num contexto pós-pandemia. Foi traçada uma trajetória simples, abordando o método da Pedagogia da Autonomia de Freire; depois foi explanada a realidade da sala de aula com o retorno ao presencial depois de quase dois anos de ensino remoto, o distanciamento existente na relação aluno-professor, bem como a função do diálogo de romper essa fronteira. Também foi exposto o fato de que o ambiente escolar é formado por pessoas com diferentes realidades e culturas, e o educador deve trabalhar essas diferenças.

Cornélio Penna
Comunicação, Cinema, Teatro e TV, Educação Artística e Língua Portuguesa e Literatura

Cornélio? Quem? Quando se fala de Cornélio Penna, quase sempre se ouve isso. Poucas são as pessoas que já ouviram falar do escritor e pouquíssimas são aquelas que leram ao menos um de seus livros. Nascido em 1896 em Petrópolis, município do Rio de Janeiro, Cornélio foi autor de uns dos romances mais singulares da literatura brasileira. Por conta dessa singularidade, sua obra, composta de apenas quatro títulos – dos quais seu último romance, A menina morta, de 1954, é o mais famoso –, nunca teve grande recepção do público, embora tenha sido (e ainda seja) incensada por uma pequena parcela de críticos. Mas, mesmo para um público leitor mais especializado, talvez Cornélio Penna seja mais um dos “verbetes” obscuros que figuram nos compêndios da literatura brasileira.

Cultura maker e Robótica sustentável: relato de experiência das aulas de Ciências em uma Escola Família Agrícola
Vivências de Sala de Aula

Este artigo relata experiência em uma turma de 9º ano da Escola Família Agrícola de Olivânia (Mepes), na zona rural do município de Anchieta/ES com os alunos 9º ano utilizando a cultura maker e a Robótica sustentável a fim de potencializar a criatividade, a autonomia, o trabalho colaborativo, a reflexão e o cuidado com o meio ambiente e a aprendizagem de conteúdos de Ciências. Consideramos a aplicação dessa intervenção pedagógica relevante, pois se percebe o interesse dos alunos na construção dos protótipos, na participação das atividades, na relação feita com conteúdos já estudados e com situações do cotidiano voltadas para as questões ambientais.

Promovendo uma educação humanizadora: a integração da Filosofia, da Ética, da Arte, da Ciência e da Política como pilares na formação do estudante
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo visa fomentar uma reflexão crítica e encontrar estratégias para superar o apedeutismo, ou seja, a falta de aprendizado substancial que permeia os ambientes educacionais no Brasil. Tal fenômeno é frequentemente observado em contextos em que a educação é reduzida a uma ferramenta para atender às exigências do mercado, em vez de priorizar conteúdos epistemológicos robustos. O propósito central deste trabalho é explorar como ações educativas críticas, enraizadas na ética e na estética, podem ser desenvolvidas por meio de diálogos que integram a arte e a filosofia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica.

Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental
Botânica e Vivências de Sala de Aula

Este estudo explora o impacto da fotografia na melhoria do ensino de Botânica no 7º ano do Ensino Fundamental, uma área frequentemente pouco trabalhada nessa etapa educacional. Utilizando a Semiótica de Peirce e categorias fenomenológicas, o trabalho analisa as descrições dos alunos sobre as imagens. Com a proposta de uma atividade prática, culminando em exposição fotográfica e empregando pesquisa-ação como metodologia, o estudo eleva os alunos à posição de participantes ativos. Este trabalho é um avanço na compreensão de como métodos visuais podem tornar o ensino mais envolvente e eficaz.